Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Pele ressecada: cuidados essenciais para tratá-la

Pele ressecada: cuidados essenciais para tratá-la

A pele ressecada é um problema que atinge milhares de pessoas, sejam mulheres, homens ou crianças, devido a diversos fatores como por falta de cuidados com a hidratação, genética, exposição excessiva ao sol e o próprio envelhecimento.

Para identificar se a pele está ressecada ou não, você pode observar o aspecto da região. Se ela estiver perdendo o brilho, maciez, estiver sensível ou áspera, sua pele precisa de hidratação com urgência. Também é comum que apareçam leves rachaduras.

As partes do corpo que costumam ficar mais ressecadas são as mãos, os pés, cotovelos e joelhos.

Por que a pele fica ressecada?

O ressecamento da pele pode ocorrer devido à redução da produção de lipídios e, com isso, as células começam a reservar pouca água. Além deste motivo, o ressecamento da pele pode surgir devido a problemas específicos, como dermatite atópica ou psoríase.

Pessoas que têm a pele muito sensível devem adotar cuidados específicos para impedir que a pele fique ressecada. Além destas, grávidas e pessoas diabéticas têm mais propensão a terem a pele ressecada.

Além do mais, a alimentação também interfere na saúde da pele. Dependendo dos alimentos que você ingere, sua pele pode ficar mais macia ou mais seca. Desta maneira, optar por alimentos ricos em vitaminas e ácidos graxos pode ser muito benéfico para manter a hidratação do corpo.

Pele ressecada: o alerta do corpo

Uma das causas para o ressecamento da pele pode ocorrer também devido a oscilação de alguns hormônios, como a testosterona e o estrogênio, por exemplo.

A pele possui inúmeras funções e, dentre elas, está a de defender e proteger o corpo de substâncias externas. Portanto, é muito importante estabelecer uma rotina de cuidados para cuidar da pele ressecada. Confira:

Cuidados com a pele ressecada

pele ressecada 1

Se você está com a pele ressecada, é importante adotar alguns hábitos e cuidados que irão devolver sua nutrição:

  • Tomar banho com sabonetes com função hidratante;
  • Evitar banhos muito quentes, visto que a alta temperatura prejudica a barreira de proteção da;
  • Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia para hidratar o corpo;
  • Utilizar protetor solar diariamente, uma vez que a exposição exagerada aos raios solares prejudica a pele;
  • Usar hidrantes específicos para pele ressecada;
  • Passar o hidrante depois do banho, pois fica mais fácil.

É importante que esses cuidados se tornem hábitos para que você consiga o melhor possível da sua pele.

Passo a passo para cuidar da pele ressecada

As pessoas que têm pele ressecada precisam criar uma rotina de cuidados para melhorar a saúde e aparência dela. O primeiro passo é escolher produtos que específicos para o seu tipo de pele. Veja alguns cuidados que podem ajudar nesse processo de reidratação:

  • Hidratar a pele

Antes de tudo, crie o hábito de aplicar hidratante corporal todos os dias. É importante passar o hidrante pelo menos duas vezes ao dia. Algumas partes do corpo requerem atenção especial, como rosto, cotovelos e panturrilhas.

Sendo assim, dê preferência para cremes específicos para o rosto, os pés e as mãos, visto que são partes do corpo mais sensíveis.

Alguns produtos com ureia são recomendados pelos médicos, porque esse componente auxilia de maneira efetiva na hidratação do corpo. Assim como o óleo de coco, óleo de amêndoas e manteiga de karité, por exemplo.

O segundo e terceiro passo estão relacionados à organização do banho:

  • Tomar cuidado na hora do banho

Se você estiver com a pele ressecada, evite tomar banhos demorados e com a água muito quente, por exemplo.

Assim, se estiver em um período de tempo frio opte por tomar somente um banho por dia. O banho elimina camadas de pele que ficam na superfície do corpo. Se sua pele estiver ressecada, ele pode causar ainda mais irritações.

  • Evite o uso de esponjas durante o banho

Se você toma mais de um banho por dia, evite utilizar a esponja todas as vezes, pois a sua pele está sensível e a esponja costuma fazer uma pequena esfoliação na pele.

Trata-se de um passo a passo simples para para melhorar a saúde e aparência da sua pele.

Fatores que contribuem com o ressecamento da pele

Para melhorar os cuidados com a pele, é de extrema importância conhecer os principais fatores que contribuem para o seu ressecamento.

Por conta da exposição, existem fatores externos e fatores internos que prejudicam a pele.

Sendo assim, as condições externas são ligadas a atividades do dia a dia e que contribuem para a pele ressecada.

Esses fatores atrapalham a função de proteção da pele, pois dificultam o processo de renovação da sua camada de proteção e faz com que ela diminua sua umidade e tecidos de proteção. O resultado é uma pele sensível e ressecada.

Fatores externos

Alguns medicamentos apresentam como efeito colateral o ressecamento da pele. Por isso é importante conversar com o médico sobre os efeitos colaterais.

Da mesma forma, utilizar produtos inadequados para o seu tipo de pele também a prejudicam. Além do ressecamento, você pode ter irritações severas e alergia na pele.

Do mesmo modo, você pode notar diferenças na pele no decorrer das estações, principalmente durante o inverno e o verão. Atenção redobrada nesse período: nessas estações do ano o cuidado com a pele ressecada deve ser redobrado.

Outro fator externo que prejudica bastante a pele é a exposição aos raios solares e à poluição excessiva, característica de grandes centros urbanos. Por isso é muito importante usar protetor solar.

pele ressecada 2

Fatores internos

Em contrapartida os fatores internos estão relacionados a condições do próprio corpo, como envelhecimento, hormônios, a alimentação e a genética, por exemplo.

Com o decorrer dos anos a pele fica mais madura e passa a ter mais dificuldade em se renovar, o que favorece o ressecamento, pois os lipídios e a umidade diminuem.

A condição genética também pode interferir para o ressecamento da pele. Por isso, é interessante observar o tipos de pele dos seus pais para poder se prevenir e ter os cuidados com a hidratação desde cedo.

Agora que você conhece os fatores que contribuem para a pele ressecada, fica mais simples de estabelecer sua rotina de cuidados essenciais para acabar com esse problema.

Continue acompanhando nosso blog e nos diga o que achou!

O post Pele ressecada: cuidados essenciais para tratá-la apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você

LANÇAMENTO

Sérum Iluminador Facial

R$ 134,90