Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Pele mista: o que é e como cuidar adequadamente?

A pele mista é um tipo particular de pele. Mas o que exatamente é pele mista? Quais são as ações certas para cuidar e melhorar isso?

Para ajudar você a entender mais sobre a pele mista, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é a pele mista?

A pele mista é o tipo de pele mais comum, mas também a mais difícil de cuidar, devido à sua natureza “instável”. Mas o que é a pele mista? Como o próprio nome sugere, é “mista”, ou seja, a meio caminho entre dois tipos de pele, sendo elas a pele seca, oleosa e “normal”. Só isso!

Na prática, a pele mista apresenta zona T oleosa (testa, nariz, queixo), com problemas semelhantes aos da pele oleosa, apenas nesta zona.

Não é incomum na pele mista ver imperfeições, cravos ou simplesmente uma textura de pele menos fina, na zona T. O resto do rosto, entretanto, oscila entre a pele normal e a pele seca, dependendo da sensibilidade da pele e da época do ano.

Pele mista e desidratada, é possível?

A desidratação é um problema comum na pele mista. Para superar as imperfeições e o excesso de sebo, o primeiro reflexo é tentar matificar a pele por todos os meios, às vezes com cuidados muito agressivos. No entanto, a pele mista precisa de hidratação da mesma forma.

Requer um cuidado relativamente suave, para não desidratar completamente a área da bochecha e acabar com manchas de escamação. Assim, para cuidar da pele mista e melhorá-la, você deve:

pele mista 1

Qual rotina de beleza para minha pele mista?

Limpe sua pele sem atacá-la

Se você tem esse tipo de pele, lembre-se de que você não tem pele oleosa, pois esses são dois tipos de pele muito diferentes. Portanto, é melhor evitar produtos dedicados à pele oleosa, principalmente quando se trata da limpeza diária da pele.

Escolha fórmulas mais suaves, que não correm o risco de desidratar ou sensibilizar a pele mista. Por conseguinte, colocar em óleo de limpeza ou um gel de formação de espuma livre de sabão.

Para a limpeza matinal, pode-se simplesmente apostar na água floral de lavanda, ideal para refrescar a pele após a noite, sem agredir o filme hidrolipídico.

Ao limpar a pele, você pode colocar mais ênfase na zona T do que no resto do rosto, a fim de remover o excesso de sebo e obter uma pele limpa, pronta para receber cuidados.

Matifique a zona T sem ressecar as bochechas

Para matificar a zona T, as máscaras faciais são grandes aliadas. Uma vez por semana, você pode aplicar uma máscara purificadora para evitar o aparecimento de manchas e para refinar a textura da pele.

Você também pode aplicar uma fórmula suave, indicada para peles sensíveis, principalmente se você tiver bochechas secas. Além disso, você pode usar uma fórmula mais ativa, por exemplo, à base de argila verde ou carvão, e aplicar apenas na zona T.

Por fim, se durante o dia você fica constrangido com o excesso de sebo na zona T, que causa brilho, considere papéis matificantes. São pequenos papéis absorventes, encontrados em lojas de maquiagem e cosméticos.

Traga hidratação suficiente para sua pele

Para cuidar da sua pele mista, existem cremes matificantes de cuidado, à base de princípios ativos reguladores de sebo.

Por outro lado, devem ser escolhidos também com princípios ativos hidratantes, para não ressecar a pele. Como alternativa, você pode aplicar um hidratante por cima, pois o creme matificante sozinho não será suficiente para hidratar a pele adequadamente na maioria dos casos.

Outra opção: soros matificantes. Muito eficazes com a sua fórmula concentrada, permitem matificar a pele, sem sacrificar a hidratação, desde que sejam utilizados em conjunto com um bom creme de dia.

Uma das grandes dificuldades ao cuidar de sua pele mista é sua aparência instável. Dependendo das estações, do ambiente, mas também do ciclo hormonal, pode evoluir. Sua pele pode ter um período oleoso, depois um período mais sensível, ou um período em que as imperfeições se multiplicam.

Por isso, preste atenção a essas mudanças e adapte sua rotina de cuidados com elas: aplique um creme mais rico em caso de ressecamento, mais leve em caso de aumento da produção de sebo, faça uma boa máscara ou use um creme especial para imperfeições e em caso de ressecamento.

Cuide do seu estilo de vida para embelezar sua pele

Como acabamos de ver, a pele mista é instável e muito sensível às mudanças, tanto internas quanto externas. Assim, o seu estilo de vida influencia o estado da sua pele. Por exemplo, a falta de sono ou de vitaminas pode aumentar a produção de sebo ou tornar a pele opaca.

Os efeitos do estresse nesse tipo de pele também podem ser deletérios, promovendo manchas e sensibilidade. Para cuidar de sua pele mista, cuide-se primeiro.

Dessa forma, durma o suficiente, limite as fontes de estresse, bem como alimentos excessivamente ricos que contribuem para lubrificar a zona T.

pele mista 2

Conclusão

Ao seguir os cuidados indicados acima, tenho certeza que será muito mais fácil cuidar da sua pele. Contudo, como já comentei, sempre adapte essa rotina ao ambiente e estação que você está vivendo.

Gostou de saber mais sobre a pele mista? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Pele mista: o que é e como cuidar adequadamente? apareceu primeiro em Evi.