BLACK NOVEMBER! MELHORES PREÇOS DO ANO
A pele ressecada é um problema que atinge milhares de pessoas, sejam mulheres, homens ou crianças, devido a diversos fatores como por falta de cuidados com a hidratação, genética, exposição excessiva ao sol e o próprio envelhecimento.
Para identificar se a pele está ressecada ou não, você pode observar o aspecto da região. Se ela estiver perdendo o brilho, maciez, estiver sensível ou áspera, sua pele precisa de hidratação com urgência. Também é comum que apareçam leves rachaduras.
As partes do corpo que costumam ficar mais ressecadas são as mãos, os pés, cotovelos e joelhos.
O ressecamento da pele pode ocorrer devido à redução da produção de lipídios e, com isso, as células começam a reservar pouca água. Além deste motivo, o ressecamento da pele pode surgir devido a problemas específicos, como dermatite atópica ou psoríase.
Pessoas que têm a pele muito sensível devem adotar cuidados específicos para impedir que a pele fique ressecada. Além destas, grávidas e pessoas diabéticas têm mais propensão a terem a pele ressecada.
Além do mais, a alimentação também interfere na saúde da pele. Dependendo dos alimentos que você ingere, sua pele pode ficar mais macia ou mais seca. Desta maneira, optar por alimentos ricos em vitaminas e ácidos graxos pode ser muito benéfico para manter a hidratação do corpo.
Uma das causas para o ressecamento da pele pode ocorrer também devido a oscilação de alguns hormônios, como a testosterona e o estrogênio, por exemplo.
A pele possui inúmeras funções e, dentre elas, está a de defender e proteger o corpo de substâncias externas. Portanto, é muito importante estabelecer uma rotina de cuidados para cuidar da pele ressecada. Confira:
Se você está com a pele ressecada, é importante adotar alguns hábitos e cuidados que irão devolver sua nutrição:
É importante que esses cuidados se tornem hábitos para que você consiga o melhor possível da sua pele.
As pessoas que têm pele ressecada precisam criar uma rotina de cuidados para melhorar a saúde e aparência dela. O primeiro passo é escolher produtos que específicos para o seu tipo de pele. Veja alguns cuidados que podem ajudar nesse processo de reidratação:
Antes de tudo, crie o hábito de aplicar hidratante corporal todos os dias. É importante passar o hidrante pelo menos duas vezes ao dia. Algumas partes do corpo requerem atenção especial, como rosto, cotovelos e panturrilhas.
Sendo assim, dê preferência para cremes específicos para o rosto, os pés e as mãos, visto que são partes do corpo mais sensíveis.
Alguns produtos com ureia são recomendados pelos médicos, porque esse componente auxilia de maneira efetiva na hidratação do corpo. Assim como o óleo de coco, óleo de amêndoas e manteiga de karité, por exemplo.
O segundo e terceiro passo estão relacionados à organização do banho:
Se você estiver com a pele ressecada, evite tomar banhos demorados e com a água muito quente, por exemplo.
Assim, se estiver em um período de tempo frio opte por tomar somente um banho por dia. O banho elimina camadas de pele que ficam na superfície do corpo. Se sua pele estiver ressecada, ele pode causar ainda mais irritações.
Se você toma mais de um banho por dia, evite utilizar a esponja todas as vezes, pois a sua pele está sensível e a esponja costuma fazer uma pequena esfoliação na pele.
Trata-se de um passo a passo simples para para melhorar a saúde e aparência da sua pele.
Para melhorar os cuidados com a pele, é de extrema importância conhecer os principais fatores que contribuem para o seu ressecamento.
Por conta da exposição, existem fatores externos e fatores internos que prejudicam a pele.
Sendo assim, as condições externas são ligadas a atividades do dia a dia e que contribuem para a pele ressecada.
Esses fatores atrapalham a função de proteção da pele, pois dificultam o processo de renovação da sua camada de proteção e faz com que ela diminua sua umidade e tecidos de proteção. O resultado é uma pele sensível e ressecada.
Alguns medicamentos apresentam como efeito colateral o ressecamento da pele. Por isso é importante conversar com o médico sobre os efeitos colaterais.
Da mesma forma, utilizar produtos inadequados para o seu tipo de pele também a prejudicam. Além do ressecamento, você pode ter irritações severas e alergia na pele.
Do mesmo modo, você pode notar diferenças na pele no decorrer das estações, principalmente durante o inverno e o verão. Atenção redobrada nesse período: nessas estações do ano o cuidado com a pele ressecada deve ser redobrado.
Outro fator externo que prejudica bastante a pele é a exposição aos raios solares e à poluição excessiva, característica de grandes centros urbanos. Por isso é muito importante usar protetor solar.
Em contrapartida os fatores internos estão relacionados a condições do próprio corpo, como envelhecimento, hormônios, a alimentação e a genética, por exemplo.
Com o decorrer dos anos a pele fica mais madura e passa a ter mais dificuldade em se renovar, o que favorece o ressecamento, pois os lipídios e a umidade diminuem.
A condição genética também pode interferir para o ressecamento da pele. Por isso, é interessante observar o tipos de pele dos seus pais para poder se prevenir e ter os cuidados com a hidratação desde cedo.
Agora que você conhece os fatores que contribuem para a pele ressecada, fica mais simples de estabelecer sua rotina de cuidados essenciais para acabar com esse problema.
Continue acompanhando nosso blog e nos diga o que achou!
O post Pele ressecada: cuidados essenciais para tratá-la apareceu primeiro em Evi.