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Yoga para iniciantes: guia completo sobre o assunto!

Yoga para iniciantes: guia completo sobre o assunto!

Você quer começar na yoga, mas não sabe por onde começar? Você gostaria de aprender mais sobre os princípios básicos da yoga? Dominar a prática é um de seus objetivos, mas você ainda é iniciante? Não se preocupe! Nesse guia de yoga para iniciantes você encontrará diversas respostas.

Assim sendo, ao longo desse artigo, você encontrará diversas respostas as suas perguntas nesse guia de yoga para iniciantes. Confira!

O que você precisa para iniciar a prática?

Se você tem vontade de aprender yoga, provavelmente está se perguntando se vai precisar de materiais. É verdade que nem sempre queremos investir uma fortuna em equipamentos quando não sabemos se uma atividade nos agradará.

Se você já tem um tapete de ginástica em casa, pode começar a praticar yoga com ele. No entanto, se você tiver que comprar um tapete, sugiro fortemente que use um tapete de yoga.

Existem todos os tamanhos, todas as cores, para diferentes tipos de prática, para peles secas, para mãos que soam mais, etc.

Ritmo e respiração na prática

A maioria das pessoas que praticam yoga tem seus estilos favoritos. Isso também pode mudar com o tempo. Para você que é uma iniciante, recomendo que comece com uma yoga suave que ofereça sequências simples e lentas.

Desta forma, você terá tempo para aprender como fazer as posturas de yoga corretamente. É também uma boa maneira de começar e dedicar algum tempo para se familiarizar com as sensações que percorrem seu corpo.

Em todo caso, não se surpreenda se suas coxas esquentarem durante certas posturas. A yoga para iniciantes não é para descansar. Você adapta sua prática, mas trabalha mesmo assim!

Existem vários tipos de respiração: respiração torácica, respiração abdominal, respiração Ujjayi, etc. Se esses termos não forem claros para você, tudo bem.

Para mantê-lo simples e curto, aqui está o que você absolutamente deve lembrar: você deve prestar atenção especial à sua respiração.

Como uma iniciante em yoga, sugiro que você respire apenas pelo nariz e não perca o fôlego. É graças a respiração que você vai guiar seus movimentos e vai progredir. Além disso, ela ajuda a manter as posturas, a ganhar flexibilidade e a liberar a tensão.

Yoga em casa X yoga com um professor

Uma das perguntas que costumam surgir antes de começar a yoga é se você deve iniciar a yoga em casa ou em um local especializado?

Não acho que haja uma única resposta correta para essa pergunta. Isso depende exclusivamente do quão rápido você quer progredir, bem como se adapta em aprender as coisas sozinhas.

Abaixo, eu separei dois casos para que fique mais simples para você decidir:

Caso número 1

Se você ainda não sabe se realmente gosta de yoga, provavelmente não quer se matricular em aulas especializadas. Isso geralmente representa um custo e um compromisso maiores.

No entanto, se você puder pagar, só posso aconselhá-la a aprender o básico com um professor de yoga. Dessa forma, se você realizar as posturas incorretamente, o professor poderá corrigir seus alinhamentos e lhe dar conselhos personalizados.

Caso número 2

Se você decidir começar a yoga em casa, poderá fazer aulas de yoga para iniciantes online.

Para uma iniciação à yoga em casa, tudo o que você precisa é de um computador, tablet ou telefone. Se você tiver a sorte de ter um jardim, poderá escolher entre fazer yoga em ambientes fechados ou ao ar livre.

A maioria das sessões de ioga para iniciantes é gratuita e pode ser vista no YouTube. Eu, particularmente, gosto do canal Yoga with Adriene (Yoga com Adriene, em tradução livre).

Se você gosta desses vídeos, não hesite em se inscrever em diversos canais que disponibilizam aulas diariamente para você. Assim, você irá progredir muito mais rapidamente.

7 poses de yoga para iniciantes que você deve saber!

1. Postura fácil (posição do alfaiate)

Não, não fui eu que decidi chamar essa postura porque estou escrevendo um artigo yoga para iniciantes.

Este é de fato o nome deste asana (postura), e não é apenas a uma posição de iniciante. Como já é de se esperar, a postura fácil corresponde à posição do alfaiate. Quando estiver nessa posição, mantenha as costas retas e o olhar direto. Não levante a cabeça a cabeça de mais.

2. Postura do cachorro olhando para baixo

O cachorro olhando para baixo é uma postura muito usada em rotinas de yoga. Essa postura faz parte dos asanas para iniciantes, mas também para os mais experientes.

Como um iniciante, aconselho você a manter as pernas dobradas, especialmente se elas não forem flexíveis. O objetivo final é fazer um V de cabeça para baixo, mantendo os pés ancorados no solo.

No entanto, você pode definir como meta manter a parte inferior da barriga no topo das coxas. Dessa forma, suas costas ficarão retas e isso é o que mais importa.

É melhor fazer o cachorro olhando para baixo com as pernas dobradas e as costas retas do que com as pernas retas e as costas arredondadas.

3. Postura do Triângulo

Entre as posturas de yoga para iniciantes, encontramos a postura do triângulo. Essa, atua no alongamento dos músculos da parte posterior das coxas e na abertura do coração.

Se você começou a sua prática de yoga recentemente, talvez não consiga colocar a mão no chão. Isso não importa. Coloque a mão no joelho ou na coxa e pense em progredir da próxima vez. O rosto deve estar voltado para a frente (ou para o céu), não para o chão.

4. Postura de guerreiro 1

Este asana exige força. É uma postura de yoga para iniciantes que fortalece as coxas, costas, ombros e braços.

Nessa postura, a distância entre seus dois pés depende de suas habilidades. Evite arquear as costas e não mova os quadris. Os ombros estão abaixados e o olhar deve ser sempre no horizonte, nunca para baixo.

5. Postura do guerreiro 2

A postura do guerreiro 2 é uma das posturas básicas de yoga. No entanto, sua realização exige concentração, pois é preciso pensar no alinhamento dos:

  • Braços;
  • Costas;
  • Joelho e calcanhar.

É regularmente encontrado nas sequências. Como a versão guerreira vista acima, este asana trabalha as coxas. Novamente, as costas não devem ser arqueadas. Os braços formam uma linha e os ombros não sobem em direção às orelhas.

6. Postura de estocada baixa

A estocada baixa não é uma postura de ioga especialmente fácil porque exige flexibilidade. No entanto, eu a adicionei a esta lista porque você pode adaptar sua dificuldade ao seu nível. Além disso, você irá precisar de blocos de yoga (material extra).

Para fazer isso, você pode colocar blocos em cada lado da perna. Como alternativa, você pode descansar as mãos no joelho ou levantar os braços acima da cabeça. Graças à estocada baixa, você trabalhará com força e flexibilidade.

Você tem que empurrar a pelve para a frente e para baixo, sem mover os quadris. Assim, você abrirá sua pelve. Isso é importante se você quiser fazer outras posturas mais difíceis mais tarde, por exemplo.

7. Postura da criança

A postura da criança não é apenas uma pose de yoga para iniciantes. Este asana geralmente é realizado no final da sessão ou como uma postura de descanso quando a aula se torna muito intensa.

Existem duas maneiras de obter a postura da criança: pernas firmes ou joelhos afastados. Cabe a você escolher aquele que lhe parecer mais confortável. Se você trabalhou a flexibilidade das costas, infle o estômago nesta posição. Isso vai liberar a tensão.

Dicas para obter o máximo de sua sessão de yoga para iniciantes

Ser um iniciante em uma disciplina nem sempre é fácil. Ser um iniciante em yoga não é exceção a isso. Portanto, aproveito este artigo para compartilhar algumas dicas e conselhos de yoga para iniciantes:

  • Não se compare com os outros: este é um dos maiores erros que quase todos nós cometemos quando ainda somos apenas iniciantes. Lembre-se de que todos temos origens diferentes e nem todos partimos com a mesma facilidade ou dificuldade.
  • Respire: sem respiração não há yoga.
  • Pratique para você: durante sua sessão de yoga, não olhe para os que estão ao seu redor. Você não está lá para atuar, mas para fazer o bem a si mesmo (física e / ou psicologicamente).
  • Desconecte seu telefone: elimine fontes de distração durante suas sessões. De fato, você não precisa ter seu telefone próximo a você. Uma notificação pode distraí-lo e perder todos os benefícios de sua prática.
  • Ouça o seu corpo: respeite seus limites e preste atenção às sensações e mensagens que ele envia para você.
  • Não se concentre na sua flexibilidade (ou rigidez): você não precisa ser flexível para fazer yoga. Por outro lado, você pode se tornar flexível por meio da yoga.

Gostou de saber mais sobre a yoga para iniciantes? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Yoga para iniciantes: guia completo sobre o assunto! apareceu primeiro em Evi.

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