Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Meditação para iniciantes: passo a passo completo

Por que a meditação para iniciantes é diferente da meditação experiente? Muito simplesmente pelo fato de levar em consideração as capacidades iniciais de concentração ou consciência.

Em suma, você está no início da trilha, só isso, você precisa de um primeiro passo. Existem técnicas de meditação para iniciantes que permitirão que você alcance mais calma, serenidade, paz, plenitude, mas no seu próprio ritmo.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a meditação para iniciantes, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Passo a passo para a meditação para iniciantes

Posição

Você pode optar pela posição de alfaiate ou pela posição de lótus. Em ambos os casos, sente-se em um tapete. Existem dois tipos de posição de lótus:

Mas se você não gosta da posição de lótus, pode escolher a posição sentada. Não há nada de errado com isso. Pelo contrário, muitos especialistas em meditação a recomendam como ponto de partida e concordo totalmente com essa opinião.

Nesse caso, sente-se em uma cadeira ou sofá com as costas retas e os pés apoiados no chão. Pernas uma contra a outra. Mãos apoiadas nos joelhos. As costas não devem encostar no encosto, mas devem permanecer retas.

Não é recomendável praticar a meditação deitada, pois promove o sono.

Postura

É importante, durante a meditação, encontrar o equilíbrio certo para seu corpo. Esse equilíbrio do corpo promoverá o equilíbrio da mente.

Portanto, você deve estar relaxada, mas não muito. Suas costas devem ficar retas, não se curvando durante a meditação.

No entanto, você não precisa ficar tensa e contraída durante todo o exercício para permanecer ereta. Estenda a coluna, encontre o ângulo reto das costas que permitirá que você fique reto sem muito esforço. Mantenha essa posição e relaxe o resto do corpo.

meditacao para iniciantes 1

Olhos fechados ou abertos

O mais comum é praticar a meditação com os olhos fechados. Mas alguns especialistas, recomendam meditar com os olhos abertos.

Neste caso, mantenha os olhos semicerrados. Deixe seu olhar se concentrar em um ponto à sua frente no chão. Não olhe ao seu redor. Apenas deixe seu olhar descansar.

Experimente com os olhos fechados e abertos e escolha o que preferir.

E depois? O que eu faço?

De fato, ao contrário de muitas crenças populares, na meditação não se trata de não pensar em nada.

Assim sendo, a meditação trata de manter a atenção no momento presente e observar os sinais fracos ao seu redor. Portanto, você não deve tentar esvaziar sua mente. Mas, deixe passar os pensamentos, as sensações, os sentimentos, sem se deter neles.

Sensações internas e externas

O importante durante a meditação é manter a atenção no momento presente. Então você pode se concentrar em dois tipos de sensações:

Quando seus pensamentos te assaltam

Quando você é dominada por emoções, preocupações, seu cérebro retoma seu turbilhão usual de pensamentos:

No início, você frequentemente se deixará levar pelos seus pensamentos. Mas não desanime. Aos poucos você conseguirá fixar cada vez melhor a sua atenção …

Defina uma hora antes de começar

Pessoalmente, recomendo, pelo menos para começar, definir uma hora e um alarme antes de iniciar a meditação.

Na verdade, quando meditamos, o tempo voa de maneira completamente diferente. O risco é, portanto, nos perguntarmos a cada 2 minutos por quanto tempo estamos meditando.

Portanto, para evitar essa perturbação, programe com antecedência um horário para meditar e programe um alarme no seu telefone.

Portanto, seus pensamentos não serão perturbados pela medição do tempo. Seu telefone irá informá-la de que você atingiu a duração desejada (sem obrigação de parar neste momento, é claro!)

meditacao para iniciantes 2

Pratique regularmente

Para progredir na meditação para iniciantes e sentir todos os efeitos, é necessário praticar regularmente. 10 minutos por dia é um ótimo ritmo para obter efeitos perceptíveis, sem desanimar por uma prática que demoraria muito e seria difícil de encaixar em uma agenda lotada.

10 minutos por dia para integrar em sua agenda não é nada. Claro que você pode praticar mais se quiser!

Defina uma programação

De fato, para manter esta boa resolução e praticar seus 10 minutos por dia, recomendo que você dedique um intervalo de tempo fixo e não variável a isso. Do contrário, o risco é recuar a cada vez, graças ao famoso “Farei isso depois”.

Assim sendo, estabeleça uma programação diária, ou melhor, combine a meditação antes ou depois de outra atividade que você pratica todos os dias, como escovar os dentes, tomar banho ou qualquer outra.

Gostou de saber mais sobre a meditação para iniciantes? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Meditação para iniciantes: passo a passo completo apareceu primeiro em Evi.