BLACK NOVEMBER! MELHORES PREÇOS DO ANO

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta?
Acessar minha conta
Pele sensível: o que é e como reconhecer os sinais?

Pele sensível: o que é e como reconhecer os sinais?

 

A pele sensível é aquela que reage de forma clara a estímulos externos que geralmente não criam problemas para a pele normal. Como calor, frio, produtos de beleza, raios ultravioletas e contato com tecidos.

Não é uma pele alérgica, mas mais vulnerável a agressões. Geralmente devido a alterações na função de barreira epidérmica que a tornam mais exposta a agentes potencialmente irritantes. A pele então se torna sensível porque sua barreira protetora está comprometida.

Ao longo desse artigo, você entenderá mais sobre a pele sensível e como a reconhecer. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é pele sensível?

A sensibilidade da pele é uma condição cada vez mais difundida em todo o mundo e afeta principalmente o rosto das mulheres.

Pode ser uma condição permanente ou temporária, decorrente de problemas dermatológicos (dermatite seborreica, acne e rosácea, por exemplo). Ou mesmo de tratamentos dermoestéticos superficiais como lasers, peelings e luz pulsada.

Ela se manifesta com ardor, coceira ou formigamento, irritação, sensação de “aperto na pele”.  Muitas vezes pode aparecer ressecamento, mesmo com descamação, que nem sempre são sinais de pele sensível, mas podem estar associados a ela.

Quando essas sensações são particularmente intensas, falamos de pele hipersensível.

Quais são as causas da pele sensível?

Embora a definição de pele sensível seja, portanto, bastante vaga e os sintomas variem muito de pessoa para pessoa, um fato foi estabelecido: pessoas com pele sensível têm um limiar mais baixo de irritabilidade.

Sua pele, portanto, reage mais rápida e facilmente aos estímulos. Esses podem ser ambientais ou devido à exposição direta a certos produtos e seus componentes – que em outras pessoas não teriam consequências.

Esses estímulos podem ser o sol, o vento e o frio. Bem como as variações de temperatura, o ar ambiente, sua secura e / ou sua poluição (fumaça de cigarro). Também os lençóis e as roupas, não só pelo atrito mas também por causa das substâncias que podem conter.

Por exposição direta, eu quero dizer, sobretudo, produtos cosméticos e de higiene (principalmente o sabonete), mas também água, especialmente quando é muito quente.

No entanto, outros fatores podem fazer com que a pele sensível reaja, como hormônios, estresse e até mesmo dieta ou nosso próprio suor.

A pele sensível não deve ser confundida com pele alérgica. Mesmo que alguns sintomas sejam semelhantes.

As manifestações alérgicas decorrem de uma reação imunológica a uma substância considerada “estranha”, independentemente da sua dose, contra a qual o corpo se defende. Já a pele sensível reage excessivamente, temporariamente, às mencionadas agressões externas.

As causas da pele sensível podem ser procuradas em nosso estilo de vida. De fato, ele mudou muito nas últimas décadas. Houve melhoria da higiene e, portanto, banhos e duchas mais frequentes (que alteram o manto protetor natural da pele).

Além disso, ao aumento exagerado do uso de produtos de cuidado e higiene, com fórmulas utilizando os mais variados e potencialmente agressivos ingredientes, etc.

A pele sensível é comum?

Fique tranquila, a pele sensível é mais comum do que você imagina. Embora sua extensão varie de pessoa para pessoa. Estas podem ser reações ocasionais ou extrema sensibilidade que ocorrem diariamente.

Este tipo de reação diária pode causar desconforto, manchas secas e escamosas e vermelhidão. O que, por sua vez, pode afetar o humor da pessoa. Você pode determinar se tem ou não pele sensível quando sua pele exibe os seguintes sintomas:

  • Sensação de aperto e desconforto
  • Dolorosa ou sensível ao toque
  • Pode ser oleosa no verão
  • Precisa se hidratar melhor no inverno
  • Tem reações graves a produtos para a pele
  • Pode coçar depois de usar tecidos sintéticos grossos
  • Fica vermelha e seca após um banho quente
  • Desenvolve áreas de textura irregular, caracterizadas por um aspecto escamoso e seco.

O que piora a situação e como pode ser tratada?

Manchas de pele sensível podem surgir em qualquer parte do corpo, mas são mais visíveis no rosto. Ocorre quando a função de barreira natural da pele é comprometida. Resultando na perda de água e permitindo a entrada de substâncias irritantes.

Os sintomas podem piorar com a exposição ao sol e a certos ingredientes em cosméticos e produtos de limpeza.

Se você tem sensibilidade na pele, existem maneiras de garantir que ela não piore, mantendo a barreira natural intacta e evitando que ela enfraqueça. Em primeiro lugar, tente não tocar na pele. nem coçar e mantenha as mãos sempre limpas para não espalhar bactérias.

Aplique creme ou protetor solar de alta qualidade no rosto e no corpo. Isso irá diminuir a exposição ao sol e evitar que os raios UV causem mais danos.

Lembre-se de que os raios ultravioleta estão presentes durante todo o ano, mesmo quando está nublado e cinza lá fora. Portanto, não economize no seu hidratante só porque o sol não está lá!

Embora seja possível eliminar algumas das causas da sensibilidade da pele, ela nunca pode ser completamente “curada”.

No entanto, com o regime certo de cuidados com a pele, você pode proteger e prevenir irritações em sua pele, mantendo-a hidratada, lisa e brilhante.

Além disso, lembre-se de usar produtos feitos com ingredientes naturais e orgânicos, que não contenham produtos químicos agressivos. De fato, alguns são especialmente formulados para peles sensíveis.

Conclusão

Com a rotina certa, você pode dar a sua pele sensível o melhor cuidado possível e ter uma maior qualidade de vida de modo geral.

Vale lembrar, que é preciso beber água suficiente também para manter a pele hidratada.

Gostou de saber mais sobre a pele sensível? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Pele sensível: o que é e como reconhecer os sinais? apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você

ESPECIALISTA PELE MADURA

Sérum Iluminador Facial

R$ 79.90