Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Exercícios para menopausa: conheça os mais recomendados!

Exercícios para menopausa: conheça os mais recomendados!

Com o aumento da expectativa de vida, uma mulher na menopausa, com uma média de cinquenta anos, pode se considerar uma jovem em muitos aspectos. Contudo, fazer exercícios para menopausa pode auxiliar ainda mais nesse período.

Para ajudar você a entender mais sobre os exercícios para menopausa, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Movimento, diversão e saúde

Aos 50, o estilo de vida que adotamos determinou nosso estado de saúde em grande parte. Independentemente de doenças e estrutura genética, fatores como nutrição e atividade física nos levaram a ser o que somos.

De fato, a mulher que pratica atividade física regularmente e sem exageros desde menina, certamente tem mais chances de ter preservado a excelente funcionalidade dos sistemas cardiocirculatório, respiratório, musculoesquelético.

Os órgãos e sistemas mudam com a chegada da menopausa e se não estiverem fisiologicamente aptos, mais provavelmente em uma mulher sedentária, podem diminuir suas funções mais do que o natural neste novo estado da mulher.

Vale lembrar que os exercícios para menopausa não significam apenas esporte, mas também dançar, fazer longas caminhadas ou andar de bicicleta, hidroginástica, pilates, entre muitos outros.

Mesmo quem tem uma vida ativa pelo trabalho ou porque se locomove a pé ou de bicicleta, usa escada em vez de elevador etc., deve planejar um treinamento periódico contínuo e constante.

O treino ideal para combater os sintomas da menopausa, mas também para ganhar saúde em geral, inclui tanto a atividade aeróbica como os exercícios de fortalecimento muscular.

Contudo, você entenderá mais sobre isso durante esse artigo…

O quê e quanta atividade física fazer?

Atividade aeróbia

Se ser dinâmica ajuda a aliviar os sintomas da menopausa e a manter a saúde, dedicar algum tempo à atividade física ou ao esporte deixará a mulher na menopausa mais saudável. A atividade principal deve ser aeróbia, ou seja, aquela que requer baixa intensidade e longa duração.

Essas atividades podem ser andar, correr ou andar de bicicleta. Contudo, é melhor se praticado em espaços abertos no meio da natureza, mesmo que você obtenha os mesmos benefícios em casa ou na academia.

Uma boa meta é um treino de não menos que 2-3 horas por semana com duração de pelo menos 40 minutos contínuos para cada sessão.

A intensidade deve ser moderada, portanto proporcional ao condicionamento de cada um, fazendo um pequeno esforço, mas sem ficar sem fôlego.

exercicios para menopausa 1

Atividade anaeróbica

A massa muscular é essencial não só para o seu funcionamento mecânico, mas também para o bom funcionamento do metabolismo e para a sustentação do esqueleto. Os exercícios de fortalecimento muscular aumentam a força, a resistência e mantêm os músculos tonificados.

Esses exercícios não precisam ser uma verdadeira atividade anaeróbica, ou seja, potência e curta duração que sujeita a um esforço intenso, mas envolver os músculos mais do que a atividade aeróbica.

Essas atividades podem ser exercícios de peso corporal que envolvem o levantamento de parte do corpo por várias repetições. Também pode ser praticado o levantamento de peso com ferramentas ou máquinas que estressam as várias áreas musculares.

Conforme mencionado, a intensidade e a duração devem ser proporcionais às habilidades individuais e constantes ao longo do tempo.

A mulher que faz poucos exercícios sentirá rapidamente os benefícios da atividade física, mas após 3 meses consecutivos, ela experimentará mudanças positivas no corpo e um bem-estar que nunca experimentou antes.

Os benefícios dos exercícios para menopausa

1) Prevenção

  • Reduz o risco de desenvolver alguns tipos de câncer.
  • Previne o aparecimento e ajuda a controlar a pressão arterial elevada (hipertensão).
  • Promove a regularização do nível de açúcar no sangue (glicemia), reduzindo assim o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
  • Ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) em benefício do colesterol bom (HDL), reduzindo assim o risco de ataque cardíaco e doenças cardíacas, que aumentam com a menopausa.
  • Previne o aparecimento de osteoporose e ajuda a controlar a doença.
  • Diminui o risco de sobrepeso e obesidade devido à diminuição da função metabólica.

2) Bem-estar físico

  • Fortalece o sistema muscular e esquelético e, consequentemente, diminui a perda fisiológica de massa muscular e óssea, além de melhorar a mobilidade articular.
  • Fortalece a capacidade respiratória e a consequente oxigenação do sangue.
  • Previne o aparecimento de dores na coluna, especialmente na região lombar.
  • Aumenta o gasto calórico, promovendo a perda de peso, e consequentemente reduz o cansaço e aumenta a agilidade.
  • Melhora o aspecto físico, graças à ação modeladora devido à tonificação dos músculos e à perda de tecido adiposo.

3) Bem-estar mental

  • Tem um efeito positivo no humor, reduzindo os sintomas de ansiedade, estresse, fome nervosa e depressão graças à produção de endorfinas, as chamadas “hormonas da felicidade” que induzem uma sensação de tranquilidade, relaxamento e bem-estar generalizado.
  • Melhora as habilidades cognitivas: raciocínio, memória e perspicácia, diminui o risco de doenças que afetam o sistema nervoso.
exercicios para menopausa 2

Conclusão

Depois de visualizar todos esses benefícios dos exercícios para menopausa, você certamente consegue entender a importância de praticar atividades físicas antes, durante e após a menopausa.

Se você deseja viver esse momento de sua vida da melhor maneira possível, é essencial aliar uma alimentação saudável com a prática de exercícios físicos, como mencionado acima.

Contudo, se você nunca praticou nenhum exercício ou está acima do peso, considere seguir o conselho de um médico. Isso porque, você tem que cuidar com a quantidade de peso e intensidade que um exercício exige de você.

Gostou de saber mais sobre os exercícios para menopausa? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Exercícios para menopausa: conheça os mais recomendados! apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você