Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta

Para que serve o colágeno? [GUIA COMPLETO]

O colágeno ocupa um papel muito importante entre as proteínas estruturais do nosso corpo. De fato, ele tem a função de conectar, sustentar e nutrir tecidos e órgãos, além da capacidade de se renovar. Mas para que serve o colágeno especificamente?

Ao longo desse artigo iremos ver um pouco mais para que serve o colágeno e quais são os benefícios dele para o corpo. Acompanhe!

O que é colágeno?

Em resumo, é uma proteína muito valiosa para o corpo humano, que confere resistência aos tecidos. O colágeno é um componente importante dos ossos, dentes, cartilagem, tendões, ligamentos, córnea, pele e vasos sanguíneos.

Sua diminuição ou variação elevada leva a doenças de vários tipos. Por exemplo, mutações no colágeno tipo I podem levar à osteogênese imperfeita ou síndrome do osso de vidro.

O colágeno é responsável por mais de 30% das proteínas totais do corpo e é o principal componente do nosso tecido conjuntivo.

Tipos de colágeno

28 tipos de aminoácidos foram identificados com base na sequência de aminoácidos que os constitui. Ele é dividido em:

É composto por 3 cadeias de proteínas que se unem para formar uma hélice tripla e é constituído por 3 tipos de aminoácidos, glicina, prolina e hidroxiprolina. Estes têm a particularidade de se renovarem, mas em momentos diferentes.

Quase um terço de sua composição é glicina, e 15 a 30% prolina e hidroxiprolina. Este último fornece estabilidade ao colágeno por meio de ligações de hidrogênio com moléculas de água.

para que serve o colageno 1

Para que serve o colágeno?

É uma proteína encontrada em humanos e animais e é a estrutura principal de:

Em resumo, ele auxilia na cura e reparo de danos nos ossos e cartilagens e na manutenção da força e elasticidade. Os benefícios do colágeno são muitos.

Na verdade, de acordo com vários estudos científicos, a integração do colágeno é especialmente útil para:

Colágeno e envelhecimento

De fato, o colágeno hoje é protagonista de inúmeras campanhas de marketing na indústria da beleza. Faz parte da composição de cremes, soros, enchimentos e suplementos de diversos tipos.

O seu papel de conferir firmeza à pele e o fato de o nosso corpo o produzir menos à medida que ficamos mais velhas, levaram-no a ser considerado, sobretudo, um eficaz produto antirrugas, e a ser utilizado no combate ao envelhecimento cutâneo.

Na verdade, o colágeno não beneficia apenas a pele do rosto, mas também confere firmeza e vigor aos cabelos, unhas, ossos, articulações e músculos.

Contudo, devemos saber que além do fator idade, as proteínas do colágeno em nosso corpo se decompõem devido à exposição ao sol, poluição, radicais livres e má nutrição também.

O que promove a perda de colágeno?

De fato, a diminuição na produção de colágeno começa por volta dos 25 anos. O sintoma mais evidente é a pele mais opaca e menos compacta do rosto, mas outros fatores podem ser desencadeados por conta dessa diminuição, como osteoporose, osteoartrite e envelhecimento dos tecidos dos órgãos.

A perda de colágeno pode ser acelerada por:

Alimentos que estimulam a produção de colágeno

Existem alimentos que conseguem estimular sua produção. Aqui estão alguns:

para que serve o colageno 2

Gostou de saber mais sobre para que serve o colágeno? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Para que serve o colágeno? [GUIA COMPLETO] apareceu primeiro em Evi.