Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Para que serve a glicerina e como utilizá-la? Descubra agora!

Para que serve a glicerina e como utilizá-la? Descubra agora!

Se você não conhece a glicerina, está na hora de saber tudo o que ela é capaz. Rica em propriedades hidratantes, o produto é indicado para recuperar os cabelos danificados e dar uma renovada na pele. Confira para que serve a glicerina a seguir.

Você certamente já ouviu falar ou viu a glicerinana na composição de algum produto. Ela é bastante utilizada, por exemplo, em sabonetes e produtos de cuidados pessoais e tem muitas propriedades que contribuem com a saúde da pele e cabelos.

A glicerina, ou glicol, é um álcool de açúcar incolor ou amarelo, com a consistência de um xarope. Ela é extraída principalmente de fontes naturais, mas também pode ser originada de fontes sintetizadas.

Então, a para que serve a glicerina? A glicerina pode ser utilizada como anticongelante. Também é usada como adoçante e como base na fórmula de fabricação de explosivos, tintas e lubrificantes.

De um tempo para cá, também passou a ser usada em produtos para cuidados da pele e dos cabelos. Isso decorre das suas características hidratantes e por fornecer proteção a todos os tipos de pele.

É um líquido incolor, viscoso, altamente solúvel em água e pode ser de origem animal, no caso da glicerina bi-destilada. Isso porque muitas indústrias usam a gordura animal como base da produção de sabão e deste tipo de glicerina.

Então, especialmente para quem deseja evitar a utilização de produtos de origem animal (os chamados cruelty free), a dica é apostar na glicerina vegetal. Mas vale destacar que ambas são glicerina, substância que tem ação hidratante e umectante.

Qual a diferença entre a glicerina vegetal e a bi-destilada?

Se você foi para o supermercado e encontrou dois tipos de glicerina, pode ficar tranquila que a gente explica a diferença. É que a glicerina vegetal é derivada de óleos naturais e é popularmente conhecida como glicerol.

Já a glicerina bi-destilada pode ter origem animal, como mencionamos anteriormente. Isso porque alguns fabricantes de sabão retiram a glicerina que sobra na produção de alguns produtos para comercializá-la separadamente.

No entanto, os dois tipos podem ser usados para complementar os seus tratamentos de beleza. Basta você escolher o que mais se adeque às suas necessidades de tratamentos de beleza.

para que serve a glicerina 1

Benefícios da glicerina para pele e unhas

Quer saber para que serve a glicerina e por que ela está presente em tantos produtos, especialmente de cuidados com a pele e os cabelos? Abaixo você conhece os principais benefícios que ela oferece.

Para a pele, a glicerina serve para renovar a saúde, deixando-a com aspecto mais jovem e saudável. Isso porque a glicerina ajuda a deixar a pele mais macia e, por consequência, com a aparência mais jovem.

Dessa forma, a glicerina já tem sido usada em produtos para ativar o tônus da pele, ajudando a amenizar rugas e sinais da idade. Ela não vai simplesmente eliminar as rugas, mas pode atenuar bastante a intensidade com que aparecem.

Assim como a propriedade de hidratar os cabelos, a glicerina vegetal também hidrata o corpo. Para isso, é necessário que seja utilizada na concentração adequada.

Ela funciona como um umectante, pois sua presença atrai água para a pele para restaurar a sua elasticidade. Dessa forma, a pele permanece hidratada da forma correta, sem excesso de oleosidade.

A glicerina vegetal também ajuda a hidratar unhas e cutículas, principalmente aquelas que são fracas e quebradiças. A melhor forma de hidratar as unhas é com produtos na forma de óleo, e não creme, por isso a glicerina seria mais indicada.

Como usar a glicerina nos cabelos e para hidratar o couro cabeludo

Hoje em dia, poucas hidratações são tão eficazes e baratas quanto a de glicerina. Este é um produto magnífico para os cabelos e adorado pela maioria das mulheres.

para que serve a glicerina 2

Podemos começar falando da hidratação e maciez que ela proporciona aos fios de cabelo. Para isso, deve ser usada de forma correta, com as medidas certas e misturada com água, não sendo indicado seu uso isolado.

Ela também provoca o fortalecimento dos cabelos, deixando-os mais resistentes, além dos benefícios hidratantes. Com isso, atenua-se a quebra e a formação de pontas duplas. Já se o seu couro cabeludo estiver ressecado ou descamando, basta diluir a glicerina em água.  O ideal é colocar 1 colher de sopa de glicerina em 20 ml de água, e aplicar no couro cabeludo, massageando suavemente e deixando agir por 20 minutos.

Para hidratar profundamente os cabelos, a glicerina proporciona resultados rápidos. Ela absorve toda a umidade do ar, por isso, tome cuidado. Se o cabelo estiver mais seco, é capaz de provocar o efeito contrário nos fios.

Nesse caso, a melhor opção é sempre misturá-la ao seu creme de hidratação ou diluí-la em água, se preferir. Além disso, como nem todo mundo sabe se a umidade do ar está boa para usar a glicerina, vale usar uma touca enquanto aguarda o produto fazer efeito.

Como usar glicerina vegetal?

Nos cabelos, a glicerina pode ser utilizada como ingrediente em shampoos, máscaras e condicionadores. Nesse caso, é preciso ficar atenda à quantidade de água para dissolver a glicerina, pois isso influencia no resultado.

Ela pode ser adicionada a qualquer shampoo ou condicionador que você preferir. Se a umidade do ambiente for adequada, ela atrairá água para os cabelos, mantendo-os hidratados e saudáveis.

Porém, deve-se ter muito cuidado, porque se aplicada de forma errada, pode gerar o efeito contrário. Uma diluição caseira deve variar de acordo com o tipo de cabelo e com a umidade do ar.

A glicerina vegetal serve para ser aplicada na pele do rosto e do corpo. Ela é adicionada a diversos cosméticos para aumentar a hidratação e minimizar a degradação do produto na embalagem.

Os sabonetes de glicerina são excelentes para quem tem a pele sensível. A glicerina pura não deve ser usada diretamente na pele, pois pode atrair água do corpo e ressecá-la ao invés de hidratá-la.

Portanto, a melhor opção é apostar em sabonetes e cremes hidratantes que contenham a glicerina em sua composição. Assim, vimos que a glicerina serve para muitas finalidades, sempre proporcionado uma ótima hidratação para a pele e para os cabelos.

O post Para que serve a glicerina e como utilizá-la? Descubra agora! apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você