Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta

Pele seca do rosto: descubra a melhor forma de cuidar

A pele seca do rosto traz muitos desafios, especialmente quando consideramos os períodos quentes e secos do Brasil. Desse modo, é importante conhecer suas particularidades e cuidados possíveis.

Felizmente, a indústria cosmética se encontra em uma fase bastante especializada. Ou seja, a tecnologia para a produção de cremes e similares, além de procedimentos em clínicas especializadas, é capaz de trazer tratamentos específicos para esse tipo de pele facial.

Em seguida, vamos apontar os principais tratamentos atualmente utilizados para a pele seca do rosto. Esperamos que você encontre novos modos de cuidar de si mesma e da saúda da sua pele.

Características da pele seca do rosto

Conforme dito anteriormente, a pele seca do rosto tem características próprias e, portanto, demanda cuidados e produtos específicos para que se alcancem os resultados esperados.

pele seca do rosto 1

Sua aparência decorre de uma do fato de as glândulas produzirem menos óleos do que o necessário à saúde da pele facial. Por conta disso, normalmente, o indivíduo pode sofrer coceira, ardor ou sensação de repuxamento. Em casos mais graves, pode causar propensão a feridas.

Quanto à aparência da pele, sem cuidados específicos, ela fica sem luminosidade e sem viço, com aspecto escamoso e com presença de manchas avermelhadas. Ainda, a pele seca do rosto torna mais evidente rugas e linhas de expressão.

Causas e alguns cuidados preventivos

Antes de mais nada, vamos fixar o entendimento de que a pele seca do rosto está associada ao funcionamento não ideal das glândulas sebáceas do rosto. Portanto, a hidratação natural da pele é comprometida. Devido ao clima e ao baixo consumo de água, a situação pode se agravar e intensificar seus efeitos.

Por isso, se atente a sua ingestão diária de água para que sua pele não fique desidratada. A tendência corporal é a de priorizar a hidratação dos órgãos vitais. Por isso, durante o período seco do ano, é necessário dar ainda mais atenção ao consumo de água para que haja uma proporção deste à pele facial.

Fatores que contribuem com a pele seca do rosto

Outros fatores intensificam a situação da pele seca do rosto. São eles:

É preciso considerar que não podemos fazer muita coisa no que diz respeito às condições genéticas. As condições hormonais demandam a investigação e acompanhamento médico. Por outro lado, a lista acima contém diversos fatores que podem ser abordados com procedimentos que podem ser realizados individualmente, buscando cuidar da pele seca do rosto.

A recomendação é a de banhos rápidos (o meio ambiente agradece!) e com sabonetes com potencial de hidratação, com o nível de PH próximo ao da pele. Deve-se evitar lavar a pele do rosto com sabonetes comuns, e sim preferir aqueles próprios a essa área do corpo.

Também evite, tanto quanto possível, o uso exagerado de esfoliantes e de buchas. E quanto aos fenômenos climáticos, o que podemos fazer é minimizar o impacto direto na pele, usando protetor solar e fazendo a limpeza da pele do rosto.

Principal cuidado para se ter em casa

Os cuidados adequados para amenizar os danos causados pela pele seca do rosto e para prevenir o surgimento de novos se dividem em três fases principais. Eles devem ser inseridos aos procedimentos que você já faz na higiene diária.

Primeiramente, faça limpeza adequada, mas não agressiva. Com sabonete próprio, ou algum gel de limpeza especializado, lave o rosto, massageando-o levemente. Os movimentos dos dedos devem se direcionar para cima. Em seguida, enxague com bastante água.

Depois, com uma toalha macia, seque o rosto sem esfregá-lo até que a pele esteja uniformemente enxuta. Agora é o momento de aplicar um creme hidratante. Cuide para que a escolha dos produtos tenham as qualidades específicas para tratar seu tipo de pele.

Por fim, aplique um protetor solar, caso o creme hidratante aplicado anteriormente não contenha FPS, para que a pele fique protegida dos raios solares que causam desidratação, manchas e envelhecimento precoce. Lembre-se de usar o protetor mesmo em dias nublados ou com pouca exposição solar!

Estes procedimentos devem ser efetuados no período da manhã e repetidos a noite, antes de dormir (exceto pela aplicação do filtro solar). Durante o dia, mantenha a pele limpa e devidamente protegida. Como se vê, esse tratamento não apenas recupera a saúde e beleza da pele seca do rosto, como também proporciona prevenção, para que a pele facial fique saudável por mais tempo.

Recomendamos seguir esses procedimentos não só quando os danos forem evidentes, mas no dia a dia.

Principais tratamentos em clínicas especializadas

Em alguns casos e dependendo dos imactos da pele seca do rosto, algumas pessoas optam por procedimentos de ação rápida em clínicas especializadas, já que essa situação pode se tornar bastante incômoda.

Para combater danos mais profundos e obter resultados num período mais curto de tempo é essencial o acompanhamento de dermatologistas. Em outras palavras, nesses casos, orientação médica é imprescindível.

Os principais tratamentos existentes atualmente são:

Os procedimentos acima geram resultados mais rápidos que, depois, podem ser mantidos com algumas técnicas que podem ser feitas em casa, que contamos mais pra cima. De qualquer modo, o acompanhamento de um profissional experiente é muito importante.

O post Pele seca do rosto: descubra a melhor forma de cuidar apareceu primeiro em Evi.