Black November com até R$ 145 OFF! Confira aqui
Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Menopausa precoce: com que idade e por que acontece?

Menopausa precoce: com que idade e por que acontece?

A menopausa precoce não é tão incomum e pode acontecer com algumas mulheres antes mesmo dos 40 anos de idade.

Cada mulher reage de forma diferente à menopausa. Assim como cada uma terá seu tempo para iniciar a ovulação, o mesmo acontece com o ciclo hormonal – no qual, com o decorrer dos anos, a quantidade de produção de hormônios diminui.

Os casos de menopausa precoce não são raros. Pelo contrário, acontecem com mais frequência do que se imagina. Assim como acontece com a menopausa tardia. É uma realidade de muitas mulheres em todo o mundo.

Um pouco mais sobre a menopausa precoce

Conforme a mulher envelhece, a quantidade de óvulos produzidos por seus ovários vai diminui (até que se chega na fase da menopausa). Em alguns casos, pode ser que isto aconteça antes da idade considerada “normal”.

As mulheres já têm uma determinada quantidade determinada de folículos a serem liberados ao longo da vida. Ma, em alguns casos, há a possibilidade de que a mulher possua uma quantidade inferior do padrão considerado. O resultado dessa diferença é a menopausa precoce.

Pode ser também que os folículos tenham sido “desgastados” mais rápidos do que o normal. Isto também fará que a menopausa chegue precocemente.

Existem casos em que isto pode acontecer devido a genética e outros em que fatores externos tenham influência. Não existe apenas um fator determinante relacionado ao aparecimento da menopausa precoce.

Sobre os sintomas da menopausa precoce

Normalmente é difícil dizer se uma mulher passará pela menopausa precoce, mesmo quando se acompanham os ciclos hormonais. A maioria das mulheres que passa por isso tem ciclos hormonais normais.

Isto faz com que a identificação da menopausa precoce só possa os sintomas começam a aparecer.

Os principais sintomas são os famosos calores (chamados de fogachos) e o desregulamento da menstruação. A ausência de sangramento em alguns meses durante o ciclo menstrual vai ficando cada vez mais comum e as ondas de calor ficam mais frequentes à medida que a mulher fica mais madura.

Outros sinais que podem ajudar nesta identificação é a diminuição da lubrificação da vagina, além da diminuição da libido ou falta de desejo sexual. A infertilidade também chega com a menopausa precoce.

Como as mulheres descobrem que estão passando pela menopausa precoce

A partir dos sintomas citados acima, se torna mais fácil identificar se realmente se trata de um caso de menopausa precoce ou não. Mas isto só pode ser feito por um especialista.  Ou seja, é importante ter o acompanhamento de uma ginecologista para que se verifique e chegue ao diagnóstico correto.

Alguns exames hormonais são feitos e, a partir deles, a especialista pode dizer com propriedade e precisão se a mulher realmente está apresenta menopausa precoce.

Os sinais são claros e as mudanças que ocorrem na mulher logo são percebidos por ela. Além de toda esta alteração que ocorre no corpo, as mudanças de humor costumam ser frequentes.

menopausa precoce 1

A busca da solução

Sabemos que muitas mulheres sonnham em ter filhos. Quando menopausas precoce acontece, isto se torna um pouco mais complicado. Por isto é de grande importância que o tratamento seja feito desde o início do diagnóstico.

Não apenas por conta dos sintomas da menopausa, mas também pela questão hormonal. Mesmo que o tratamento seja bem feito, não é sempre que ele trará os resultados esperados. Em alguns casos não há solução.

Ao mesmo tempo, existem as situações nas quais isto pode ser revertido. O tratamento hormonal tem a função de adiar a menopausa.

É importante ressaltar que o acompanhamento profissional correto e capacitado é essecial, uma vez que isto fará com que os resultados mais relevantes e os efeitos colaterais, considerados e expostos.

Menopausa precoce, qual idade?

A menopausa é algo que ainda causa muito receio nas mulheres, visto que é uma situação não esperada antes dos 50 anos, aproximadamente.

Como acontece com frequência maior do que a imaginada, os profissionais estão preparados para orientar as mulheres que passam por esta situação.

A porcentagem de mulheres que passa pela menopausa precoce não é grande, mas é considerável. O fato de não existir um aspecto determinante, somado ao de cada organismo se comportar de forma particular contribui para ser difícil “prever” as mulheres afetadas.

Apesar de ser um fenômeno relativamente comum, a menopausa precoce não é um tema tão abordado. Acreditamos que, se fosse, as mulheres saberiam lidar com a situação de forma mais tranquila.

Conclusão

Visto que não existe motivo determinante, toda mulher pode passar pela menopausa precoce: não é tão incomum e pode ocorrer em mulheres jovens, até mesmo com 30 anos.

Vale ressaltar que o acompanhamento médico é essencial. Com exames de rotina feitos pela ginecologista, é possível mapear os sintomomas e monitorar o relógio biológico ao longo dos anos.

O post Menopausa precoce: com que idade e por que acontece? apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você

BLACK NOVEMBER

Sérum Iluminador Facial

R$ 99,90