BLACK NOVEMBER! MELHORES PREÇOS DO ANO
Ter uma pele viçosa e brilhante é um dos objetivos mais procurados por mulheres e homens, mas também o mais difícil de alcançar.
Na verdade, a pele é a primeira a sofrer com dietas desequilibradas, momentos de estresse, condições climáticas (calor, frio, vento …) e um estilo de vida pouco saudável: exposição excessiva ao sol, fumo, álcool e pouco descanso aumentam a passagem inexorável do tempo.
Certamente não é suficiente limpar a pele com cuidado, porque a limpeza necessária fica na superfície, enquanto o maior dano ocorre pelo desequilíbrio das células sob a epiderme.
Muitas vezes tentamos combater tudo isso com produtos cosméticos cada vez mais específicos para o tratamento da nossa pele e, em última instância, recorremos à medicina estética, remédios que nem sempre dão os resultados desejados e também custam muito dinheiro.
Como todo órgão, até a pele pode ser bem tratada para evitar o envelhecimento precoce e as imperfeições, mas para isso devemos nos comprometer desde cedo e nunca esquecer que é impensável tratar a pele sem cuidar do corpo em sua totalidade.
Para ajudar você a entender mais sobre como ter uma pele viçosa, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
A dieta correta deve ser variada e balanceada para nos defendermos principalmente dos “radicais livres”. Os radicais livres são os verdadeiros “matadores de pele”, eles danificam as células (estresse oxidativo) e os principais constituintes da pele (colágeno e elastina), resultando em:
O organismo é apenas parcialmente capaz de se defender do ataque dos radicais livres através dos sistemas antioxidantes que, entretanto, se tornam menos eficazes com o tempo.
Portanto, é fundamental integrar a dieta alimentar com alimentos naturalmente ricos em antioxidantes, principalmente contidos em frutas, vegetais, óleos vegetais e leite, que neutralizam o envelhecimento do tecido epitelial, permitindo manter a pele lisa e macia e evitando que resseque e irrite mais do que o necessário.
Além de prevenir os radicais livres, uma dieta correta contra o envelhecimento precoce da pele deve incluir um bom estado de hidratação. A água é o constituinte fundamental de todos os seres vivos, necessária para o desempenho de inúmeras funções biológicas.
Além disso, a água permite que as células recebam sua nutrição e eliminem resíduos metabólicos e toxinas.
Para uma pele viçosa, geralmente é recomendado tomar pelo menos 2 litros por dia de líquidos por meio de bebidas (água, chás de ervas, desde que não adoçados) que, junto com frutas e vegetais frescos, permitem evitar estados de ressecamento, descamação e ajudam a diurese, promovendo a eliminação de toxinas e metabólitos celulares prejudiciais.
Em geral, os micronutrientes também são importantes para a saúde da pele e para neutralizar o envelhecimento precoce.
Em particular, o Potássio, o Selênio e o Zinco desempenham um papel importante na síntese das fibras que fazem parte do subcutâneo, conferindo elasticidade e firmeza à pele.
A ingestão diária de frutas e vegetais, variando a cor dos vegetais várias vezes por semana, garante a quantidade necessária de vitaminas e sais minerais.
O frescor dos vegetais sazonais é importante, pois os processos de conservação ou colheitas forçadas reduzem suas características nutricionais. Da mesma forma, a alternância de vegetais permite introduzir todos os nutrientes necessários.
O excesso de sol infelizmente é um hábito consolidado principalmente pelo público feminino. O bronzeamento passou a fazer parte do conceito de “beleza” apesar dos já conhecidos danos da exposição excessiva ao sol, desde o envelhecimento precoce ao câncer.
Quando você está exposto ao sol, em qualquer época do ano, a sua pele é irradiada pelos raios ultravioleta, nomeadamente os UV-C, os UV-B e os UV-A atuam na pele.
Os primeiros são os mais nocivos, mas felizmente esses raios cósmicos são retidos pela atmosfera e pelas nuvens e não causam danos graves.
Por outro lado, os UVA estão presentes praticamente todo o ano porque são apenas minimamente retidos pela atmosfera e pelas nuvens e, por isso mesmo, mais perigosos.
Para evitar que o sol agrida sua pele, além de se proteger com protetor solar durante todo o ano, você não deve se expor ao sol nas horas mais quentes.
O sol obviamente também faz bem para você, ele ajuda o humor e sintetiza vitamina D, mas uma exposição de 10-15 minutos por dia sem filtros solares entre 11h e 15h é suficiente para formar vitamina D.
Limpe a pele todas as noites e coma, certo? Pode ser suficiente se você não a prejudicar todos os dias com um estilo de vida errado que não promove a saúde em geral, mas prejudica o corpo em todas as suas funções, portanto também a pele. Os mais perigosos são:
Gostou de saber mais sobre como ter uma pele viçosa? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
O post Pele viçosa: 5 dicas para conseguir ter uma [GUIA COMPLETO] apareceu primeiro em Evi.