BLACK NOVEMBER! MELHORES PREÇOS DO ANO
Nos últimos anos, temos sido bombardeados com propagandas exaltando os benefícios do ácido hialurônico, tanto que às vezes parece estamos diante de um elixir milagroso. Mas, o que é o ácido hialurônico?
Difundida em diferentes áreas do corpo, esta substância desempenha vários papéis na manutenção do nosso bem-estar.
Para ajudar você a entender mais sobre o que é o ácido hialurônico, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente em nosso corpo, em particular ao nível de:
É uma das moléculas “maiores” do corpo, com um peso molecular bastante alto. É formado pela união de milhares de dissacarídeos, por sua vez constituídos por substâncias chamadas glucosamina e ácido glucurônico.
A sua estrutura química permite que seja altamente solúvel em água, ou seja, capaz de se dissolver facilmente em um ambiente aquoso.
Além disso, graças às suas características, é capaz de incorporar em torno de si uma grande quantidade de moléculas de água. Essa propriedade o torna uma ferramenta indispensável para a hidratação dos tecidos.
O ácido hialurônico é um dos principais componentes do tecido conjuntivo e é capaz de determinar a formação de uma espécie de gel, que permite que essa substância atue como amortecedor e lubrificante para as articulações e outras estruturas do corpo.
Além disso, também desempenha um papel na cura de lesões ou feridas.
A área do corpo onde se encontra em abundância é, sem dúvida, a pele. Na verdade, 50% de todo o ácido hialurônico presente em nosso corpo é armazenado no nível da pele.
Sua principal função é manter a epiderme flexível, macia e hidratada. Graças à sua estrutura fibrosa, o ácido hialurônico atua como um verdadeiro andaime para a pele, principalmente do rosto, dando firmeza a todo o tecido cutâneo.
Parece que o ácido hialurônico também está envolvido na redução do estresse oxidativo, um processo que ocorre em nível celular e que está relacionado à inflamação e ao envelhecimento.
Infelizmente, o ácido hialurônico diminui com a idade: o resultado é a perda de elasticidade e maciez da pele, que assim começa a rachar, parecer menos tonificada e em cuja superfície começam a aparecer as primeiras rugas.
O ácido hialurônico também é encontrado dentro de nossos olhos. Em particular, está localizado no líquido dentro do globo ocular, conhecido pelo termo humor vítreo.
É uma substância gelatinosa e transparente, composta por 99% de água. No interior, existem feixes cruzados de finas fibrilas constituídas por colágeno que interagem com as moléculas de ácido hialurônico. Também está presente em uma percentagem mínima, potássio, bicarbonatos, açúcar e vitamina C.
O humor vítreo serve para:
O ácido hialurônico é um componente essencial do líquido sinovial, um líquido presente nas articulações. Sua função é facilitar os movimentos, evitando o atrito dos ossos entre eles.
Também desempenha um papel específico ao nível da cartilagem articular: por um lado, protege-a dos danos causados pelo desgaste ou cargas excessivas e, por outro, promove a sua reparação e nutrição.
De certa forma, podemos considerar o ácido hialurônico como o óleo lubrificante para motores, que atua nas articulações do nosso corpo, permitindo que funcionem da melhor forma.
Com o passar do tempo, entretanto, a produção desse ácido diminui e as extremidades ósseas conectadas pelas articulações ficam mais sujeitas a danos.
Nos últimos anos, o ácido hialurônico também entrou no mundo dos produtos para os cabelos. Na verdade, existem máscaras e loções à base dessa substância que podem ser aplicadas no cabelo para reconstruir a parte danificada, como, por exemplo, no caso das pontas duplas.
Os tratamentos à base de ácido hialurônico também são capazes de devolver o brilho aos cabelos, oferecendo uma verdadeira ação regeneradora. São especialmente recomendados no final do verão, para remediar os danos causados pela exposição solar.
A vitamina C e o ácido hialurônico são dois ingredientes com propriedades restauradoras, corretivas e hidratantes que podem ser encontrados em muitos cremes antienvelhecimento e tratamentos de beleza.
Esses soros, cremes de dia e noite e máscaras enriquecidos com vitamina C e ácido, aplicados diariamente, dão resultados visíveis com bastante rapidez nas rugas, manchas escuras e hidratação da pele.
Os sinais de envelhecimento prematuro da pele são muitas vezes devido à exposição (todos os fatores externos, como exposição UV repetida, tabaco, vida pouco saudável).
Felizmente, a vitamina C (também conhecida como ácido ascórbico) atua como um antioxidante, ajudando as células da pele a se regenerar, defenderem-se de agressões externas e promover a síntese de colágeno.
Estudos têm mostrado que a vitamina C, graças às suas propriedades antioxidantes, protege a pele dos danos causados pelos raios ultravioleta, reduzindo a formação de radicais livres, e permite uma melhor cicatrização, evitando assim a hiperpigmentação ligada à inflamação.
A vitamina C também influencia as linhas de expressão, além de tornar a pele mais brilhante. Por sua vez, o ácido hialurônico tem a capacidade de conter até 1000 vezes seu peso em água, tornando-o um hidratante “milagroso”.
Embora o ácido hialurônico seja eficaz na redução considerável dos efeitos do envelhecimento, você não deve, em nenhum caso, economizar em uma proteção solar adaptada, que é o único a proteger contra os riscos relacionados aos raios ultravioleta.
Gostou de saber mais sobre o que é o ácido hialurônico? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
O post O que é o ácido hialurônico? Tudo o que você precisa saber! apareceu primeiro em Evi.