Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Óleo de Melaleuca: tudo o que você precisa saber!

Óleo de Melaleuca: tudo o que você precisa saber!

O óleo de Melaleuca é a solução natural para pequenos e grandes problemas de pele, dentes, cabelo e trato respiratório.

Para ajudar você a entender mais sobre os benefícios do óleo de Melaleuca, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é o óleo de Melaleuca?

O óleo de Melaleuca, conhecido também com óleo essencial de Tea Tree, é retirado de uma planta australiana. Os aborígines fazem uso desde tempos imemoriais, pois suas propriedades são as de antiviral e antibacteriano natural.

Na verdade, o óleo de Melaleuca nunca deve faltar em nossa casa, pois pode resolver inúmeros problemas estéticos e de saúde num piscar de olhos.

Vamos ver juntos um rápido resumo de todas as suas propriedades principais:

  • Antiviral
  • Antibacteriano
  • Antiparasitário
  • Calmante
  • Balsâmico

Como acontece com todos os óleos essenciais e vegetais, o óleo muito puro deve ser adquirido para ser diluído ou não dependendo do uso. Vale lembrar que uma garrafa de óleo de Melaleuca dura vários meses e não se deteriora.

As únicas desvantagens são o cheiro e o sabor: o Tea Tree, de fato, tem um cheiro parecido com o da naftalina (dependendo da percepção subjetiva) e um sabor muito forte.

Para que serve o óleo de Melaleuca?

Antiviral contra herpes

O Tea Tree é um antiviral poderoso, por isso funciona perfeitamente nas manifestações de herpes simples.

Se algumas gotas de óleo de Melaleuca forem aplicadas ao primeiro formigamento no lábio, a herpes provavelmente não se manifestará ou, em qualquer caso, terá um curso mais curto e sem coceira ou queimação.

Esta é a razão pela qual cada vez mais produtos para os lábios, protetores labiais e bálsamos têm o óleo de Melaleuca em sua formulação.

A Melaleuca, porém, deve ser usada na versão pura se o herpes já estiver em andamento.

Contra espinhas

Se a pele for oleosa ou mista, os produtos a serem usados ​​para limpeza e hidratação são os específicos para esse tipo de pele.

De fato, muitos desses cosméticos e preparações farmacêuticas contêm Melaleuca, justamente em virtude de suas propriedades antibacterianas e desinfetantes naturais.

Se aparecer uma espinha e você quiser que seque rapidamente, sem apertar e causar cicatrizes ou infecções, uma gota de óleo de Melaleuca é a solução ideal.

O uso ideal é o toque com cotonetes diretamente na espinha: o resultado será a redução da inflamação e a redução do risco de superinfecções bacterianas.

Além disso, se a pele do corpo estiver oleosa, é um bom hábito adicionar algumas gotas de óleo de Tea Tree puro ao creme corporal usual para obter hidratação e para controlar o aparecimento de espinhas ou inflamações na pele.

Contra piolhos

Quem tem filhos em idade pré-escolar e escolar sabe disso: os piolhos não têm misericórdia, nem mesmo as cabeças mais limpas e bem cuidadas. Por ser um pesticida, o óleo de Melaleuca é a solução mais eficaz para prevenir e tratar a pediculose.

Para prevenção, é útil adicionar algumas gotas de óleo puro ao seu shampoo e condicionador habituais.

Além disso, é recomendado pulverizar sprays específicos à base de Melaleuca e outros óleos essenciais adjuvantes nos cabelos infantis, os mesmos produtos também podem ser usados ​​por adultos.

E se os piolhos já tivessem aparecido? Então, após o tratamento farmacêutico, é útil passar o pente especial pelo cabelo para eliminar as lêndeas, mas embebido em óleo de Tea Tree para potencializar o efeito matador nos ovos do piolho.

Contra mosquitos

Para evitar que os mosquitos festejem, o Tea Tree funciona mais do que muitos produtos dedicados e tem efeito mesmo após a picada.

O grande valor real do óleo de Melaleuca, na verdade, é sua capacidade de ser um produto extremamente versátil e de atuar como um primeiros socorros naturais tudo-em-um.

Para afastar os mosquitos, deve-se adicionar óleo puro ao creme corporal usual ou ao óleo hidratante, no caso de aplicação na pele de crianças.

Se o mosquito já tiver atingido, no entanto, uma gota de óleo na picada impedirá que a picada se transforme em pápula e manterá a coceira longe por um longo tempo.

A ação anti-coceira e anti-queimadura da Melaleuca também atua para quaisquer outras picadas de insetos, irritações causadas por agentes externos e pequenas queimaduras.

Dentes e gengivas saudáveis ​​

Não apenas na pele: o óleo de Melaleuca também funciona para manter os dentes e gengivas saudáveis. O primeiro uso recomendado é aplicar uma gota de óleo puro na pasta de dentes antes de usar a escova.

A ação bactericida, de fato, afasta a cárie e, ao mesmo tempo, ajuda a prevenir a inflamação das gengivas.

Além disso, na presença de aftas, enxágues com água e óleo de Melaleuca são muito eficazes, assim como toques com óleo puro nas feridas no interior da boca.

Para pés saudáveis

Principalmente no verão, os pés precisam de muita atenção. Na verdade, entre o calor, o suor, a umidade e a frequência de praias e piscinas, os fungos cutâneos estão sempre à espreita.

Para prevenir as dermatites e a ação dos fungos na pele, mesmo em crianças, algumas gotas do óleo essencial de Tea Tree é muito eficaz.

Desta forma, as propriedades antivirais e antiparasitárias do óleo de Melaleuca atuam na pele como um produto químico, sem apresentar efeitos colaterais.

Um truque antes de entrar na piscina: massageie a planta do pé com Tea Tree adicionado a um creme corporal neutro.

oleo de melaleuca 1

Quais são os benefícios do óleo de Melaleuca no rosto? Quais são suas indicações e instruções de uso?

Como você já pode ver, o óleo de Melaleuca tem comprovado sua eficácia contra muitas infecções por suas propriedades: antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, antiparasitária, antiviral, radioprotetora e imunoestimulante.

Além disso, tem demonstrado efeitos na tonicidade cardíaca e nervosa e na descongestão venosa e linfática.

Por esses motivos, o óleo de Melaleuca é muito popular na fitoterapia e possibilita a substituição dos produtos de beleza sintéticos. Dessa forma, usar este óleo para tratar problemas faciais é muito eficaz e ajuda a manter o tom e o brilho da pele.

Em resumo, o óleo de Melaleuca é indicado para as seguintes condições de pele:

Pontos pretos

Os cravos pretos estão ligados à superprodução de sebo. O que leva ao que é chamado de pele oleosa.

Essa condição causada por fatores hormonais, dietéticos ou ambientais é vulnerável ao óleo essencial de Tea Tree. Este último garante a higienização da pele, matando as bactérias e removendo o excesso de sebo.

Acne

A acne tem as mesmas causas que os cravos pretos e o óleo de Melaleuca tem efeitos neutralizantes nessa condição.

Herpes

Como já citei entre os benefícios do óleo de Melaleuca, o efeito eficaz contra a herpes precisa ser repetido nesse tópico.

Por ser rico em monoterpenos, o óleo de Melaleuca ajuda a estimular o sistema imunológico e neutralizar as doenças locais da pele. Além disso, ele contém 1,8-cineol, que atua como um antiviral para tratar o herpes.

Infecções fúngicas

As infecções fúngicas se desenvolvem na pele oleosa nas partes escuras escondidas pelas roupas do nosso corpo.

São leveduras que podem ser eliminadas pelo óleo de Melaleuca. Com efeito, é através dos seus efeitos antibacterianos e antifúngicos que este óleo essencial neutraliza as infecções fúngicas e garante a prevenção do seu aparecimento.

Como aplicar o óleo de Melaleuca?

A forma ideal de usar o óleo de Melaleuca é misturar algumas gotas com um óleo vegetal e aplicá-lo na pele do rosto com um algodão.

O óleo de Melaleuca é muito suave e pode ser facilmente tolerado pela pele. Com efeito, permite alargar os poros e evacuar todas as impurezas.

Desta forma, a pele recupera o seu brilho e saúde. O óleo essencial de Tea Tree também ajuda a eliminar bactérias e fungos por meio de sua ação antisséptica .

Mesmo que seja “fraco”, o óleo essencial de Tea Tree é aplicado diluído em um óleo vegetal. Isso para evitar o ressecamento da pele.

Contudo, ele não é recomendado para mulheres grávidas com menos de 5 meses e crianças menores de 3 anos. Em resumo, o óleo de Melaleuca é uma solução natural para tratar problemas de pele e manter a saúde e o brilho do rosto.

oleo de melaleuca 2

Conclusão

Como você pode ver, o óleo de Melaleuca é um dos principais óleos essenciais para se ter em casa. Principalmente se você tem problemas frequentes com sua pele e ainda não encontrou um produto que lhe ajude de maneira ideal.

Preciso lembrar você de que, esse é um produto natural. Contudo, não deve ser usado de forma excessiva. Muito menos sem recomendação.

A melhor opção, é que você busque a orientação de um profissional, como um dermatologista, para que ele lhe ajude a tomar as melhores decisões com você. Além disso, ele poderá lhe ajudar a prever qual a melhor dose e como aplicar de maneira correta.

Gostou de saber mais sobre o óleo de Melaleuca? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Óleo de Melaleuca: tudo o que você precisa saber! apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você