Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Sintomas da menopausa: quais são eles? Guia completo

Sintomas da menopausa: quais são eles? Guia completo

Nos anos anteriores e posteriores ao último período menstrual, as mulheres estão na menopausa. Esse período descreve a transição da fase da vida em que as mulheres podem ter filhos para a fase em que a gravidez não é mais possível. Mas, quais são os sintomas da menopausa?

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre os sintomas da menopausa, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é a menopausa?

De fato, a menopausa geralmente começa por volta dos 40 anos. Em resumo, os ovários gradualmente produzem menos hormônios sexuais e a ovulação não ocorre com mais frequência. A fertilidade diminui.

Um sinal: os períodos menstruais são menos regulares. Os ciclos são frequentemente mais curtos no início e frequentemente mais longos mais tarde. Eventualmente, os períodos menstruais param completamente.

O último período menstrual é chamado de menopausa. Em média, as mulheres possuem 51 anos nesta época. No entanto, a variação é grande. Para algumas mulheres, a menstruação para por volta dos 45 anos ou antes.

Outras não experimentam a menopausa até que estejam em torno dos 50. Geralmente, leva vários anos para que a mudança hormonal seja completamente concluída.

Quais são os sintomas da menopausa?

A menopausa não é uma doença, mas uma fase normal da vida. Como os níveis dos hormônios sexuais femininos progesterona e estrogênio mudam durante esse período, podem ocorrer sintomas como ondas de calor ou suores.

Se e com que gravidade as mulheres sofrem dos sintomas da menopausa, varia muito de pessoa para pessoa. Um terço de todas as mulheres se dá bem com isso e tem poucos ou nenhum problema.

Vamos ver com mais detalhes alguns dos principais sintomas da menopausa:

Ondas de calor e suores noturnos

De fato, muitas mulheres lutam contra ondas de calor recorrentes durante a menopausa. Na maioria das vezes, uma onda de calor repentinamente se espalha pelo rosto, pescoço e parte superior do corpo.

Além disso, o rosto fica vermelho e segue-se uma erupção de suor que dura alguns minutos. após o qual muitas vezes surge um arrepio.

Infelizmente, essas ondas de calor ocorrem em cerca de um terço das pessoas afetadas por um período de cinco anos ou mais. Para muitas mulheres, as ondas de calor desaparecem por conta própria durante a menopausa.

Durante a menopausa, algumas mulheres também suam mais à noite. Isso pode perturbar o sono. No entanto, existem outras causas para a sudorese noturna.

sintomas da menopausa 1

Secura vaginal

A alteração hormonal pode fazer com que as membranas mucosas na área genital se tornem mais finas e secas e mais sujeitas a lesões e infecções.

A vagina não fica realmente úmida quando excitada e, assim, as mulheres podem sentir dor durante o sexo. Algumas mulheres relatam que têm maior probabilidade de ter infecções do trato urinário.

Distúrbios do sono

Problemas de sono estão frequentemente associados à menopausa. Uma noite de sono perturbada pode prejudicar o desempenho e levar à exaustão durante o dia.

No entanto, o mesmo se aplica aqui: existem inúmeras razões possíveis para os distúrbios do sono.

Mudanças de humor e inquietação

As flutuações hormonais são discutidas como uma possível causa de humor depressivo, apatia, nervosismo e inquietação interior. Se isso pode ser aplicado em casos individuais, deve ser esclarecido com o médico.

Flutuações do ciclo e sangramento alterado

O desequilíbrio hormonal geralmente leva a mudanças no ciclo. Os intervalos entre os períodos menstruais diminuem ou aumentam. Em algumas mulheres, o sangramento se torna mais grave. Como precaução, as anomalias do ciclo devem sempre ser examinadas por um médico.

Ganho de peso

Algumas mulheres costumam ganhar peso durante a menopausa. No entanto, muitos homens de meia-idade também passam por isso.

Isso acontece porquem com o passar dos anos, a necessidade de calorias em ambos os e a massa muscular diminui, tanto para homens quanto mulheres. Aqueles que não tomam contramedidas inevitavelmente ganham peso. Uma dieta saudável e equilibrada e a prática exercícios ajudam na manutenção do peso.

Osteoporose e aumento do risco cardiovascular

Com a mudança hormonal, o risco de doenças ósseas, como osteoporose, aumenta, assim como o risco de doenças do coração e dos vasos sanguíneos. Aqueles que se alimentam de maneira saudável e se exercitam muito diminuem drasticamente a probabilidade da ocorrência de ambas.

sintomas da menopausa 2

Opções de terapia

A menopausa não é uma doença, o tratamento não é obrigatório.

No entanto, cerca de um terço de todas as mulheres sofrem gravemente dos sintomas da menopausa, como ondas de calor e suores.

Nesses casos, a terapia hormonal é uma opção. Ela substitui parcialmente os hormônios que o corpo não produz mais e pode, assim, aliviar os sintomas.

De fato, se os hormônios fazem sentido em casos individuais e, em caso afirmativo, de que forma, deve ser discutido individualmente com o médico. A terapia hormonal pode ter efeitos colaterais e também devem ser discutida.

O risco de coágulos sanguíneos e câncer de mama podem aumentar. As vantagens e desvantagens devem, portanto, ser cuidadosamente avaliadas.

Gostou de saber mais sobre os sintomas da menopausa? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Sintomas da menopausa: quais são eles? Guia completo apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você

LANÇAMENTO

Sérum Iluminador Facial

R$ 134,90