Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Óleo de argan: o que é, para que serve e benefícios

Óleo de argan: o que é, para que serve e benefícios

Diz-se que o óleo de argan tem todos os tipos de propriedades positivas. De fato, esse óleo é um dos mais valiosos de seu tipo.

Ao longo desse artigo, eu lhe explico os efeitos e áreas de aplicação para a pele, cabelo e saúde – para que você também possa se beneficiar das inúmeras propriedades do óleo de argan.

O que é o óleo de argan?

O óleo de argan é feito dos grãos da árvore argania spinosa que agora só cresce no sudoeste do Marrocos. Há alguns anos, a área foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO.

As árvores ainda podem ser usadas, mas não podem mais ser derrubadas – porque a árvore de argan está ameaçada de extinção. É uma das árvores mais antigas e pode viver até 450 anos. Também é chamada de “árvore da vida” pela população marroquina.

Para os marroquinos, as árvores de argan são a base da vida. Tradicionalmente, as mulheres de lá produzem o valioso óleo de argan. A produção de um litro de óleo pode demorar até vinte horas.

A obtenção das sementes é extremamente difícil porque a árvore é cheia de espinhos. Por isso, as mulheres esperam que os frutos caiam da árvore para depois coletá-los do solo. Depois disso, as frutas devem ser secas ao sol.

Devido ao complexo processo de fabricação, o preço do óleo de argan é muito alto. É por isso que também é conhecido como “ouro de Marrocos”.

Mas o que o óleo de argan tem de tão especial?

O óleo de argan contém muitos ingredientes importantes e ingredientes ativos que têm um efeito de promoção da saúde no corpo. Até 80% do óleo consiste em ácidos graxos insaturados. Isso é vital para os humanos.

Ele não pode produzi-los sozinho e tem que os ingerir por meio da comida. Cerca de 3 por cento da ingestão diária de alimentos deve ser coberta por ácidos graxos insaturados. Com 80%, o óleo de argan é bastante abundante em comparação com outros óleos.

No entanto, o óleo está cheio de outros ingredientes poderosos. Os antioxidantes protegem o corpo dos radicais livres. A variante gama-tocoferol da vitamina E também está disponível em altas concentrações.

É precisamente esse ingrediente ativo que diferencia o óleo de argan de outros óleos comestíveis. Os esteróis como o espinasterol e o schottenol também são raros e, devido às suas propriedades eficazes, estão particularmente no foco dos cientistas.

Ingredientes ativos como a quercetina têm efeitos protetores de células, anti-inflamatórios e anti-hipertensivos. Existem também flavonoides, que têm efeito antibacteriano.

Para que serve?

Como remédio

Por causa desses ingredientes eficazes e ingredientes ativos, o óleo de argan pode ser usado como um remédio. Diz-se que o espinasterol e o Schottenol protegem contra o câncer de mama e de próstata.

Em combinação com tocoferóis, que fortalecem o sistema imunológico, um efeito de prevenção do câncer pode ser determinado. Em alguns tipos de câncer, os esteróis extraídos do óleo de argan podem até ajudar na cura.

Assim sendo, aqueles que consomem óleo de argan regularmente têm um risco menor de desenvolver câncer.

Além disso, um estudo espanhol descobriu que o óleo de argan pode ter um efeito positivo nos níveis de açúcar no sangue e na pressão arterial. Em resumo, o óleo de argan pode até proteger contra diabetes.

Os marroquinos também sabem sobre os poderes curativos do óleo de argan. Eles o usam, por exemplo, para tratar problemas estomacais e intestinais, doenças cardíacas e circulatórias, doenças de pele como dermatite e acne adulta, e para cuidar de queimaduras solares.

No entanto, o óleo de argan também é eficaz para reumatismo, dores nas articulações, febre e alergias.

Para cuidados com a pele e o corpo

Os efeitos cosméticos do óleo de argan são conhecidos mundialmente. Muitas pessoas confiam nesse óleo como um produto para o cuidado da pele. O efeito anti-envelhecimento do óleo de argan em particular é amplamente apreciado.

Os antioxidantes, como a vitamina E altamente concentrada, protegem a pele e afastam os radicais livres. Isso mantém a pele macia e firme.

De fato, esse óleo tem um efeito especial durante a menopausa. A pele perde elasticidade à medida que o nível de estrogênio diminui.

O óleo de argan pode neutralizar isso com a ajuda de tocoferóis altamente concentrados. Um estudo marroquino descobriu que a ingestão e a aplicação tópica desse óleo podem restaurar a elasticidade.

Os danos existentes na pele também podem ser reparados com a ajuda do antioxidante. O carotenoide contido no óleo de argan pode proteger a pele dos raios ultravioleta prejudiciais e manter a pele radiante. Além disso, pode ajudar a prevenir a inflamação e também as rugas.

Devido ao alto teor de ácidos graxos insaturados, o óleo de argan pode hidratar a pele sem prejudicar as funções do próprio corpo. Ele também pode beneficiar o metabolismo da pele e regular o equilíbrio da umidade nas células.

A pele seca, em particular, se beneficia das propriedades positivas desse óleo. No entanto, por ser apenas ligeiramente oleoso na pele, também pode ser usado por outros tipos de pele e para os cuidados com o corpo.

É particularmente adequado para o tratamento da celulite e estrias durante a gravidez. O óleo pode penetrar profundamente na pele e, assim, também atingir suas camadas mais profundas.

Para o cabelo

O cabelo também se beneficia do uso regular desse óleo. O ácido linoleico contido nesse óleo protege contra a quebra do cabelo e confere elasticidade e resiliência. Às vezes, o óleo pode até mesmo acelerar seu crescimento e prevenir a queda de cabelo.

Portanto, é encontrado como um aditivo em muitos produtos para os cabelos, como shampoos, condicionadores e tratamentos. Mas você também pode usar o óleo puro como óleo para o cabelo para aumentar seu brilho.

Massagear o couro cabeludo com óleo puro pode ajudar a aliviar a caspa e a irritação. Isso promove a circulação sanguínea e pode prevenir a nova caspa.

oleo de argan 1

Para o consumo

O óleo de argan também é ótimo na cozinha. Os chefs gourmet, em particular, gostam de trabalhar com o óleo valioso. Como o preço do óleo é muito alto, ele é usado menos para fritar e mais para refinar pratos.

O azeite tem sabor de nozes e por isso acompanha muito bem saladas e vegetais. Contudo, também é utilizado para refinar pratos de carne e peixe.

O óleo geralmente é usado com moderação. Assim como o caviar, por exemplo, é um dos ingredientes exclusivos em cozinhas gourmet. Além disso, existem os efeitos do óleo de argan na promoção da saúde, que o tornam ainda mais valioso.

O óleo de argan não tem efeitos colaterais

O óleo de argan é muito bem tolerado. Os possíveis efeitos colaterais do óleo foram pesquisados ​​em vários estudos. Mesmo no caso de sobre dosagem grave, não foram encontradas reações.

Portanto, o óleo é considerado livre de efeitos colaterais. Isso também se deve ao fato de o óleo não ser poluído por aditivos e toxinas. É um produto puramente natural. No entanto, deve-se ter cuidado com uma alergia a nozes.

A irritação da pele pode ocorrer ocasionalmente com aplicação externa. Problemas de pele também podem causar irritação. No entanto, muitas vezes esses são apenas agravos iniciais relacionados ao processo de cicatrização da pele.

O que considerar ao comprar o óleo de argan

Se você quiser comprar óleo de argan de alta qualidade, encontrará a melhor e mais pura qualidade em lojas de alimentos saudáveis ​​ou produtos orgânicos. Nesses locais, você pode ter certeza que o produto não contém toxinas ou aditivos ambientais.

Certifique-se também de que nenhum outro óleo é misturado. Isso degrada a qualidade do produto. O azeite é da mais alta qualidade quando a amêndoa de argan é moída em moinho de pedra.

O óleo de argan também pode ser comprado em cápsulas como suplemento dietético. Assim, você pode desfrutar dos efeitos benéficos do óleo valioso para a saúde sem ter que tomar uma colher de óleo de argan todos os dias.

Ao comprar tais suplementos dietéticos, você também deve prestar atenção à qualidade do produto. Variantes mais baratas provavelmente contêm vários aditivos e, portanto, afetam a forma como o óleo funciona.

oleo de argan 2

Conclusão

Nos últimos anos, o óleo de argan tem sido comercializado cada vez mais como um superalimento. Só foi lançado no mercado internacional há algumas décadas. O óleo exala um charme exótico e exclusivo, provavelmente por isso é tão popular.

De fato, ele pode trazer inúmeros benefícios para o seu dia a dia.

Contudo, qualquer pessoa que pense que esse óleo é uma cura milagrosa provavelmente ficará desapontada.

Embora tenha muitas propriedades positivas e seja muito adequado para o cuidado e consumo do cabelo e da pele, você não deve esperar milagres.

Gostou de saber mais sobre o óleo de argan? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Óleo de argan: o que é, para que serve e benefícios apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você

LANÇAMENTO

Sérum Iluminador Facial

R$ 134,90