Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Vitamina C para pele: você conhece sua importância?

Vitamina C para pele: você conhece sua importância?

Há muito tempo está comprovado que a vitamina C é faz bem para a saúde. Mas talvez você não soubesse que também é benéfica para a pele. Por isso, saiba que vitamina C para pele é fundamental.

Se você ainda não sabia disso, está no lugar certo! No artigo de hoje, eu separei os principais benefícios da vitamina C para pele. Acompanhe!

Os benefícios que a vitamina C pode trazer

A vitamina C para pele é realmente muito importante. O aparecimento de rugas e a diminuição do colágeno são intensificados pelos agentes oxidantes presentes no ambiente, fazendo do poder antioxidante da vitamina C um importante fator de proteção.

Além disso, estudos recentes mostraram que a vitamina C é muito eficaz para a pele. Isso quando aplicada topicamente, não quando é ingerida.

Em suma, os sucos de laranja espremidos na hora ajudam a evitar que tenhamos resfriados durante a mudança das estações, mas não podem fazer muito pela nossa pele.

Ao longo do artigo, você entenderá mais sobre isso.

O que é vitamina C e para que é usada?

Vamos tentar entender do que exatamente estamos falando quando mencionamos a famosa vitamina C. O ácido ascórbico (esse é o nome completo) é provavelmente a vitamina mais estudada e conhecida.

É um antioxidante solúvel em água que, em primeiro lugar, nos protege contra o ataque dos radicais livres. Além disso, o ácido ascórbico é essencial na síntese de colágeno, que serve para fortalecer os ossos, cartilagens, musculatura e promove a absorção de ferro, ácido fólico e vitamina E.     

De fato, uma deficiência grave de vitamina C pode até causar desequilíbrios (escorbuto), para os quais é necessária atenção médica.

O uso mais conhecido da vitamina C é, sem dúvida, na prevenção e no tratamento do resfriado comum e infecções respiratórias (embora alguns médicos sejam céticos quanto a isso e haja diferentes escolas de pensamento).

Em uma pesquisa realizada (30 estudos clínicos ao todo, incluindo um total de mais de 10 mil participantes), nenhuma redução significativa no risco de desenvolver resfriados foi observada em indivíduos acostumados a tomar vitamina C diariamente.

Entre as principais funções da vitamina C no corpo, podemos citar:

  • Facilita a cicatrização de ossos fraturados e feridas;
  • É útil no tratamento de anemia (especialmente devido à deficiência de ferro);
  • Útil em infecções do trato urinário;
  • Contribui para a produção de hemoglobina e glóbulos vermelhos na medula óssea;
  • Ela atenua o envelhecimento celular.
vitamina C para pele 1

Propriedades da vitamina C quando aplicada à pele

Aplicada à pele, a vitamina C traz resultados ótimos e, por isso, é cada vez mais popular entre os produtos de cuidados com a pele.

Suas funções são diferentes, e todas reconhecidas cientificamente: previne o envelhecimento cutâneo, suaviza a tez, melhora as defesas da pele e afina a textura irregular (aspecto típico de combinação, pele oleosa ou danificada pelo fotoenvelhecimento).

De fato, os cosméticos à base de vitamina C atenuam os sinais do envelhecimento, já que atuam como antioxidantes, neutralizando os radicais livres produzidos pelo estresse, má alimentação, luz solar e até mesmo o metabolismo fisiológico dessas células epidérmicas.

Para um efeito potencializado, é melhor procurar a vitamina C na forma de soros, pois são produtos mais concentrados e que carregam os ingredientes ativos para as camadas mais profundas da epiderme.

Podem ser usados ​​não só antes do creme diurno e noturno, mas também antes do sol para obter um escudo mais forte contra os raios ultravioleta (caso tenham FPS).

A vitamina C também ameniza rugas e flacidez da pele, pois estimula a formação de colágeno, a fibra elástica responsável pelo tom e firmeza da pele. Essa fibra, se presente, faz com que a pele permaneça “ancorada” no rosto.

Os resultados? Normalmente são visíveis em 3 meses e, como em algumas práticas de cuidados com a pele, a consistência é recompensada à longo prazo.

Em quais alimentos encontrar a vitamina C?

Por causa de seus benefícios, os especialistas recomendam, portanto, aumentar o consumo diário de frutas e vegetais ricos em vitamina C.

Aqui está a lista de alimentos com o maior teor de ácido ascórbico:

  • No topo da lista estão os citrinos (limões, laranjas e toranjas);
  • Vegetais como aspargos, mas também brócolis e repolho, couve-flor, batata, espinafre, tomate;
  • Os frutos silvestres, bem como melões, melancias e kiwis.
vitamina C para pele 2

Contraindicações e efeitos colaterais da vitamina C tópica

De fato, os soros e outros produtos para a pele à base de vitamina C podem melhorar a aparência da pele. Contudo, também devem ser usados ​​de forma racional, uma vez que podem haver contraindicações e efeitos colaterais.

Devemos ter em mente que alguns tipos de pele podem reagir mal à vitamina C, com fenômenos como irritação, coceira ou até descamação.

Se isso acontecer, é importante parar de aplicar a vitamina C imediatamente (seja na forma de soro ou creme) e esperar que a irritação diminua.

Produtos com vitamina C devem ser usados ​​apenas uma vez ao dia, à noite ou pela manhã. Se for um soro, o ideal é usá-lo antes do hidratante.

Porém, deve-se ter cuidado se optar pelo uso da vitamina C pela manhã. Neste caso é fundamental o uso de protetor solar em todas as estações.

Gostou de saber mais sobre a vitamina C para pele? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Vitamina C para pele: você conhece sua importância? apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você

LANÇAMENTO

Sérum Iluminador Facial

R$ 134,90