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Mindfulness: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Mindfulness: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Já faz algum tempo que o termo mindfulness, também chamado de atenção plena, vem gerando burburinho: estamos sempre ouvindo sobre isso. Mas o que realmente significa?

Isso significa que devo interromper o fluxo de pensamentos que passa pela minha mente o tempo todo? Isso significa focar em uma coisa e fazer apenas uma coisa de cada vez? Ou tem a ver com ouvir a mim mesma e me reconectar?

Ao longo desse artigo, você entenderá mais sobre o termo mindfulness e o que ele significa de fato. Quer saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que significa mindfulness?

Em resumo, o mindfulness pode ser definido de duas formas simples:

Viva o momento e concentre-se no que você está fazendo.

Parece simples, não é? Pessoalmente, é isso que acho mais difícil de fazer na minha vida diária. Enquanto me observo navegar por minhas várias atividades, descubro que sempre há outros elementos ocupando minha mente.

De fato, nossas mentes estão infinitamente ocupadas com várias coisas ao mesmo tempo e, neste mundo de produtividade e multitarefa, somos encorajados a continuar neste caminho.

Quando a mente foge e dá saltos contínuos entre o futuro e o passado, perdemos nossa conexão com nosso corpo. Isso nos leva à segunda parte da definição de atenção plena.

Perceba as sensações e emoções em seu corpo.

Temos a tendência de pensar que nosso corpo e nossa mente são independentes um do outro. No entanto, você já pensou que suas emoções e pensamentos poderiam ter impacto sobre sua saúde física e bem-estar?

Você já pensou em como nossos pensamentos, ansiedade, medos, tristeza e preocupação podem nos deixar doentes? Quando nossa atenção se afasta do momento presente e se concentra principalmente em nossas preocupações e ansiedade, colocamos nossos sentimentos e sentimentos atuais de lado.

Quando nos desligamos do que nosso corpo está sentindo agora, ele responde criando tensões das quais nem mesmo temos consciência.

Aqui está um exemplo pessoal de como isso pode ser. Quando surge uma situação embaraçosa entre meu marido ou um amigo e eu, eu fico quieta. É como se minha garganta estivesse bloqueada e minha mente parasse e ficasse em silêncio.

De fato, é nessas situações que meu lado introvertido se destaca e assume o controle de todo o meu corpo e mente. À medida que fico incapaz de me expressar neste preciso momento, escolho me ocupar com outra coisa.

Na verdade, é um pouco como se eu engolisse todas essas emoções para poder ficar calma. Quando finalmente começo a me expressar, sinto toda a tensão em meu peito, ombros, costas e estômago começar a relaxar. Minha mandíbula afrouxa e meu pescoço relaxa.

Eu sei que você entende do que estou falando, já que existem situações que nos fazem perder o controle do nosso corpo, mesmo sem perceber. O que essas situações nos fazem perceber é que nossas emoções e sentimentos têm um impacto poderoso em nosso corpo.

Permanecendo cientes das sensações que passam por nosso corpo, tornamo-nos novamente capazes de controlar o que está acontecendo dentro de nós, observando-nos com compaixão e paciência.

mindfulness 1

Como praticar o mindfulness?

Agora que temos um melhor entendimento do que é mindfulness, a questão é: é possível alcançá-la? Quando praticamos a atenção plena de maneira mais consistente, começamos a usá-la como uma ferramenta para recalibrar nossos pensamentos, emoções e estado físico.

Podemos perceber a constante viagem de nossa mente entre o futuro e o passado e fica mais fácil nos concentrarmos novamente no momento presente.

A melhor maneira de aprimorar essa ferramenta é, obviamente, praticá-la. Seja paciente consigo mesma, não se trata de correr para se exercitar ou obter resultados imediatos. Vai levar tempo e persistência, mas posso garantir que está ao seu alcance.

Mas porque todos podem alcançar a atenção plena?

A atenção plena é uma parte natural de nós. Todos nós temos a capacidade de estar cientes do momento presente e de nossas emoções e sentimentos que estão presentes desde o nascimento.

De fato, a capacidade de estar totalmente presente se desenvolve de várias maneiras. A atenção plena pode ser cultivada de muitas maneiras e por meio de diferentes métodos comprovados.

A meditação é um desses métodos e não importa como você medita. Esteja você sentada, caminhando ou se movendo de qualquer forma, focalizando sua atenção no que está fazendo agora, você pode facilmente se conectar com o momento presente. Se quiser aprender mais, leia nosso post sobre meditação para iniciantes.

Além disso, você não tem que mudar quem você é para praticar a atenção plena. Na verdade, isso permitirá que você se conheça melhor. Gradualmente, você revelará uma versão melhor de si mesmo, praticando o mindfulness.

Qualquer um pode praticar a atenção plena. Não se deixe intimidar por todas as palavras grandes e iogues serenos que você pode ver em blogs de meditação. A plena atenção está disponível para todos, não importa o quanto estejamos familiarizados com a meditação.

Além disso, a plena atenção terá um impacto positivo em sua vida. Estar mais consciente e desenvolver sua compaixão a acompanhará em tudo o que fizer e terá um impacto sobre as pessoas ao seu redor.

Isso eliminará gradativamente o estresse e a ansiedade desnecessários e você reagirá aos estressores com mais calma, gentileza e consciência.

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Conclusão

De fato, a meditação redireciona nossa atenção dos elementos externos para o que está acontecendo dentro de nós, concentrando-nos em nossa respiração e no que sentimos em nosso corpo.

Agora aperte o cinto e prepare-se para embarcar em uma grande aventura de mindfulness que transformará sua vida.

Gostou de saber mais sobre o termo mindfulness? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Mindfulness: tudo o que você precisa saber sobre o assunto! apareceu primeiro em Evi.

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