Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Mãe aos 40: quais as chances, dificuldades e benefícios?

Mãe aos 40: quais as chances, dificuldades e benefícios?

Hoje, muitas mulheres engravidam aos 40 anos ou mesmo pouco depois, quer seja o primeiro filho ou não. Geralmente, ser mãe aos 40 é uma verdadeira alegria!

Embora muitas não tenham problemas para engravidar ou durante a gravidez, esse não é o caso para todas.

Isso porque as mulheres são menos férteis na casa dos 40 do que na dos 30. Dessa forma, engravidar pode levar tempo e a gravidez pode ser mais complicada.

Ao longo desse artigo, vamos ver um pouco mais sobre as chances de ser mãe aos 40 e quais são as dificuldades. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

A vida das mulheres hoje não é a mesma de 30 anos atrás

O tempo dedicado aos estudos está cada vez mais longo e o desejo de se profissionalizar muitas vezes nos leva a adiar a primeira gravidez para depois dos 35 anos.

E, sobretudo, muitas vezes só depois dessa idade é que se atinge a estabilidade necessária para “constituir família”. Enfim, é a partir dos 35 anos que começamos a nos sentir mais maduras e prontas para termos filhos ou filhas.

Os dados confirmam: hoje, a gravidez tardia (após os 35 ou 40 anos) já não é uma raridade. Mas nem todas as mulheres podem esperar: sobretudo porque, a partir dos 35 anos, o relógio biológico começa a soar e a fertilidade depois dos 40 sofre uma queda acentuada.

Quais são minhas chances de engravidar depois dos 40?

Todas as mulheres nascem com um número limitado de óvulos. Esta é a reserva ovariana, que diminui constantemente com o passar dos anos.

Se o estado de fertilidade e a qualidade dos ovócitos dependem das mulheres, a fertilidade geralmente diminui após 40 anos e a qualidade dos ovócitos também é inferior.

Com isso, aos 40, as chances de concepção caem para 5-6% por ciclo em comparação com 25% aos 25 e 12% aos 35.

mae aos 40 1

Mas, como ser mãe aos 40?

Se você está planejando ter um bebê na casa dos 40 anos, é aconselhável consultar o seu médico para um checkup, especialmente se você estiver acima do peso ou tiver diabetes.

Para aumentar suas chances de engravidar, você pode preparar seu corpo para a gravidez, prestando atenção ao seu estilo de vida.

Manter uma dieta saudável e balanceada, praticar esportes, parar de fumar e limitar o consumo de álcool funciona para todas as mulheres que buscam engravidar, especialmente aquelas com 40 anos ou mais.

Se você está tendo problemas para engravidar, pode ser hora de considerar outras opções, incluindo a fertilização in vitro (FIV).

Esta técnica de procriação medicamente assistida envolve fertilizar um ou mais óvulos com esperma em um laboratório. Dependendo de sua fertilidade e da condição de seus óvulos, seu especialista pode recomendar a fertilização in vitro com doação de óvulos.

Aqui estão duas dicas para quem deseja ser mãe aos 40:

Fale com o seu ginecologista.

Você já tenta há alguns meses, mas ainda não consegue engravidar? Bem, é hora de falar com seu ginecologista.

Se ele te acompanha há anos, saberá sua “história” ginecológica: se você teve alguma patologia, tomou pílula, fez balanço hormonal. Com ele, portanto, você pode falar abertamente sobre seu projeto de maternidade.

Faça uma dosagem hormonal para fazer um balanço da fertilidade

Depois dos 40, a maternidade precisa ser acompanhada de perto. Se dentro de 6 meses você ainda não conseguiu engravidar, o seu ginecologista irá aconselhá-la a consultar um especialista em fertilidade para não perder um tempo precioso.

O especialista prescreverá uma série de testes destinados a medir a sua capacidade ovulatória e o número de folículos nos seus ovários. Seu parceiro deverá realizar um espermiograma para avaliar sua fertilidade.

O balanço é satisfatório? Nesse caso, o seu médico irá alertá-la para continuar a tentar engravidar por mais alguns meses. Se o equilíbrio estiver ruim, entretanto, ele mostrará os métodos para remediar o declínio da fertilidade.

Quais são os riscos associados à gravidez após os 40?

As complicações relacionadas à gravidez são mais comuns após os 40 anos. Felizmente, como as mulheres geralmente são monitoradas cuidadosamente, a maioria das gestações tardias vai bem.

Um dos riscos mais comuns é o diabetes gestacional, especialmente em mulheres com sobrepeso. Mulheres com 40 anos ou mais também têm duas a três vezes mais chances de ter hipertensão durante a gravidez. O risco de aborto espontâneo também é alto: 20% aos 40 e 53% aos 45.

A taxa de anomalias cromossômicas que podem causar a síndrome de Down também é alta: o risco é de 1 em 100 após 40 anos (em comparação com 1 em 2.000 em 25 anos).

Mulheres com mais de 40 anos também têm maior probabilidade de dar à luz bebês prematuros, e o número de cesarianas durante o parto é duas vezes maior.

mae aos 40 2

Ser mãe aos 40: quais são os benefícios?

Costumamos falar sobre os riscos de uma gravidez tardia, mas ter um bebê depois dos 40 também tem seus benefícios.

De fato, a primeira e mais óbvia é esperar até que você esteja pronta para ter um bebê. Nessa idade, você está mais realizada, mais madura, confiante e, em geral, mais confortável financeiramente.

Com seus poucos anos adicionais de experiência de vida, você é responsável e capaz de tomar as melhores decisões para seu filho.

De fato, as mães com mais de 40 anos também tiveram tempo para viajar e focar na carreira, por exemplo. Em suma, estão prontas para oferecer ao seu bebê um ambiente estável e reconfortante, um ninho aconchegante ideal para que ele possa crescer feliz e saudável!

Além disso, um estudo dinamarquês descobriu que crianças nascidas de mães mais velhas eram menos propensas a ter problemas emocionais ou comportamentais e tinham melhor aprendizado da linguagem.

Gostou de saber mais sobre as chances e dificuldades de ser mãe aos 40? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Mãe aos 40: quais as chances, dificuldades e benefícios? apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você

LANÇAMENTO

Sérum Iluminador Facial

R$ 134,90