Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Hidratação corporal: tudo o que você precisa saber!

Hidratação corporal: tudo o que você precisa saber!

A hidratação corporal é fundamental para manter a pele saudável. Contudo, muitas mulheres ainda a subestimam isso.

Para ajudar você a entender mais sobre a importância da hidratação corporal, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

A importância da hidratação corporal

Para entender a importância da hidratação corporal, é necessário conhecer sua estrutura e função como o maior órgão de todo o corpo humano.

A pele é composta por cerca de 70% de água e os 30% restantes de proteínas, gorduras, minerais e outras substâncias.

A sua função é, principalmente, protetora. Como barreira, atua contra as agressões de agentes externos, microrganismos e substâncias nocivas.

Apesar de ser uma verdadeira tela protetora, a pele não isola completamente o organismo, mas atua como um filtro permeável para permitir a troca de calor com o exterior, mantendo o equilíbrio hidrolipídico adequado.

Na verdade, a camada protetora da pele é composta principalmente de sebo e seu pH ácido com propriedades:

  • Antioxidantes para proteger a pele da oxidação e dos radicais livres;
  • Repelente à água para proteger a pele de quaisquer agressores;
  • Antibacteriano para inibir o crescimento de fungos e bactérias;
  • Defensivo à queratina, uma proteína fibrosa que requer um ambiente ácido.

De fato, a água é um elemento indispensável para o bem-estar e a manutenção de suas funções protetoras.

Muitas vezes, porém, os hábitos, os agentes estressantes ou a simples predisposição à desidratação da pele comprometem o papel fisiológico defensivo das substâncias exógenas e da perda excessiva de água.

Por isso, a hidratação corporal é essencial para a saúde de todo o organismo.

Mas o que significa hidratação?

Nossa pele é composta por várias camadas que compreendem a derme e a epiderme. A derme é um tecido conjuntivo vascularizado. A epiderme, por outro lado, é hidratada pela penetração de água da derme subjacente.

Dentro das diferentes camadas da pele, a água segue um trajeto que da corrente sanguínea chega à derme, se espalhando para as camadas superiores da epiderme que têm a função de hidratar a pele.

Em suma, cada camada de pele coopera para reter água nas camadas superiores da pele, formando uma película aquosa definida como um manto ácido composto de uma mistura de substâncias lipofílicas e solúveis em água. Este filme de superfície específico é dividido em duas partes:

  • O filme lipídico de superfície;
  • O fator de hidratação natural

De fato, este último é composto por substâncias não lipídicas presentes na superfície da epiderme.

Finalmente, o caminho feito pela água entre as células nas diferentes camadas da epiderme também depende de proteínas específicas chamadas aquaporinas.

Cada tipo de pele tem seu fator de hidratação específico, portanto, necessidades de hidratação diferentes. Agora vamos ver como hidratar a pele adequadamente com base no tipo de nutrientes e na pele.

hidratacao corporal 1

Como nutrir a pele corretamente?

De fato, o equilíbrio entre a perda de fluidos e a introdução de água é mantido pelo corpo graças à capacidade das camadas da pele em absorver água da atmosfera circundante, alimentos e produtos para a pele.

Por esse motivo, a hidratação adequada depende de um conjunto de fatores:

  • Tome a quantidade certa de água durante o dia;
  • Adotar uma dieta correta rica em frutas e vegetais;
  • Use produtos de limpeza e cosméticos hidratantes e protetores.

Como escolher um creme para a pele que auxilie na hidratação? Com base nos princípios ativos contidos nos produtos é possível avaliar o quão completos e eficazes são para a pele do corpo e do rosto.

As principais características que um creme não pode dispensar são:

  • Hidratantes, com a função de reter água na epiderme;
  • Agentes anti-desidratantes, capazes de criar uma barreira contra a perda de líquidos que ocorre por evaporação;
  • Emolientes, com o objetivo de tornar a pele macia e suave ao toque.

De fato, muitas vezes acredita-se que apenas a pele seca precisa ser hidratada. Na realidade, todos os tipos de pele só são saudáveis ​​se bem hidratados.

Vejamos agora dois tipos de pele opostos para mostrar como os dois precisam ser cuidados por meio de uma hidratação corporal adequada.

Como hidratar a pele seca?

De fato, a desidratação e a baixa produção de sebo são os fenômenos mais comuns que afetam a pele seca. Frequentemente, eles podem ocorrer separadamente ou simultaneamente. A pele fina e enrugada, caracterizada por fissuras frequentes, é geralmente a pele desidratada.

Os produtos mais eficazes para este tipo de pele são compostos de amaciamento, emoliente e não agressivos. Substâncias tais como aloe vera.

De fato, uma pele que gera pouco sebo, apresenta-se delicada e frágil, opaca e hipersensível a agentes externos. Dessa forma, o que ela precisa são substâncias capazes de reestruturar o manto lipídico com tratamentos restauradores de sebo, como o extrato de alecrim.

hidratacao corporal 2

Como hidratar a pele oleosa?

Em suma, cuidar da pele oleosa começa com a hidratação e não, como muitos pensam, com limpezas e esfoliações frequentes da pele. Na verdade, um excesso de limpeza afeta a película hidrolipídica da epiderme, comprometendo sua eficácia protetora natural.

De fato, esfoliantes muito frequentes e produtos com um poder de limpeza muito agressivo tendem a evaporar a água presente nas camadas superficiais da pele devido às lesões causadas ao filme hidrolipídico.

É por isso que, embora a pele pareça cada vez mais oleosa, também está profundamente desidratada. Por isso, é necessário usar os cosméticos certos com moderação e escolher produtos leves com propriedades hidratantes e sebáceas, como ácido hialurônico e óleo de semente de uva.

Gostou de saber mais sobre a hidratação corporal? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Hidratação corporal: tudo o que você precisa saber! apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você