Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Vitaminas para melhorar a pele: saiba quais são e onde encontrar

Vitaminas para melhorar a pele: saiba quais são e onde encontrar

Se você não recebe nutrientes suficientes, sua pele sofre. Isso porque cada vitamina tem uma “função epidérmica” específica. Por isso, saber quais são as vitaminas para melhorar a pele e onde as encontrar é essencial.

Uma pele saudável é o resultado (também) de uma ingestão adequada de vitaminas, tanto por meio da nutrição quanto dos cuidados com a pele.

De fato, o corpo humano não é capaz de sintetizar vitaminas em quantidades suficientes para suas necessidades. Por isso, elas devem ser introduzidas pela alimentação.

A pele é o externaliza as deficiências vitamínicas, que se manifestam com outros sinais nos vários órgãos, dependendo da especificidade de cada vitamina.

Por isso, é fundamental ter uma alimentação balanceada e complementá-la com cosméticos que contenham vitaminas. Em suma, o cuidado da pele é um compromisso constante que anda em sinergia com a nutrição e a cosmética.

Nos parágrafos seguintes você encontrará as propriedades específicas sobre as vitaminas para melhorar a pele, os alimentos que as contêm e seu uso em cosméticos. Acompanhe!

Tudo sobre as vitaminas para melhorar a pele

Vitamina A para renovação celular

A vitamina A promove a renovação celular e combate as rugas, além de ter uma forte ação sebo-reguladora.

É encontrada apenas no mundo animal (óleos de peixe, manteiga, queijo, leite, ovos). Enquanto nos vegetais está presente como pró-vitamina ou como carotenoides que atuam como precursores para a formação da vitamina A.

Os carotenoides aenizam os efeitos do envelhecimento natural na pele, além de ajudar a protegê-la da ação da luz solar, poluição do ar e fumaça.

Nos cosméticos, a vitamina A é encontrada na forma de um derivado que leva o nome de retinol: atua como agente suavizante e amaciante da pele.

Contudo, a vitamina A é liberada do fígado, onde é armazenada, apenas na presença de zinco.

Para ter certeza de que não há falta de zinco na dieta, é importante comer trigo integral e aveia, sementes de gergelim e girassol, frutos do mar, ovos e possivelmente complementar a dieta com levedura de cerveja e gérmen de trigo.

Vitaminas do grupo B: hidratação, melanina e anti-sebo

As vitaminas B boas para a pele são a B2, B5 e B6 que, por isso, passam a ter interesse cosmético. Vamos analisá-las uma por uma.

A Vitamina B2 (ou riboflavina) é inserida em produtos que estimulam a formação de melanina. Como em cremes que preparam a pele para o sol e solares que não só protegem, mas aceleram o bronzeamento.

Nos alimentos, a vitamina B2 é encontrada tanto em vegetais (frutas e vegetais). Bem como em produtos de origem animal (leite, queijo, ovos).

A vitamina B5 ou ácido pantotênico inicia o ciclo de vida das células, principalmente as da pele. É amplamente distribuído no mundo vegetal e animal.

Na cosmética, a vitamina B5 e um de seus compostos orgânicos, conhecido como pantenol ou pró-vitamina B5, são amplamente utilizados graças às suas propriedades hidratantes em produtos para o tratamento de peles secas e sensíveis, que requerem hidratação e nutrição.

Além disso, a vitamina B6 é amplamente distribuída no mundo vegetal e animal. Sua deficiência pode levar à dermatite seborreica, por isso faz parte dos cosméticos para o combate à pele oleosa.

vitaminas para melhorar a pele 1

Vitamina C para uma pele elástica e radiante

Antioxidante por excelência, a vitamina C combate os radicais livres e tem papel fundamental na formação do colágeno, a fibra elástica responsável pelo tônus ​​e firmeza da pele.

Outras funções da vitamina C benéficas para a pele? Promove a cicatrização da pele, pois está envolvida nos processos que reparam os tecidos conjuntivos e epiteliais, clareia a tez e protege a microcirculação.

Em que alimentos se encontra a vitamina C? Principalmente em frutas cítricas, mas também em pimentas e pimentões. A vitamina C também é abundante em vegetais de folhas verdes, kiwis, morangos, batatas, ervilhas e tomates.

Na cosmética são utilizados derivados da vitamina C, pois comparados à forma pura são mais estáveis, não sendo degradados em pouco tempo após a abertura do produto.

Vitamina E contra o envelhecimento da pele

Antioxidante poderoso, a vitamina E é chamada de “vitamina da juventude”. É útil no cuidado geral da pele, para mantê-la saudável e bonita e é muito usada nos produtos anti aging (ou antienvelhecimento).

Em particular, a vitamina E combate os radicais livres, a desidratação e o ressecamento da pele, é emoliente, calmante e anti-vermelhidão.

Nos alimentos encontra-se em: óleo de semente, azeite de oliva extra virgem, atum em óleo, ovos, frutas secas e vegetais de folhas verdes.

Em cosméticos, a vitamina E é usada nas formulações de muitos cremes antienvelhecimento ou é encontrada pura na forma de óleos densos com uma cor amarela.

Vitamina F, hidratante e nutritiva

É um conjunto de ácidos graxos poli-insaturados, em particular os ácidos linoleico e linolênico. Aplicados na pele reduzem a evaporação da água da epiderme, hidratando indiretamente. A vitamina F é emoliente e nutritiva: no geral, portanto, melhora a elasticidade da pele.

Já na parte dos produtos para a pele, a Vitamina F é encontrada em óleos prímula e groselha preta.

vitaminas para melhorar a pele 2

Vitamina H contra descamação e dermatite seborreica

Também conhecido pelo nome de biotina, é particularmente útil no tratamento de dermatites causadas pela produção excessiva de sebo. Além de descamação da pele (especialmente na linha do cabelo, sobrancelhas e nas laterais do nariz).

Dessa forma, a deficiência desta vitamina causa eczema, descamação e vermelhidão.

Você pode encontrá-la em: fermento, fígado, gema de ovo, leite e queijo de vaca, frutas secas, trigo, arroz integral, lentilhas, ervilhas, cenouras, alface, couve-flor e cogumelos.

Vitamina P para os capilares

Agrupa várias substâncias pertencentes à família dos bioflavonóides. São compostos naturais que exercem uma ação protetora eficaz contra os vasos sanguíneos.

É precisamente pelo contraste da permeabilidade e fragilidade capilar que a vitamina P é preciosa para garantir a melhor nutrição à pele e mantê-la tonificada.

Você pode encontrá-la em: frutas cítricas, uvas, ameixas, damascos, trigo sarraceno, cerejas, amoras, mirtilos e groselha preta.

Gostou de saber mais sobre as vitaminas para melhorar a pele? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Vitaminas para melhorar a pele: saiba quais são e onde encontrar apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você

LANÇAMENTO

Sérum Iluminador Facial

R$ 134,90