BLACK NOVEMBER! MELHORES PREÇOS DO ANO
Xerose é o termo médico para pele (excessivamente) seca, que pode ter consequências (muito) negativas nos níveis físico, social, profissional e emocional. Mas, o que pode ser pele muito seca?
A Xerose ocorre quando a pele não está suficientemente hidratada. Isso pode ser devido a uma sensibilidade inata, ao envelhecimento, a uma doença (como diabetes), ao efeito indesejável de um medicamento ou a fatores externos: clima frio, ar seco, produtos de higiene…
Para ajudar você a entender mais sobre o que pode ser pele muito seca, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Pele seca e áspera, que parece tensa, com coceira, escamosa (especialmente nos braços e pernas), branca e descamativa, irritada (rosa ou vermelha), pontilhada com pequenas rachaduras…
Estiramento, falta de elasticidade, formigamento, escamas, efeito “pele de cobra”… A pele seca a muito seca manifesta-se inicialmente por uma sensação desagradável no rosto e no corpo, em particular após o banho ou ducha.
Mal nutrida, a pele já não desempenha eficazmente o seu papel de barreira. Mas, embora a secura caracterize esse tipo de pele, pode facilmente ser confundida com pele desidratada, o que define uma condição frequentemente transitória.
A pele seca é primeiro definida por sensações. A pessoa sente a pele ressecada porque a sente desconfortável, esticada, possivelmente áspera, e a aplicação de um produto adequado alivia. Os sintomas podem ser acompanhados por sensações de coceira e queimação.
O médico, por sua vez, julgará que a pele está seca (também falamos de xerose) com base em critérios objetivos: uma aparência opaca, sinais clínicos epidérmicos particulares de descamação, rachaduras, às vezes inflamação e perda de elasticidade.
As irregularidades da superfície da pele são ainda mais importantes quando ela está seca. A pele seca oferece um terreno favorável para o aparecimento de eczema, em particular na forma de eczemátides (crostas).
Eles aparecem prontamente nas bochechas e nos braços de crianças com esse tipo de pele (no contexto da dermatite atópica).
A pele sã é naturalmente protegida na superfície pela película hidrolipídica, formada principalmente por água e lipídios (sebo).
Essa barreira protege a pele das agressões externas e evita a perda de água. Quando a camada superior da epiderme não está equilibrada em água e lipídios, ela não pode mais desempenhar efetivamente seu papel de barreira e torna-se desconfortável em vários graus, como explicado acima.
Ao contrário da pele desidratada, a pele seca ou muito seca é uma condição crônica geralmente devido a uma disfunção genética, e é um tipo de pele, como oleosa, mista, etc.
Mas, além da secura inata (ou constitucional), também existem condições de secura da pele desencadeadas por outros fatores:
Algumas pessoas nascem com esse tipo de pele, o que faz parte de sua composição genética.
Também deve ser entendido que, dependendo da idade, a pele muda: a pele fica mais seca nas crianças (exceto nos recém-nascidos, mas a perda de água é maior nesta idade), torna-se mais oleosa na adolescência, torna-se mais seca na meia-idade (as glândulas sebáceas e as glândulas sudoríparas tornam-se menos funcionais).
O envelhecimento natural da pele causa o afinamento da epiderme, diminuindo a renovação de suas células e o espessamento da camada córnea.
O desconforto persistente deve levá-lo a consultar o seu dermatologista que poderá diagnosticar pele seca ou desidratada.
Se a pele ficar seca e repentinamente, o fator desencadeante deve ser perguntado:
Se houver um fator responsável, ele deve ser corrigido na medida do possível.
Além do desconforto proporcionado, esse tipo de pele favorece a penetração de agentes irritantes ou alergênicos. Também promove o aparecimento ou a sustentabilidade de certas patologias (eczema, psoríase). Nesse sentido, justifica ser reidratado. O primeiro passo é beber bastante ágia.
Por outro lado, em todos os casos, deve-se escolher produtos de higiene e cuidado que não sejam agressivos para a pele:
O segredo é reduzir a evaporação da água e mantê-la em quantidade suficiente na epiderme, mas também reparar a barreira da pele danificada.
De manhã e à noite, após a lavagem, aplique suavemente um tratamento hidratante e emoliente para acalmar as sensações de aperto e proteger a pele das agressões externas. Lembre-se de nutrir a pele do rosto e do corpo com os cuidados adequados
Gostou de saber mais sobre o que pode ser pele muito seca? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
O post O que pode ser pele muito seca? Guia completo apareceu primeiro em Evi.