Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Radicais livres: o que são e como são produzidos?

Radicais livres: o que são e como são produzidos?

Nosso corpo muda com o tempo e o processo parece inevitável. De fato, o amadurecimento é, na nossa opinião, um processo a ser admirado e respeitado. O que você talvez não saiba é que ele é causado por radicais livres, principalmente.

Por isso, ao longo desse artigo, falarei um pouco sobre os radicais livres e como eles agem. Quer saber mais? Então acompanhe!

O que são radicais livres?

Simplificando, os radicais livres são o resultado de conjuntos de átomos de oxigênio que “perderam” sua estabilidade e composição química.

Eles vêm da conversão de nutrientes contidos nos alimentos. Esses radicais livres afetam o corpo como a ferrugem no metal.

Esse efeito é caracterizada por dano de tecido e até mesmo da célula (envelhecimento celular) que, inevitavelmente, provoca o envelhecimento.

Por outro lado, os radicais livres estão envolvidos na destruição de produtos tóxicos, por exemplo. Eles também desempenham um papel protetor contra ataques microbianos ou virais.

Em outras situações, eles podem contribuir ​​com disfunções no corpo e com o processo de envelhecimento.

Popularidade dos radicais livres

Existe uma grande variedade de radicais livres no corpo humano. Aqui estão os principais:

Radicais superóxidos

Resultam do processo de transformação de nutrientes em energia no interior das células. Essa categoria de radicais livres entra em ação sob a forma de um germe que promove a formação de peróxido de hidrogênio.

Esse processo tem impactos positivos e negativos. Por um lado, existem células cujo papel é exterminar corpos estranhos e, por outro, esses radicais superóxidos podem acelerar uma infecção.

Radicais hidroxila

Sua formação no corpo depende da associação de vários elementos químicos, incluindo o hidrogênio. De fato, esses radicais são conhecidos por serem os agentes de ligação durante os danos gerados por essas substâncias no corpo.

Óxido nítrico e óxido nítrico

Frequentemente está na forma gasosa e pode se dissolver facilmente no sangue. Graças a ele, os elementos podem circular facilmente entre as membranas localizadas nos vasos e no coração.

A melhor parte desses radicais livres é que eles também podem estar envolvidos na defesa do corpo.

radicais livres 1

Como eles se formam?

Em geral, essas substâncias são gerados pelo próprio corpo ao converter nutrientes em energia. Isso ocorre por meio de elementos contidos nas células que atuam como reservas de energia e utilizam o oxigênio encontrado no sangue.

Existem também outras maneiras pelas quais os radicais livres são produzidos. Para lidar com certas doenças, feridas ou certos tipos de infecções, as defesas naturais do corpo usam óxido nítrico para destruir os agentes responsáveis ​​por esses ataques externos.

Quanto doente o corpo está, mais ele gera radicais livres.

Além dessas causas internas e fontes responsáveis ​​pela criação de radicais livres, também existem fontes externas:

  • Exposição aos raios UV ou X
  • A entrada de partículas poluentes contidas no ar dentro do corpo
  • Exposição à fumaça de cigarro

A dieta também desempenha um papel importante, uma vez que quanto maior o consumo de alimentos queimados ou cozidos demais, mais radicais livres você gera em seu corpo. Os atletas também são propensos a ter quantidades elevadas dessas substâncias no corpo.

Isso não quer dizer que a prática de exercícios físicos é perigosa, não se engane! Pelo contrário, a prática de exercícios físicos contribui com a saúde como um todo.

Além disso, nenhum estudo até o momento foi capaz de estabelecer uma ligação entre a geração de radicais livres devido ao esporte e a destruição do tecido celular.

Por isso, é altamente recomendável praticar uma atividade esportiva para evitar o estresse relacionado à oxidação (estresse oxidativo)

Radicais livres e envelhecimento

O corpo não tem problemas para lidar com baixas quantidades dessas substâncias. Em seu processo de defesa, utiliza antioxidantes cujo papel é limitar as moléculas perigosas para que não destruam as células.

São, por exemplo:

  • A vitamina C
  • A vitamina E
  • Coenzima Q10

Em geral, a quantidade dessas substâncias é equivalente à dos antioxidantes no corpo. Quanto maior a presença de radicais livres, mais fracas as defesas imunológicas. Seguem-se, portanto, reações que visam alcançar o equilíbrio.

Durante esses diferentes processos, a composição das moléculas é desnaturada e isso é referido pelos termos estresse oxidativo. É possível dizer que as células são de alguma forma comidas.

Também foi demonstrado que os radicais livres são capazes de atacar vários elementos biológicos, como:

  • Os lipídios
  • As proteínas
  • O DNA

As células são atacadas em pequena escala e, em outro nível, os órgãos são envolvidos. O corpo embarca em um processo de reparação das consequências da oxidação renovando as células mortas.

radicais livres 2

Algumas dicas adicionais

Existem muitas maneiras de limitar a produção dessas substâncias. Entre outras coisas, é possível monitorar sua dieta e ter uma ingestão ideal de antioxidantes.

Aqui estão algumas recomendações:

  • Não se exponha ao sol sem proteção prévia. Existe uma grande variedade de tratamentos diferentes que contêm proteção UV;
  • Não fume ou reduza a quantidade até certo ponto;
  • Reduza o consumo de alimentos ricos em toxinas como metais pesados, pesticidas e outros. Para uma boa saúde, opte por alimentos orgânicos;
  • Reduza o consumo de alimentos fritos, grelhados e outros;
  • Não exagere em bebidas alcoólicas;
  • Evite sobrecargas físicas ou emocionais tanto quanto possível.

Gostou de saber mais sobre os radicais livres? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Radicais livres: o que são e como são produzidos? apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você

LANÇAMENTO

Sérum Iluminador Facial

R$ 134,90