Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta

Máscara de argila: o que são e quais as principais?

A máscara de argila é usada por suas propriedades terapêuticas. De fato, existem muitos benefícios em usar esse tipo de produto.

Existem diferentes tipos de argila, geralmente reconhecidos pela sua cor: verde, branco, vermelho e rosa. Cada tipo de argila possui diferentes propriedades benéficas, o que a torna um excelente cuidado para a pele e os cabelos.

A argila é desintoxicante, regeneradora e até cicatrizante graças a um dos seus principais componentes: a sílica. Graças ao seu alto teor de oligoelementos, também é remineralizante.

Ao longo desse artigo, iremos descobrir um pouco mais sobre a máscara de argila e quais são os benefícios que pode trazer para a nossa pele.

O que é a argila?

A argila é uma rocha sedimentar 100% natural, extremamente rica em sais minerais. Sílica, alumínio, magnésio, cálcio, ferro, cobre, potássio e sódio fazem parte de sua composição.

Em contato com a água, transforma-se numa pasta maleável, que é utilizada há vários séculos pelas suas múltiplas propriedades: como máscara purificadora do rosto, como produto desintoxicante para os cabelos e como cataplasma para o alívio de inflamações.

Existem vários tipos de argilas para o rosto. Cada um deles tem sua própria especificidade: na verdade, essas cores não são para iluminar o produto, mas para definir a taxa de oxidação do ferro que a argila contém.

Quanto mais quente a cor, mais argila contém óxidos de ferro (argila vermelha e amarela). Por outro lado, quanto mais fria a tonalidade (verde e azul), menos a argila é oxidada. A argila branca, portanto, contém, por definição, quase nenhum.

No mercado, a máscara de argila é vendida na forma de pó ou pastilhas mais finas, mas também na forma de pastas prontas para uso. As propriedades permanecem exatamente as mesmas, cabe a você escolher a preparação que preferir.

As propriedades da argila

A argila, e mais especificamente a máscara de argila, tem muitas propriedades que explicam seu imenso sucesso ao longo do tempo.

Na verdade, a lista de seus benefícios é impressionante: absorvente, antisséptico, cicatrizante, regulador, remineralizante, purificador, relaxante, desintoxicante, regenerador e mais.

Portanto, também é utilizado no mundo da cosmética, como no campo da saúde. Existem até curas de terapia com argila, já que as virtudes terapêuticas da argila no corpo são comprovadas e eficazes.

De fato, a máscara de argila é provavelmente seu uso mais familiar. Aparece como parte essencial da rotina de beleza. Por limpar suavemente enquanto purifica a pele, é usado como máscara que se aplica a todo o rosto ou mais especificamente à zona T.

A escolha da argila será então essencial para oferecer à sua pele o produto natural mais adequado à sua natureza.

Como funciona a máscara de argila?

A argila é um composto complexo de minerais como silício, magnésio, zinco, cálcio, cobre e selênio. Dependendo da argila adequada ao seu tipo de pele, ela absorve o excesso de sebo e as impurezas da pele oleosa, enquanto reequilibra e ilumina a pele seca.

O preparo da máscara de argila é muito simples: basta misturar uma colher de sopa de argila com três colheres de água para formar uma pasta lisa. Você também pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de rosa ou Tea Tree para intensificar sua ação.

É importante deixar a máscara assentar bem (cerca de 10-15 min) para que as propriedades da argila penetrem profundamente na pele, mas sem permitir que seque completamente.

Você pode corre o risco de não só absorver o excesso de sebo, mas também a umidade armazenada nos tecidos da pele (uma fonte preciosa de hidratação). Assim que a máscara começar a secar, enxágue-a com água quente e pronto!

Não incorpore ingredientes que contenham vitamina C na mistura. A vitamina C é um composto que cria uma reação de oxidação química ao entrar em contato com a argila, promovendo a produção de radicais livres.

De fato, é importante ressaltar que os acessórios utilizados durante o preparo da máscara não devem ser de metal. Isso porque, você corre o risco de diminuir as propriedades da argila. Sugerimos ferramentas em vidro, madeira, porcelana ou barro.

Além disso, para que os ingredientes funcionem com eficácia, a água usada para misturar a argila deve estar livre de cloro.

Contudo, é claro que você pode misturar a argila com uma infusão de chá verde, que ajuda a remover as toxinas da pele e tem propriedades antibacterianas e curativas.

mascara de argila 1

Tipos de mascara de argila para o rosto

Como existem tantos tipos de máscara de argila, quanto diferentes tipos de pele, é importante conhecer as propriedades de cada uma.

Enquanto alguns têm pele mista, outros sentem as dores da pele seca e irritada ou, inversamente, experimentam os problemas que a pele oleosa e / ou com tendência à acne.

Da mesma forma, a pele jovem não tem as mesmas preocupações que a pele madura, assim como a pele escura não tem as mesmas necessidades que a pele muito clara.

Por isso, vamos conhecer um pouco sobre cada tipo de argila para que você possa definir qual a melhor para a sua pele:

Argila verde

Rica em magnésio, sílica, alumínio e cal, é a mais ativa de todas as argilas! A argila verde é purificante, anti-inflamatória e equilibradora. É recomendada para peles oleosas e ajuda a combater os sinais (é usado nas espinhas para secar).

Argila branca

Rica em sílica, a argila branca respeita todos os tipos de pele pela sua suavidade: é ideal para purificar e higienizar as peles mais secas, as epidermes delicadas e também as maduras.

Graças ao seu poder descongestionante, revelará o brilho da sua pele, ao mesmo tempo em que a reabastece profundamente. Também pode ser usado como máscara nos cabelos, que vai revitalizar e nutrir.

Argila vermelha

De fato, a argila vermelha restaura o brilho da tez opaca, alivia a inflamação da pele e melhora a microcirculação graças à sua riqueza em óxido de ferro e oligoelementos.

Pode ser aplicada como máscara para o rosto ou diretamente na pele, limpa, purifica suavemente e revitaliza a tez!

Argila rosa

Esta mistura entre argila vermelha e branca é particularmente calmante e curativa. Ela purifica suavemente a pele sensível e frágil e restaura o brilho à tez opaca.

Mais frequentemente usada como máscara, a argila rosa também pode ser usada no banho para acalmar a pele e promover a circulação sanguínea.

Argila amarela

Sua pele fica manchada ou com tendência a ficar vermelha? Você precisa de argila amarela!

Recomendada para peles maduras e sensíveis, sua ação é particularmente interessante nas manchas de pigmentação e vai devolver um brilho saudável à sua pele! Também é um ótimo condicionador para cabelos enfraquecidos ou cansados.

Argila roxa

Em resumo, a argila roxa é obtida pela mistura de argila branca e rosa. Rica em sílica e com baixo teor de sais minerais, é ideal para cuidar de peles secas e estressadas e desidratadas, bem como de peles opacas e sem brilho.

A sua cor confere-lhe virtudes relaxantes que permitem a purificação não só da pele, mas também da mente.

mascara de argila 2

Receitas de máscara de argila

Máscara de argila verde

De fato, é a mais conhecida. É utilizada principalmente em peles oleosas e com tendência à acne. Ela tem a capacidade de extrair completamente o óleo da pele e matar as bactérias responsáveis ​​por causar espinhas. Esta máscara pode ser usada duas a três vezes por semana.

Ingredientes

Como fazer?

Misture bem todos os ingredientes e aplique na pele previamente limpa. Aplique e deixe 20 minutos. Em seguida, quando a máscara começar a secar, enxágue com água morna e continue com os cremes usuais.

Máscara de argilas brancas e amarelas

Indicada para peles normais e sensíveis. Esta argila limpa os poros sem retirar toda a oleosidade da pele, o que é muito importante no caso de peles sensíveis: mantendo a hidratação natural da pele.

Também acalma irritações cutâneas causadas por mudanças no clima, intervenções dermatológicas ou excesso de sol.

Ingredientes

Como fazer?

Misture todos os ingredientes até obter um creme homogêneo e deixe a máscara repousar sobre a pele por 20 minutos. Em seguida, enxágue com água morna. Os efeitos das máscaras são melhores e mais visíveis se você aplicá-las à noite, antes de dormir.

Ao dormir a pele repousa e no dia seguinte está ótima.

Máscara de argila rosa (ou vermelha)

Sem dúvida, a mais indicada para peles secas, maduras e com manchas. Tem poder clareador. Além disso, pode ser usado com freqüência.

Ingredientes

Como fazer?

Após misturar bem os ingredientes, deixe a máscara repousar sobre a pele por 20 minutos e enxágue com água morna. Em seguida, você notará rugas desbotadas no dia seguinte.

Gostou de saber mais sobre a máscara de argila? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Máscara de argila: o que são e quais as principais? apareceu primeiro em Evi.