Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta

O que é o ácido hialurônico? Tudo o que você precisa saber!

Nos últimos anos, temos sido bombardeados com propagandas exaltando os benefícios do ácido hialurônico, tanto que às vezes parece estamos diante de um elixir milagroso. Mas, o que é o ácido hialurônico?

Difundida em diferentes áreas do corpo, esta substância desempenha vários papéis na manutenção do nosso bem-estar.

Para ajudar você a entender mais sobre o que é o ácido hialurônico, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente em nosso corpo, em particular ao nível de:

É uma das moléculas “maiores” do corpo, com um peso molecular bastante alto. É formado pela união de milhares de dissacarídeos, por sua vez constituídos por substâncias chamadas glucosamina e ácido glucurônico.

A sua estrutura química permite que seja altamente solúvel em água, ou seja, capaz de se dissolver facilmente em um ambiente aquoso.

Além disso, graças às suas características, é capaz de incorporar em torno de si uma grande quantidade de moléculas de água. Essa propriedade o torna uma ferramenta indispensável para a hidratação dos tecidos.

Para que é usado o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é um dos principais componentes do tecido conjuntivo e é capaz de determinar a formação de uma espécie de gel, que permite que essa substância atue como amortecedor e lubrificante para as articulações e outras estruturas do corpo.

Além disso, também desempenha um papel na cura de lesões ou feridas.

Cuidados com a pele

A área do corpo onde se encontra em abundância é, sem dúvida, a pele. Na verdade, 50% de todo o ácido hialurônico presente em nosso corpo é armazenado no nível da pele.

Sua principal função é manter a epiderme flexível, macia e hidratada. Graças à sua estrutura fibrosa, o ácido hialurônico atua como um verdadeiro andaime para a pele, principalmente do rosto, dando firmeza a todo o tecido cutâneo.

Parece que o ácido hialurônico também está envolvido na redução do estresse oxidativo, um processo que ocorre em nível celular e que está relacionado à inflamação e ao envelhecimento.

Infelizmente, o ácido hialurônico diminui com a idade: o resultado é a perda de elasticidade e maciez da pele, que assim começa a rachar, parecer menos tonificada e em cuja superfície começam a aparecer as primeiras rugas.

o que é o ácido hialurônico 1

Cuidados com a saúde de nossos olhos

O ácido hialurônico também é encontrado dentro de nossos olhos. Em particular, está localizado no líquido dentro do globo ocular, conhecido pelo termo humor vítreo.

É uma substância gelatinosa e transparente, composta por 99% de água. No interior, existem feixes cruzados de finas fibrilas constituídas por colágeno que interagem com as moléculas de ácido hialurônico. Também está presente em uma percentagem mínima, potássio, bicarbonatos, açúcar e vitamina C.

O humor vítreo serve para:

Articulações elásticas e ágeis

O ácido hialurônico é um componente essencial do líquido sinovial, um líquido presente nas articulações. Sua função é facilitar os movimentos, evitando o atrito dos ossos entre eles.

Também desempenha um papel específico ao nível da cartilagem articular: por um lado, protege-a dos danos causados ​​pelo desgaste ou cargas excessivas e, por outro, promove a sua reparação e nutrição.

De certa forma, podemos considerar o ácido hialurônico como o óleo lubrificante para motores, que atua nas articulações do nosso corpo, permitindo que funcionem da melhor forma.

Com o passar do tempo, entretanto, a produção desse ácido diminui e as extremidades ósseas conectadas pelas articulações ficam mais sujeitas a danos.

Cuidados com os cabelos

Nos últimos anos, o ácido hialurônico também entrou no mundo dos produtos para os cabelos. Na verdade, existem máscaras e loções à base dessa substância que podem ser aplicadas no cabelo para reconstruir a parte danificada, como, por exemplo, no caso das pontas duplas.

Os tratamentos à base de ácido hialurônico também são capazes de devolver o brilho aos cabelos, oferecendo uma verdadeira ação regeneradora. São especialmente recomendados no final do verão, para remediar os danos causados ​​pela exposição solar.

o que é o ácido hialurônico 2

Qual a relação com a vitamina C?

A vitamina C e o ácido hialurônico são dois ingredientes com propriedades restauradoras, corretivas e hidratantes que podem ser encontrados em muitos cremes antienvelhecimento e tratamentos de beleza.

Esses soros, cremes de dia e noite e máscaras enriquecidos com vitamina C e ácido, aplicados diariamente, dão resultados visíveis com bastante rapidez nas rugas, manchas escuras e hidratação da pele.

Os sinais de envelhecimento prematuro da pele são muitas vezes devido à exposição (todos os fatores externos, como exposição UV repetida, tabaco, vida pouco saudável).

Felizmente, a vitamina C (também conhecida como ácido ascórbico) atua como um antioxidante, ajudando as células da pele a se regenerar, defenderem-se de agressões externas e promover a síntese de colágeno.

Estudos têm mostrado que a vitamina C, graças às suas propriedades antioxidantes, protege a pele dos danos causados ​​pelos raios ultravioleta, reduzindo a formação de radicais livres, e permite uma melhor cicatrização, evitando assim a hiperpigmentação ligada à inflamação.

A vitamina C também influencia as linhas de expressão, além de tornar a pele mais brilhante. Por sua vez, o ácido hialurônico tem a capacidade de conter até 1000 vezes seu peso em água, tornando-o um hidratante “milagroso”.

Embora o ácido hialurônico seja eficaz na redução considerável dos efeitos do envelhecimento, você não deve, em nenhum caso, economizar em uma proteção solar adaptada, que é o único a proteger contra os riscos relacionados aos raios ultravioleta.

Gostou de saber mais sobre o que é o ácido hialurônico? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post O que é o ácido hialurônico? Tudo o que você precisa saber! apareceu primeiro em Evi.