Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Menopausa engorda? Tudo o que você precisa saber!

Menopausa engorda? Tudo o que você precisa saber!

Com o passar dos anos, nosso corpo muda. Quer haja ou não diferença na balança, não somos realmente as mesmas. Nossos quadris são arredondados, nossa cintura engrossa, nosso corpo parece mole… Algumas, de repente, vêem os quilos se acumulando sem terem mudado sua dieta. Então, a pergunta: a menopausa engorda?

Para ajudar você a entender mais se a menopausa engorda, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Menos músculo, mais gordura

Nesta fase da vida, é mais fácil ganhar quilos do que perdê-los. Um estudo com 541 mulheres com idades entre 42 e 50, publicado em 2000 mostra que as mulheres ganham em média 2,25 kg em um período de 3 anos.

Além disso, após a menopausa, as mulheres têm 2,4 kg a mais de gordura corporal do que na pré-menopausa, diz estudo sobre envelhecimento, composição corporal e estilo de vida no American Journal of Clinical Nutrition.

Não só a nossa massa gorda aumenta, mas também o local onde armazenamos a gordura. À medida que a gordura se acumula na região do abdômen e do tórax, temos mais gordura ao redor dos órgãos internos, principalmente do coração, e isso é ainda mais verdadeiro em quem não pratica atividade física suficiente.

E isso não é tudo: este aumento da massa gorda está associado à perda de massa muscular. Perdemos músculos, o que pode afetar nosso metabolismo de repouso, diminuindo-o também.

Nesse sentido, o metabolismo de repouso é a quantidade de energia que o corpo necessita em repouso para respirar, fazer o coração bater, fazer circular o sangue, fazer funcionar os órgãos, manter a temperatura corporal…

No indivíduo que pouco faz do exercício, 75% do gasto calórico está associado a esse metabolismo. Quando este último cai, queimamos menos, então tendemos a ganhar peso sem ter que adicionar calorias ao nosso cardápio.

menopausa engorda 1

A menopausa engorda?

Já propícia ao acúmulo de quilos, a menopausa pode ser ainda mais preocupante se vivemos sob estresse: grande estresse gera a secreção de cortisol, hormônio que influencia nosso apetite e causa problemas de saciedade, que nos leva a comer mais.

Hormônios, antidepressivos e estabilizadores de humor, por exemplo, podem elevar a balança. Estamos falando de um aumento da ordem de 1/2 kg por semana com medicamentos da nova geração de antipsicóticos, o que significa um ganho de peso de 15 a 20 kg em 36 semanas.

Menopausa ou não, o ganho de peso também está associado à calorias adicionais. Este último viria em quantidades cada vez maiores do fast food, indica um estudo sobre a ingestão de energia de mulheres de 40 a 59 anos publicado na Obesity Research em 2002.

Comemos menos em casa e escolhemos alimentos ricos em gordura e porções grandes que nos incentivam a comer em excesso.

Nossas preferências são intensificadas pela facilidade de acesso a uma variedade de alimentos muito saborosos, o que significa que comemos cada vez mais.

A disponibilidade de alimentos estimula o prazer de comer, o que resulta em fome excessiva, facilmente saciada pelo aumento da pressão e da tentação!

Impacto hormonal, metabolismo basal mais lento, excesso de calorias… Além deste cocktail perfeito parao ganho de peso, tem um ingrediente principal: falta de atividade física.

À medida que envelhecemos, movemo-nos menos, o que contribui para a perda da nossa massa muscular e, da mesma forma, para o abrandamento do nosso metabolismo básico.

Mova-se!

Antes de pensar em perder peso, você deve tentar não ganhar muito. A atividade física regular parece ser um elemento chave de prevenção.

Quanto mais ativa você for, maior a probabilidade de ter um peso saudável e preservar a massa muscular. No entanto, quanto maior a massa muscular, e quanto maior o metabolismo basal, mais facilmente queimamos calorias!

Mulheres de 40 a 66 que fazem pouca atividade física têm 7,5-8,8 kg a mais de gordura corporal do que aquelas que praticam muito, enquanto aquelas que são moderadamente ativas fisicamente tem 3,5-4,6 kg a mais.

Portanto, é importante exercitar-se o máximo possível, idealmente três vezes por semana, para aumentar sua massa muscular e, portanto, seu metabolismo basal. Nunca é tarde para começar.

Além disso, é importante não descuidar da dieta. Mulheres que realizam um programa de treinamento diário rigoroso para perder peso podem esperar perder cerca de 3 kg após 6 meses de atividade física.

Aquelas que seguem uma dieta podem esperar perder mais de dez quilos. O ideal é, sem dúvida, combinar uma dieta com menos gordura e atividade física regular, além, é claro, de um estilo de vida saudável.

menopausa engorda 2

Conclusão

É claro que já nos cansamos dos altos e baixos da menopausa sem lutar contra os quilos. Alguns quilos a mais não são nada drásticos em si, a menos que façam nosso peso ultrapassar os limites de um peso saudável e coloquem nossa saúde em risco.

Já sabemos que na menopausa o risco de doenças cardiovasculares aumenta. Depois dos 50, as mulheres têm mais doenças cardiovasculares do que os homens, e é altamente provável que a mudança na composição corporal tenha algo a ver com isso, especialmente o acúmulo de gordura ao redor dos órgãos internos.

Para manter seu peso ideal e assim, não colocar sua saúde em risco, é fundamental fazer um esforço para controlar a ingestão de alimentos, desenvolver habilidades de resolução de problemas sem estresse e fazer mais exercícios físicos.

Gostou de saber mais se a menopausa engorda? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Menopausa engorda? Tudo o que você precisa saber! apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você

LANÇAMENTO

Sérum Iluminador Facial

R$ 121,40