Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Pele descascando: o que é, quais as causas e onde pode ocorrer

Pele descascando: o que é, quais as causas e onde pode ocorrer

Descamação refere-se a pedaços de pele que se desprendem, de forma normal ou patológica. Geralmente leve, a pele descascando pode estar associada a doenças mais problemáticas. Além disso, é importante consultar um médico em caso de dúvida.

Para ajudar você a entender mais sobre a pele descascando, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Descrição da descamação

A descamação refere-se à eliminação normal ou patológica da camada córnea (também chamada de estrato córneo) da pele, ou seja, a camada externa da epiderme.

Pode afetar todas as áreas do corpo, como sobrancelhas, crânio, rosto ou até mesmo os pés. Por exemplo, quando o couro cabeludo está descascando porque a descamação é anormal (neste caso, excessiva), falamos em caspa.

As pontas, lamelas ou fragmentos de pele que se desprendem são denominados escamas.

Lembre-se de que a pele é o maior e mais pesado órgão do corpo humano. Tem vários papéis cruciais e em particular a proteção do organismo contra elementos nocivos do meio ambiente (como vento, calor, seca, umidade, germes, etc.), síntese hormonal, ou mesmo uma função hormonal.

Além disso, a descamação pode ser acompanhada por outros sintomas. Como coceira ou secura da pele.

Quais as causas da pele descascando?

As células da pele (chamadas células epiteliais) do estrato córneo são constantemente destacadas e substituídas por novas células que crescem novamente.

Mas a pele descascando pode ocorrer como resultado de dano direto à pele, ser um sinal de um distúrbio do sistema imunológico ou alguma outra doença.

Assim, além da simples pele seca, muitos são os fatores que podem ser a causa do peeling anormal ou patológico. Deixe-me citar por exemplo:

  • Muitas vezes, a pele descama após uma queimadura química, térmica ou devido aos raios de luz, cuja causa mais comum são as queimaduras solares. Nesse caso, a pele descascando atinge a parte que foi queimada. O fenômeno é irreversível: as partes da pele que começam a se desprender acabam se soltando.
  • Uma alergia a uma substância aplicada na pele, contida em um produto de beleza ou perfume, às vezes está envolvida. Mas, neste caso, geralmente há uma coceira forte.
  • A pele atacada pelo frio, principalmente no inverno, pode descamar, assim como a pele desidratada, ou quando acaba de fazer uma tatuagem.
  • Mais raramente, o envenenamento por drogas (por exemplo, medicamentos anti-inflamatórios ou antibióticos) pode descamar a pele.
  • Finalmente, doenças dermatológicas como a psoríase, uma infecção local da pele por um fungo ou outro germe podem causar descamação.

Quais são os sintomas?

A descamação ocorre na forma de perda de pedaços de pele chamados escamas. Quando a pele descasca no couro cabeludo, dá origem à caspa, que nada mais é do que escamas presas ao couro cabeludo pelos cabelos.

Contudo, a descamação pode atingir áreas mais ou menos extensas da pele.

Onde pode ocorrer?

Todas as áreas do corpo podem ser afetadas, dependendo da área atacada. Muitas vezes encontramos escamas nas mãos, nas costas, nos pés, no rosto.

A pele descascando também pode atingir o couro cabeludo. É então a causa da caspa e está ligada à renovação do tecido. É um processo normal; o cabelo simplesmente retém essas peles.

Fatores como estresse e fadiga, shampoos excessivamente agressivos, alergia a produtos de cabeleireiro (tinturas, permanentes) ou secagem muito quente podem reforçar esse fenômeno.

Dermatite ou eczema seborreico

A pele pode descamar devido à dermatite seborreica, uma condição comum em adultos que causa manchas vermelhas e descamação, em áreas oleosas do rosto (ou seja, as asas do nariz, entre as sobrancelhas, couro cabeludo, as dobras das orelhas…).

A dermatite seborreica pode passar despercebida. A maioria dos pacientes consulta pensando que tem pele descamada e seca. Além disso, nem sempre é fácil distinguir uma dermatite seborreica significativa de uma pequena psoríase.

Pessoas em risco: e os bebês?

Qualquer pessoa pode ter a pele descascando, mas quem naturalmente tem a pele seca (idosos, crianças com eczema) correm mais risco.

Atenção deve ser dada aos bebês. Cuja pele está em contato prolongado com produtos e fraldas.  De fato, é necessário usar produtos específicos para não agredir a pele dos bebês.

Tratamento: como cuidar da pele descascando?

Para tratar, mas também prevenir, a pele descascando, é preciso hidratar. De fato, essa é a única forma de acelerar a cicatrização da pele.

Para isso, aplique creme duas vezes ao dia, beba muita água (somos todos composto por 2/3 de água). Após a exposição solar, recomenda-se a aplicação de um creme pós sol, que acalma e nutre a pele.

Por fim, evite arrancar as dobras de pele morta puxando-as. Elas sairão naturalmente quando você tomar banho, por exemplo.

Da mesma forma, não é aconselhável esfoliar a pele sob risco de irritá-la ainda mais. De fato, qualquer produto que possa atacar ainda mais a epiderme, em particular esfoliantes repetidos, deve ser proibido.

Conclusão

Em muitos casos, como após queimaduras de sol, a pele descascando não requer atenção médica. Aplicar um hidratante adequado e um creme calmante é uma boa solução.

Por outro lado, se o sintoma for grave, persistente ou não identificada a causa, é aconselhável consultar um médico. Isso antes de tentar tomar um medicamento ou aplicar um creme que não o seria não adaptado.

Dessa forma, o médico (dermatologista) irá sugerir o tratamento dependendo da causa da pele descascando.

Gostou de saber mais sobre as causas da pele descascando? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Pele descascando: o que é, quais as causas e onde pode ocorrer apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você

LANÇAMENTO

Sérum Iluminador Facial

R$ 121,40