BLACK NOVEMBER! MELHORES PREÇOS DO ANO
As vitaminas são nutrientes essenciais para o corpo. Ele obtém vitaminas dos alimentos, absorvendo-as no trato digestivo e distribuindo-as em vários tecidos, incluindo a pele. Contudo, existem algumas vitaminas para a pele que são fundamentais para uma para sua saúde.
Ao longo desse artigo, iremos conhecer um pouco mais sobre essas vitaminas para a pele e quais são seus benefícios. Confira!
Você sabia que a pele é considerada um órgão, como o coração ou os pulmões? Ela funciona como uma camada protetora e nos permite regular a temperatura e nos comunicarmos com o meio ambiente (graças ao toque), além de nos defender das agressões externas (luz, poluição e germes).
Como se não bastasse, a pele também é capaz de sintetizar vitamina D por meio da exposição ao sol.
Ao mesmo tempo, muitas pessoas atribuem à pele uma importância bastante “estética”. Cobrindo todo o nosso corpo, esse órgão é nosso “cartão de visita” para o mundo.
De fato, é preciso cuidar da pele para mantê-la saudável e bonita. Evitar muita exposição ao sol, não fumar e se atentar ao consumo de álcool nos protegerá do excesso de radicais livres, aqueles agentes oxidantes que danificam e envelhecem prematuramente a pele. E a nutrição?
De fato, nossa pele precisa de um suprimento equilibrado de nutrientes. Este órgão complexo requer gorduras, proteínas e minerais saudáveis para preservar sua integridade.
Claro, ela também precisa de vitaminas! Essas moléculas serão essenciais e cada uma terá um papel diferente na manutenção do bem-estar da pele.
A vitamina A é uma substância essencial solúvel em gordura (é dissolvida e melhor absorvida nas gorduras).
Na pele, desempenha um papel muito importante, permitindo que as células deste órgão se reproduzam e se estruturem para formar a “barreira cutânea” que protege o nosso corpo dos ataques mais comuns (microrganismos, toxinas e luz solar).
O precursor da vitamina A, o betacaroteno, também é uma molécula muito interessante. Contudo, sua função não se limita à formação de vitamina A.
Na verdade, o betacaroteno também é capaz de “prender” os radicais livres, o que pode proteger a pele do envelhecimento prematuro.
Além disso, a vitamina A também pode ser benéfica para a pele quando aplicada diretamente a ela. Produtos com derivados da vitamina A parecem ser capazes de melhorar o crescimento de novas células da pele, limitando o aparecimento de rugas e imperfeições.
Neste grupo, encontramos uma série de vitaminas que se dissolvem em água (hidrossolúveis) e que são essenciais para a produção de energia e reprodução das células do nosso corpo (incluindo a pele!).
As vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 podem promover a cicatrização de lesões cutâneas e ter um efeito protetor contra a inflamação da pele.
Sua deficiência, por outro lado, pode causar coceira, descamação e úlceras na pele. Os soros com niacinamida (um derivado do B3) podem ajudar a clarear manchas e melhorar a textura da pele.
A biotina (vitamina B7) é um nutriente muito importante para a pele, mas também para o cabelo e as unhas. Sua deficiência causa irritações que costumam afetar as áreas ao redor dos olhos, nariz e boca, além de calvície e unhas, que se rompem com facilidade.
A vitamina B12 e o ácido fólico (vitamina B9) são duas moléculas que preservam a integridade do DNA, que “codifica” nossas células e permite que elas se reproduzam e desempenhem suas funções.
Sua deficiência tem sido associada a mudanças na pigmentação da pele (manchas). Bem como ao aparecimento de pequenas lesões muito incômodas na boca (aftas).
De fato, a vitamina C é uma das moléculas mais importantes para a pele. Este nutriente é necessário para a síntese do colágeno, proteína que dá firmeza e elasticidade à pele.
Além disso, pode ter uma ação antioxidante, dando às nossas células a capacidade de se protegerem da ação dos radicais livres, da poluição e da luz solar.
Em sua forma atual, a vitamina C poderia complementar as ações do protetor solar, minimizando os danos causados pelos raios ultravioletas.
A verdadeira influência da vitamina D na pele ainda não está clara. Alguns estudos parecem indicar que esse nutriente pode melhorar os sintomas da psoríase e atuar como fator protetor contra a radiação solar.
Outros experimentos relacionam a deficiência (e o excesso) de vitamina D à mudanças na aparência da pele (mais rugas e manchas).
Mais estudos são necessários antes de definirmos a verdadeira influência dessa vitamina em nossa pele.
Por enquanto, a opção mais inteligente é evitar sua deficiência e não cair em excessos desnecessários (como aqueles que ocorreriam com a suplementação de “megadoses” de vitamina D). O ovo, por exemplo, é uma boa pedida.
A vitamina E é uma molécula antioxidante que protege nossos nervos e artérias da ação dos radicais livres.
Já na pele, essa vitamina é utilizada na forma de cremes e soros para curar úlceras. Além de melhorar os sintomas da psoríase e até mesmo clarear manchas faciais. Além disso, a vitamina E poderia aumentar sua eficácia na presença de vitamina C.
A vitamina K costuma ser um nutriente “esquecido” pela maioria das pessoas. No entanto, essa molécula é necessária para a coagulação do sangue. Por isso, ela é essencial para que as feridas na pele cicatrizem adequadamente.
Gostou de saber mais sobre as vitaminas para a pele? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
O post Vitaminas para a pele: tudo o que você precisa saber! apareceu primeiro em Evi.