Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Maskne: conheça o fenômeno que a pandemia trouxe

Maskne: conheça o fenômeno que a pandemia trouxe

Enquanto a pausa na maquiagem diária gerada pelo uso de máscara dá à nossa pele um pouco de descanso, um novo fenômeno está surgindo: o maskne.

Ao longo desse artigo, você entenderá mais sobre o maskne e como você pode prevenir esse novo fenômeno. Quer saber mais? Então acompanhe comigo!

O que exatamente é o maskne?

Este é um novo termo trazido a nós pela pandemia COVID-19. Em suma, é a acne mecânica do rosto causada pelo uso da máscara.

Dessa forma, a erupção ocorrerá nos locais que são cobertos pela máscara e principalmente nos locais onde houver contato com ela: na ponte nasal, nas maçãs do rosto e no queixo.

Qual é a causa?

A máscara cria um ambiente úmido e quente, e o ar respirado fica concentrado neste espaço fechado. Por estar úmido, se houver atrito, ele adere mais, então o efeito de abrasão é maior.

Além disso, a máscara retém a oleosidade da pele, sebo, suor e bactérias em seu interior. Isso promove um ambiente de incrível irritação, além de causar acne, pois temos mais oclusões e o que deveria cair do nosso rosto fica preso embaixo.

Que tipo de acne a maskne cria?

Você tem que pensar nisso como acne retencional: quando você não consegue se livrar da pele morta e das secreções, ela cria uma oclusão.

Neste momento, veremos espinhas de cabeça branca. Também veremos espinhas aberta: é uma cabeça branca que se rompeu e que está aberta e cujo conteúdo se oxidou, o sebo ficará preto.

Você também pode notar escoriações em algumas partes: a máscara esfrega que remove a camada superficial da pele, um pouco como um arranhão. Existem até pessoas que podem ter cistos.

Como você pode prevenir o maskne?

Primeiro, você deve limpar o rosto pela manhã e à noite. Em segundo lugar, lave a máscara todos os dias. Também é muito importante deixá-la secar completamente antes de usá-la novamente.

Obviamente, você deve evitar tocar a máscara com as mãos e tocar o rosto. Usar máscaras muito apertadas também pode estimular o aparecimento de erupções na pele, bem como usar maquiagem por baixo da máscara.

Além disso, para as pessoas que já têm acne, elas podem fazer um pouco de prevenção usando tratamentos tópicos com peróxido de benzoíla, ácido salicílico ou ácido glicólico para limpar os poros da pele. Esses tratamentos irão promover descamação das camadas superficiais da pele.

maskne 1

Que rotina de cuidados com a pele devemos adotar?

Depende de cada caso. Para alguém que sente que seus poros estão bloqueados, pode ser recomendado fazer uma esfoliação suave uma vez por semana. Mas já existe muita irritação no rosto, então você deve priorizar tratamentos suaves.

Para pessoas com pele gravemente irritada, a aplicação de uma barreira ou creme cicatrizante pode proteger a pele de abrasões. O mais importante é que todos os produtos utilizados não contenham fragrâncias.

Para lhe ajudar, aqui estão algumas dicas:

Escolha máscaras de pano

Embora o N95 e as máscaras cirúrgicas sejam o tipo mais eficaz de máscara, é recomendado que essas máscaras sejam reservadas para profissionais de saúde.

Para uso público, o ideal é o uso de máscaras de tecido. Segundo estudos, o melhor material para fazer máscaras caseiras é 100% algodão. Na verdade, o algodão oferece o equilíbrio certo entre respirabilidade e proteção, ao mesmo tempo que é suave para a pele.

Mantenha as máscaras rotativas limpas

É uma boa ideia manter uma rotação de pelo menos três a cinco máscaras para que você sempre tenha uma disponível enquanto as outras estão sendo limpas. Outra vantagem de usar uma máscara de pano é que ela é fácil de lavar entre os usos.

Você deve lavar as máscaras com a maior frequência possível para remover o excesso de sujeira e bactérias, tanto para sua própria proteção quanto para eliminar o risco de maskne.

Use um detergente para a roupa sem perfume

Ao lavar as máscaras, tente usar sabão em pó sem perfume. Os odores do tecido podem ser irritantes para a pele e podem causar dermatites irritantes.

Além disso, dique atento aos detergentes que não contêm irritantes e fragrâncias, para evitar que qualquer coisa em seu rosto possa causar uma reação adversa.

Lave o rosto antes e depois de usar a máscara

Certifique-se de colocar sua máscara em um rosto limpo para evitar o excesso de óleo e sujeira, e lavar qualquer coisa que tenha se acumulado no final do dia.

Em sua rotina noturna de cuidados com a pele, experimente o método de limpeza dupla: limpe a pele com um óleo seguido de um limpador diário ou use o limpador duas vezes seguidas. Você também pode experimentar tratamentos caseiros, como máscaras faciais e vapores.

Os dermatologistas recomendam o uso de um limpador suave de ácido salicílico que não resseca a pele demais, mas será útil na limpeza dos poros.

Contudo, lembre-se de que todos têm tipos de pele únicos e os produtos de limpeza devem atender às suas necessidades individuais!

maskne 2

Use um hidratante

Certifique-se de usar um bom hidratante após limpar o rosto para manter a pele hidratada e criar uma barreira protetora entre a pele e a máscara.

Os dermatologistas recomendam o uso de hidratantes leves, de preferência com ingredientes anti-acne, como retinol.

Para áreas como a ponte do nariz e o centro das bochechas que podem ter sido prejudicados pela irritação, um emoliente mais espesso pode ser aplicado para reconstruir a barreira e fornecer lubrificação entre a pele e a máscara.

Uma boa dica é manter um hidratante com você o tempo todo para que você possa aplicá-lo ao longo do dia.

Gostou de saber mais sobre o maskne? Então deixe seu email e junte-se à comunidade Evi de mais de 200 mil mulheres!

O post Maskne: conheça o fenômeno que a pandemia trouxe apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você