Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Hidratante facial caseiro: saiba como fazer o seu!

De fato, ao contrário do que se possa pensar, preparar o seu hidratante facial caseiro não é nada complicado!

Além disso, você pode personalizá-lo à vontade graças aos óleos vegetais e essenciais, para desenvolver sua própria receita.

Ao longo desse artigo, eu listamos dicas para que você possa fazer o seu hidratante facial caseiro. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é um hidratante?

Primeiro, vamos nos concentrar no que é hidratação, pois ela não deve ser confundido com nutrição! Frequentemente, há confusão entre esses dois aspectos.

Em cosméticos, a hidratação é o suprimento de água, enquanto a nutrição é o suprimento de gordura. Embora um creme normalmente tenha o objetivo de hidratar, ele nem sempre será nutritivo.

Para explicar tudo isso para você, vamos dar uma olhada mais de perto em como nossa pele é feita.

Nas camadas superiores da epiderme está nosso filme hidro lipídico. É uma barreira protetora que é, na base, um equilíbrio perfeito entre água e gordura.

A sua principal função é prevenir a evaporação da água presente na nossa pele para manter essa harmonia e, assim, proteger- nos.

Toda pele precisa shidratação, em maior ou menor quantidade. Porém, dependendo de suas características (tipos ou aspectos de pele), ela não requer nutrição o tempo todo! A escolha do seu hidratante deve, portanto, ser feita de acordo.

Mas, por que hidratar a pele?

Antes de aprender como fazer o seu hidratante facial caseiro, é importante que você se pergunte “por que eu quero um hidratante?”.

Talvez você não saiba realmente o porquê e sua decisão seja motivada, principalmente, pelos comerciais que você vê na TV e nas redes sociais.

Hidratar a pele é como hidratar o corpo. Da mesma forma que você precisa beber água, sua pele também precisa de hidratação regularmente.

Então, é claro, ter uma pele “bonita” não é uma necessidade vital (inclusive, é bastante subjetiva), mas, pessoalmente, sempre me deixa feliz ver a textura da minha pele lisa e sedosa.

Dar à sua pele o que ela precisa pode contribuir com sua aparência e saúde no longo prazo. Pode ser água (hidratação), “gordura” (nutrição) ou outros ingredientes ativos para tratar problemas de pele.

Mas tenha em mente que o que você aplica em seu rosto não é o único fator que influencia o estado de sua pele.

Alimentos, poluição, hormônios e, em geral, o metabolismo interno também são fatores decisivos.

Chega de enrolação, vou lhe ensinar agora como fazer o seu hidratante facial caseiro.

hidratante facial caseiro 1

Receita para fazer o seu hidratante facial caseiro

É fácil fazer um hidratante facial caseiro para todos os tipos de pele! A manteiga de karité é a base hidratante desta receita e também possui propriedades antioxidantes, suavizantes, calmantes e restauradoras.

O óleo de cenoura, além de hidratar peles sensíveis, também traz um leve bronzeado natural ao longo das aplicações. O amido vai matificar o todo e a vitamina E é útil para manter a fórmula.

Ingredientes

Como fazer?

Primeiramente, coloque a manteiga de karité e o óleo de coco em um recipiente resistente ao calor e derreta em banho-maria.

 Em seguida, retire a panela do fogo e acrescente a vitamina E. Misture rapidamente.

Deixe esfriar e leve à geladeira por dez minutos. Em seguida, bata a mistura na batedeira por uns 6 minutos. Você deve obter uma consistência de chantilly, ligeiramente grossa.

Adicione o amido, óleo de cenoura (ou outro óleo vegetal). Bata novamente com a batedeira. Em seguida, transfira o creme resultante para uma pequena jarra de vidro hermética.

Dicas e conselhos de uso

Você pode, dependendo do seu tipo de pele, adaptar os óleos vegetais presentes nesta receita. O óleo de avelã ou jojoba serão perfeitos para combinação para pele oleosa, enquanto o óleo de cenoura, de abacate ou de amêndoa são ideias para hidratar a pele seca.

Contudo, antes de usar, teste em seu cotovelo antes de aplicar seu hidratante facial caseiro no rosto. Não use óleo essencial se sua pele for muito sensível.

Este hidratante facial caseiro pode ser guardado por cerca de 6 meses à temperatura ambiente (não coloque no frigorífico ou o óleo de coco pode solidificar) e protegido do calor e da luz.

O amido ajuda a matificar o creme. Contudo, você pode dosá-lo conforme o resultado desejado: se achar o creme muito gorduroso, acrescente mais.

Este hidratante facial caseiro não precisa ser usado somente durante o dia! Antes de se deitar, você pode aplicar uma pequena quantidade no rosto, pescoço e decote para uma pele aveludada ao acordar!

hidratante facial caseiro 2

Conclusão

Agora, você já sabe como fazer um excelente hidratante facial caseiro para usar no seu dia a dia.

Lembre-se sempre da importância de usar esse produto regularmente. Sua pele agradecerá à longo prazo.

Gostou de saber mais sobre como fazer o seu hidratante facial caseiro? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Hidratante facial caseiro: saiba como fazer o seu! apareceu primeiro em Evi.