Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Menopausa dá dor de cabeça? Tudo sobre o assunto!

Menopausa dá dor de cabeça? Tudo sobre o assunto!

A menopausa é um processo fundamental de mudança para o corpo. Frequentemente, são acompanhados por queixas físicas. Por exemplo, algumas mulheres sofrem mais dores de cabeça. Mas a menopausa dá dor de cabeça, realmente?

De fato, há mulheres que passam a ter dor de cabeça pela primeira vez na vida no início da menopausa. Mas estas são mais uma exceção.

As dores de cabeça da menopausa são mais comuns em mulheres que tiveram pelo menos dores de cabeça ocasionais antes da menopausa. Estas foram desencadeadas pela menstruação e o uso de anticoncepcionais hormonais (em muitos casos por conta da “pílula”).

Para ajudar você a entender mais sobre como a menopausa dá dor de cabeça, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

A menopausa dá dor de cabeça?

Existem diferentes tipos de dores de cabeça que podem ser desencadeadas ou promovidas pela menopausa (climatério). Os mais comuns incluem:

  • Enxaqueca
  • Cefaleia tensional
  • Dor de cabeça dos seios da face

A relação exata entre a dor de cabeça e a menopausa não foi definitivamente estabelecida. As principais responsáveis ​​são, provavelmente, as mudanças hormonais pelas quais o corpo passa durante esse período. Os hormônios cujos níveis mais mudam durante a menopausa são o estrogênio e a progesterona.

Cientistas acreditam que o estrogênio dilata os vasos sanguíneos, enquanto a progesterona os estreita. Conforme os níveis desses hormônios sexuais femininos flutuam, os vasos sanguíneos se expandem e se contraem constantemente. Isso leva a mudanças na pressão pelo corpo, podendo causar fortes dores de cabeça, já que ela também sofre tais mudanças de pressão.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores estudaram mais de 3.360 mulheres com idades entre 35 e 65 anos com enxaqueca antes e durante a menopausa.  De fato, as mudanças hormonais que ocorrem durante este período podem exacerbar essas dores de cabeça.

Durante o estudo, os cientistas notaram que as dores de cabeça da enxaqueca eram mais fortes no final da perimenopausa, quando as mulheres começaram a perder a menstruação e os níveis de estrogênio caíram.

Na verdade, o risco de sofrer de dores de cabeça por mais de 10 dias por mês aumenta em 60% na perimenopausa em comparação com mulheres na pré-menopausa.

menopausa dá dor de cabeça 1

Dicas para aliviar as dores de cabeça induzidas por hormônios

Como o desequilíbrio hormonal costuma ser o gatilho para os sintomas da menopausa, você pode tentar usar um suplemento dietético à base de soja para manter os níveis hormonais sob controle.

Isso porque a soja é rica nos chamados fitoestrogênios. Essas substâncias vegetais são muito semelhantes em estrutura ao hormônio endógeno estrogênio e também podem ter efeitos semelhantes no corpo.

Portanto, acredita-se que os fitoestrogênios também podem aliviar as dores de cabeça da menopausa. Por outro lado, também é discutida a contribuição que altas doses de fitoestrogênios exercem no aparecimento de câncer.

É por isso que você deve discutir isso com seu médico antes de tomar suplementos à base de soja.

Contudo, aqui estão outras dicas que podem te ajudar:

  • Prefira refeições pequenas e frequentes, faça um lanche rápido antes de dormir e nunca pule o café da manhã. De fato, pular refeições ou jejuar por muito tempo pode desencadear as dores de cabeça
  • Mantenha um ciclo de sono regular, evite dormir muito ou pouco
  • Tente manter o nível estresse sob controle. Uma ajuda válida é dada pela atividade física regular e técnicas de relaxamento

Terapia de dor de cabeça induzida por hormônio

Existem ainda algumas terapias que podem lhe ajudar:

Terapia com estrogênio

Se seus períodos forem regulares, tomar estrogênio imediatamente antes do seu período e por alguns dias durante a fase menstrual pode aliviar as enxaquecas menstruais.

O médico pode prescrever terapia de estrogênio, na forma de um gel para espalhar na pele ou um adesivo para aplicar em uma área do corpo

Tratamento para a enxaqueca

O médico pode prescrever medicamentos anti-enxaqueca para serem tomados em correspondência com o ciclo menstrual.

Esses produtos não contêm hormônios, mas podem ajudar a prevenir a ocorrência de dores de cabeça. Estes são comprimidos à base de triptano e um analgésico denominado ácido mefenâmico, que pertence à família dos medicamentos anti-inflamatórios não esteroides.

Tomar a pílula anticoncepcional continuamente

Se as dores de cabeça piorarem durante a semana sem a pílula, você pode evitar a queda acentuada no nível de estrogênio tomando a pílula continuamente, ou seja, sem interrupção entre os ciclos.

Por outro lado, a pílula pode estar associada a outros efeitos colaterais no corpo. Portanto, sempre tome esse tipo de decisão junto com acompanhamento médico!

Terapia de reposição hormonal

As alterações hormonais que ocorrem em mulheres próximas à menopausa levam ao agravamento de qualquer forma de dor de cabeça, incluindo enxaqueca.

Se você deseja fazer a TRH para aliviar os sintomas da menopausa, como ondas de calor e suor excessivo, é preferível usar adesivos ou formulações de gel.

Estes últimos, na verdade, em comparação com os comprimidos, apresentam menor risco de influenciar o aparecimento da enxaqueca, pois mantêm os níveis hormonais mais estáveis.

menopausa dá dor de cabeça 2

Quando o tratamento médico faz sentido?

Se você acha que os remédios caseiros e à base de ervas não estão aliviando o seu desconforto, consulte o seu médico.

Embora as dores de cabeça nesta fase da vida sejam provavelmente causadas pela queda dos níveis de estrogênio, pode haver outras causas que devem ser investigadas.

O seu médico pode verificar se há alterações nas glândulas tireoide ou adrenais – qualquer uma das quais pode causar dor de cabeça. Seu médico pode recomendar medicação para dor ou terapia hormonal para ajudar a aliviar os sintomas.

Gostou de saber mais sobre se a menopausa dá dor de cabeça? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Menopausa dá dor de cabeça? Tudo sobre o assunto! apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você

LANÇAMENTO

Sérum Iluminador Facial

R$ 134,90