Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Sintomas do climatério: veja 9 pouco comuns

Sintomas do climatério: veja 9 pouco comuns

Em resumo, a fase de transição que prepara o corpo feminino para a menopausa é chamada de climatério. A palavra significa literalmente “perto da menopausa”. Mas quais são os sintomas do climatério?

De fato, a menopausa marca o fim natural da menstruação e geralmente ocorre por volta dos 40 ou 50 anos.

O climatério pode durar meses ou anos, dependendo das flutuações dos hormônios femininos. Entretanto, embora geralmente apareça por volta dos 40 anos, os primeiros sintomas do climatério podem aparecer por volta dos 30 anos.

Em suma, o climatério pode ser dividido em duas fases: precoce e tardio. Durante o estágio inicial, a mulher começará a “pular” os períodos. Quando ele atinge o estágio tardio, sua menstruação torna-se dolorosa e pode ocorrer em intervalos irregulares (de 60 dias a 12 meses).

Após um ciclo completo de 365 dias sem menstruação, a menopausa pode ser declarada oficialmente.

Assim sendo, ao longo desse artigo, você entenderá mais sobre os sintomas do climatério e o que acontece com o corpo da mulher durante esse período. Quer saber mais? Então acompanhe comigo!

Quais são os sintomas do climatério?

Mudanças no ciclo menstrual, que dão início ao climatério, são devidas ao declínio da função ovariana e flutuações nos hormônios, especialmente estrogênio e progesterona.

De fato, durante o período fértil da mulher, os níveis e flutuações de seus hormônios reprodutivos são muito previsíveis devido à sua natureza cíclica.

Mas, à medida que esses níveis hormonais se tornam menos regulares durante o climatério, podem ocorrer sintomas indesejáveis ​​e estranhos, além de um ciclo menstrual totalmente errático.

Em resumo, os sintomas mais comuns do climatério são:

  • Menstruação irregular
  • Cólicas dolorosas e secreção abundante
  • Ondas de calor, os fogachos
  • Problemas para dormir
  • Secura vaginal
  • Fertilidade diminuída
  • Mudanças na função sexual
  • Mudança de humor
  • Dor de cabeça

De fato, você provavelmente já ouviu falar desses sintomas do climatério antes. Alguns outros, entretanto, podem pegá-la de surpresa.

sintomas do climaterio 1

Aqui estão 9 dos sintomas menos comuns do climatério e menopausa

Odor corporal

Causado por suor excessivo e ondas de calor. Flutuações no estrogênio pregam peças, fazendo as pessoas acreditarem em “superaquecimento”. O corpo reage com o suor, que pode liberar odores indesejáveis.

Mudança de visão

De fato, os hormônios podem afetar a composição do tecido ocular e afetar a produção de lágrimas. Os olhos ficam irritados e secos, resultando em uma mudança na visão.

Problemas com memória de curto prazo e concentração

Algumas mulheres relatam esses sintomas incomuns durante o climatério.

Problemas de pele

A queda no estrogênio seca e afina a pele, faz com que apareçam pelos do queixo e torna a pele mais sujeita a hematomas.

Perda de cabelo

Em suma, a queda de cabelo e o afinamento são outras consequências negativas do climatério. A calvície feminina (alopecia androgenética) também pode se desenvolver durante esse período.

Flashes de frio

Sentir frio é outro sinal incomum do climatério. Resulta das mensagens de calor excessivo que o cérebro recebe. O corpo reage com suor excessivo para eliminar o calor, e esse suor, por sua vez, causa calafrios.

Mudança de gosto

De fato, uma queda no estrogênio diminui a produção de muco, mesmo na boca. Isso se torna mais seco, o que muda as papilas gustativas.

Desejo urgente de engravidar

Ainda é possível ter filhos durante o climatério. No entanto, seu relógio biológico está começando a contagem regressiva; agora é a hora de ter o primeiro ou o último filho!

Perda de massa óssea e osteoporose

O estrogênio influencia a densidade óssea; níveis mais baixos de estrogênio podem causar perda de massa óssea. Isso pode enfraquecer os ossos a ponto de iniciar o processo de osteoporose.

Como aliviar os sintomas do climatério?

Mudanças de estilo de vida

Em resumo, atividades como ioga, natação ou caminhada podem ajudar a reduzir as cólicas e liberar endorfinas, que têm um efeito positivo no humor. Os exercícios também ajudam a prevenir o ganho de peso e a perda de massa óssea.

Reduza seu nível de estresse

De fato, o estresse e a ansiedade intensificam a resposta imunológica e a inflamação geral do corpo. Além disso, torna a menstruação mais dolorosa, reduz sua qualidade de vida e pode levar à instabilidade emocional.

Mudanças na dieta

Em suma, o que você come contribui para os níveis de inflamação em seu corpo e pode afetar seu humor. Um alto consumo de produtos refinados e doces pode piorar a situação.

Alimentos processados ​​geralmente contêm toxinas ambientais prejudiciais, incluindo xenoestrogênios e outros hormônios.

De fato, os xenoestrogênios, encontrados em plásticos e pesticidas, prejudicam seu equilíbrio hormonal. Sua melhor aposta é se limitar a produtos orgânicos e carnes de animais alimentados a pasto e excluir todos os alimentos processados.

Em resumo, aqui estão alguns alimentos que podem ser particularmente úteis nesta fase da vida de uma mulher:

  • Frutas e vegetais orgânicos ricos em antioxidantes e fitonutrientes (couve, espinafre, brócolis, frutas vermelhas, frutas cítricas, etc.)
  • Alimentos ricos em fibras (nozes, sementes, feijão, leguminosas, grãos em geral)
  • Os chamados alimentos probióticos (iogurte, kefir)
  • Alimentos fermentados (chucrute, kombucha)
  • Óleos de peixe contendo ômega-3 (contra inflamação)
  • 8 copos de água para hidratação
sintomas do climaterio 2

Conclusão

Em resumo, o climatério é o período de transição que leva à menopausa. Assim sendo, esta fase da vida é marcada pela flutuação dos hormônios reprodutivos femininos como estrogênio e progesterona.

De fato, adotar certos hábitos de vida e tomar os suplementos apropriados ajudará a aliviar os sintomas do climatério – os mais comuns, mas também os mais raros.

Gostou de saber mais sobre os sintomas do climatério? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Sintomas do climatério: veja 9 pouco comuns apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você

LANÇAMENTO

Sérum Iluminador Facial

R$ 134,90