Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta

Manchas brancas na pele: o que pode ser? GUIA COMPLETO

As manchas brancas na pele são um fenômeno causado pela incapacidade dos melanócitos em produzir uma quantidade adequada de melanina e, portanto, a parte afetada fica hipopigmentada.

O aparecimento dessas manchas pode ser causado por vários fatores, portanto, é sempre aconselhável entrar em contato com o seu clínico geral que avaliará a necessidade de uma visita do especialista ao dermatologista.

Para ajudar você a entender mais sobre as manchas brancas na pele, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Manchas brancas na pele e outros sintomas

Na maioria dos casos, as manchas brancas na pele ocorrem sem outros sintomas, como coceira, descamação, bolhas ou febre. A ausência de outros sintomas não deve, entretanto, atrasar a consulta ao médico.

O diagnóstico antecipado pode, de fato, favorecer uma resolução rápida do problema.

Dessa forma, no caso de aparecimento de manchas brancas na pele, é necessário ir ao seu médico para obter um diagnóstico antecipado do problema e um possível tratamento a seguir.

Em geral, a presença de manchas brancas na pele não é, entretanto, um sintoma de patologias perigosas ou contagiosas.

As principais causas de manchas brancas na pele

Os fenômenos de hipopigmentação cutânea podem ter múltiplas causas, sendo as principais:

Vamos explorar as principais causas das manchas brancas na pele e seu tratamento.

Vitiligo

O vitiligo é uma patologia que se manifesta por manchas brancas de formato e tamanho irregulares.

Essas manchas podem afetar o rosto, pescoço, braços, mãos e, mais raramente, podem ocorrer perto das unhas, olhos, ânus e genitais.

Causas do Vitiligo

O vitiligo geralmente ocorre durante a juventude e suas causas exatas ainda não são totalmente conhecidas.

Pressupõe-se que a hereditariedade tenha papel fundamental no seu desenvolvimento, assim como essa patologia poderia ser exacerbada pelo estresse e pela presença concomitante de hipertireoidismo , insuficiência adrenal ou anemia por falta de absorção de vitamina B12.

Tratamento de vitiligo

O tratamento visa principalmente reduzir o contraste entre as áreas afetadas pela hipopigmentação e as normais.

Nos casos menos graves, é possível recorrer a vários remédios naturais de fácil obtenção, mesmo em casa, como as compressas à base de azeite e abacate ou à base de óleo de lavanda.

Quando esta patologia se apresentar de forma mais grave, pode ser necessário recorrer às sessões de fototerapia. .

O vitiligo, de fato, pode comprometer o bem-estar psicológico de quem o sofre, causando grandes problemas de autoestima e aceitação da aparência física.

manchas brancas na pele 1

Pitiríase Versicolor

Manchas brancas na pele do pescoço, costas ou tronco também podem ser causadas por Pitiríase Versicolor, uma infecção dérmica não contagiosa, mesmo por contato direto com a pele.

Manifesta-se com o aparecimento gradual de pequenas manchas circulares que, com o tempo, tendem a juntar-se para formar uma área despigmentada muito maior.

Normalmente, essas manchas ocorrem nas costas, tórax, pescoço e braços, mas há casos em que também afetam o rosto.

Causas da Pitiríase Versicolor

A doença é causada por microrganismos fúngicos que normalmente se alojam na pele sem causar qualquer tipo de desconforto.

Existem, no entanto, condições particulares que podem induzir uma proliferação descontrolada desses fungos e, portanto, o aparecimento de manchas brancas.

Entre as situações de risco estão:

Tratamento Versicolor para Pitiríase

O tratamento se dá através do uso de pomadas por 10-15 dias para serem espalhadas na parte afetada. Geralmente, as manchas tendem a desaparecer completamente após alguns meses do final do tratamento.

Pitiríase Alba

Outra causa comum de manchas brancas na pele pode ser Pitiríase Alba, uma condição que afeta principalmente crianças e jovens.

Manifesta-se com manchas que não coçam, caracterizadas por descamação, que afetam principalmente a face e os braços. Durante o verão, há maior frequência de casos desse distúrbio dermatológico.

Causas da Pitiríase Alba

As razões que causam o aparecimento da Pitiríase Alba ainda não foram identificadas com precisão. No entanto, notou-se que tem uma maior incidência maior em peles secas ou afetada por dermatite atópica ou em indivíduos que sofrem de psoríase.

Tratamento para pitiríase alba

A pitiríase Alba desaparece espontaneamente algumas semanas após a sua manifestação, porém, é aconselhável manter a pele sempre bem hidratada e protegê-la do sol com cremes com alto fator de proteção.

Manchas brancas nas unhas

Frequentemente, pode haver manchas brancas nas unhas. Esse fenômeno, chamado leuconíquia, é transversal a todas as faixas etárias e pode ser causado por:

Outra causa comum de manchas brancas nas unhas também é o uso prolongado do esmalte, principalmente quando ele é adicionado à camada existente sem ser totalmente recolocado. Este hábito bastante difundido provoca uma espécie de maceração da camada superficial da unha.

manchas brancas na pele 2

Como cobrir manchas brancas no rosto

De fato, as manchas brancas no rosto, independente da causa, podem ser facilmente cobertas com corretivo e base a serem escolhidos em um tom o mais semelhante possível ao da pele não despigmentada.

Se as manchas são causadas pelo vitiligo, linhas cosméticas para quem sofre desse tipo de problema com um poder de cobertura muito alto, que não se dissolvem com água e suor, estão disponíveis na farmácia.

Gostou de saber mais sobre as manchas brancas na pele? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Manchas brancas na pele: o que pode ser? GUIA COMPLETO apareceu primeiro em Evi.