Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta

Manchas senis: o que são, como surgem e quais as causas

As manchas senis são causadas por depósitos de pigmentos na pele e são inofensivas. Quanto mais madura uma pessoa fica e a quanto mais raios ultravioletas ela foi exposta, maior a probabilidade de obter as manchas.

Ao longo desse artigo, você entenderá um pouco mais sobre as manchas senis e quais são as suas causas. Quer saber mais? Então acompanhe!

O que são manchas senis?

As manchas senis são distúrbios pigmentares inofensivos da pele e, portanto, benignas. Os médicos referem-se a essas manchas como Lentigines seniles.

Como o nome sugere, as manchas de pigmento aparecem mais pronunciadas com a idade. Os dermatologistas frequentemente as observam em pessoas com 40 anos ou mais, e elas já são a norma na geração 60+. Mas os mais jovens também podem ter manchas senis.

Essas manchas tendem a se formar em áreas da pele que são frequentemente expostas ao sol – ou seja, nas costas da mão, nos antebraços, no rosto e no decote. As manchas variam de marrom-amarelado a marrom-escuro.

Elas podem ser minúsculas, mas também podem crescer até alguns centímetros. A forma varia de redonda a oval até um ponto irregularmente delimitado.

Como surgem manchas de idade?

O pigmento acastanhado melanina está localizado nas células da epiderme. Se a pele for exposta à radiação ultravioleta (= UV) – por exemplo, na luz solar – o conteúdo de pigmento da pele aumenta e fica marrom.

Se a pele não entrar em contato com a luz ultravioleta por muito tempo, a quantidade de pigmento melanina diminui novamente. A pele fica mais pálida.

A melanina enfraquece os raios ultravioleta do sol à medida que penetram nas camadas mais profundas da pele, protegendo as células da pele dos efeitos nocivos da luz solar.

No entanto, se os raios ultravioletas agirem na pele por décadas, podem ocorrer os chamados danos crônicos de luz. Isso também inclui manchas senis.

Elas ocorrem porque a epiderme engrossa irregularmente com o tempo e deposita mais melanina. Além desse fenômeno de amaduracimento inofensivo, o câncer de pele é uma das consequências muito piores da radiação UV.

manchas senis 1

Câncer de pele devido a manchas senis?

As manchas senis são completamente inofensivas. De acordo com o estado atual de conhecimento, o câncer não se desenvolve a partir delas.

No entanto, as manchas senis às vezes parecem muito semelhantes a uma certa forma de câncer de pele negra chamado lentigo maligno.

Raramente, a ceratose actínica (uma forma inicial de câncer de pele branca) pode se parecer com uma mancha de amadurecimento. Mas apenas se o pigmento de melanina for depositado nas células alteradas e esse câncer de pele branca parecer acastanhado.

Importante: quaisquer alterações na pele que apareçam e possam mudar sua aparência com o tempo devem ser esclarecidas rapidamente por um dermatologista.

Como as manchas de pigmento podem ser removidas?

Na verdade, esse fenômeno não precisa ser tratado. No entanto, algumas pessoas acham que são uma mancha e querem que as manchas sejam removidas.

Em princípio, existem métodos diferentes para isso. A terapia a laser é considerada particularmente eficaz.

Observação importante: este artigo contém apenas informações gerais e não deve ser usado para autodiagnostico ou auto tratamento. Ele não pode substituir uma visita ao médico.

Principal causa de manchas senis: radiação UV

Na epiderme, existem células especiais chamadas melanócitos. Eles formam o pigmento marrom melanina e passam a substância para as células epidérmicas vizinhas. Eles armazenam o pigmento.

A melanina faz com que os raios ultravioletas do sol enfraqueçam à medida que viajam para as camadas mais profundas da pele. Desta forma, o pigmento protege o DNA, ou seja, o material genético da célula, dos efeitos nocivos da luz ultravioleta.

Quanto mais longa a pele é exposta à luz solar. Incluindo raios ultravioleta em camas de bronzeamento. Mais melanina é produzida e armazenada. A quantidade de pigmento que a pele pode produzir, entretanto, depende da composição genética da pessoa.

Quanto maior o teor de melanina na pele, mais escura ela fica. Aqueles com pele mais pigmentada estão mais bem protegidos dos nocivos raios ultravioleta pelo efeito protetor da melanina do que os de pele clara.

No entanto, isso não significa que o banho de sol seja saudável. Porque mesmo que muitas pessoas achem a pele bronzeada bonita, o sol significa estresse para a pele.

Se for exposto à radiação ultravioleta muito intensa, a queimadura solar ocorre em 24 horas. Representa a forma mais comum dos chamados danos de luz aguda.

manchas senis 2

Quem tem mais probabilidade de ter manchas senis?

Quanto mais madura a pessoa fica e quanto mais ela foi exposta à radiação ultravioleta, maior a probabilidade de desenvolver manchas senis. A partir dos 40, tanto homens quanto mulheres tendem a ter isso com mais frequência.

No grupo de pessoas com mais de 60 anos, as manchas são encontradas em quase todas as pessoas. Isso se deve ao fato de que o saldo da “conta UV” da pele descrita acima aumenta com os anos de vida. 

Às vezes, porém, também afeta pessoas mais jovens. Especialmente as pessoas com pele clara apresentam manchas senis com mais frequência do que os tipos de pele escura – mesmo em uma idade mais jovem.

Porque a pele das pessoas de pele clara é mais sensível à luz. Além disso, um estilo de vida pouco saudável, por exemplo, através do fumo ou do álcool, pode afetar negativamente o processo de envelhecimento da pele. A predisposição genética também desempenha um papel.

Gostou de saber mais sobre as manchas senis? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Manchas senis: o que são, como surgem e quais as causas apareceu primeiro em Evi.