Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Esfoliante para o rosto: tudo o que você precisa saber!

Esfoliante para o rosto: tudo o que você precisa saber!

O esfoliante para o rosto, também chamado de peeling, remove as células mortas da pele, suaviza as linhas de expressão e evoca uma tez radiante no rosto.

De fato, o esfoliante para o rosto é um dos itens básicos de beleza no banheiro, junto com o creme e o limpador facial.

Mas qual é o melhor? Nesse artigo, eu apresentarei os métodos mais importantes e explicarei qual esfoliante facial funciona perfeitamente com o seu tipo de pele.

Qual esfoliante para o rosto é adequado para qual tipo de pele?

1. Peeling químico 

Adequado para pele normal a manchada, oleosa, pele madura ou tez irregular

Os peelings químicos são considerados um tratamento particularmente eficaz, pois podem penetrar nas camadas mais profundas da pele e aí desenvolver seu efeito positivo. Eles estimulam a produção de colágeno e, portanto, têm um efeito antienvelhecimento de longo prazo na pele.

Além disso, as células mortas são removidas com a ajuda da reação química do peeling e a pele rosada sob ela sai novamente.

Cicatrizes (acne) e manchas senis também podem ser suavemente iluminadas por peeling químico. Em resumo, a tez melhora rapidamente com o tratamento e fica mais uniforme no geral.

Os ingredientes ativos do peeling químico

De fato, o peeling químico deve seu efeito de esfoliação aos agentes ácidos que contém. Quanto maior a proporção, mais intensamente o rosto é cuidado.

Concentrações mais altas (de 30 por cento) são usadas apenas para tratamento profissional, enquanto os produtos de peeling para uso doméstico são muito mais baixos em doses (até dez por cento).

Eles geralmente contêm os seguintes ingredientes:    

  • Ingrediente ativo 1: alfa-hidroxiácidos (AHA)

Estes incluem ácidos de frutas, ácidos glicólico, láctico e mandélico. Os peelings AHA também são adequados para pele seca, pois ajudam a reter a umidade e promover um brilho de orvalho. 

  • Ingrediente ativo 2: beta-hidroxiácidos (BHA)

Os peelings BHA contêm ácido salicílico. É particularmente adequado para peles com manchas, pois tem um efeito anti-inflamatório e remove completamente o excesso de sebo e resíduos de maquiagem dos poros.

2. Peeling mecânico

Adequado para pele normal a manchada

De fato, este cuidado é provavelmente a forma mais popular de peeling. Pode ser usado em todo o corpo. São produtos em gel ou creme que contêm pequenas partículas abrasivas.

Se você esfregar em movimentos circulares no rosto, a pele morta é removida e a microcirculação da pele é estimulada. De fato, eles são super fáceis de usar e fornecem resultados rápidos. 

Na hora de comprar preste atenção aos ingredientes. Isso porque, alguns esfoliante para o rosto mecânicos contêm micropartículas plásticas que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde.

Produtos com partículas de casca natural, como grãos de damasco ou areia de quartzo, são uma alternativa mais sustentável.  

3. Peeling de enzima 

Indicado para pele sensível a pele seca

De fato, o cuidado com as enzimas tem um efeito peeling muito leve. Isso o torna o peeling perfeito para peles sensíveis.

O ingrediente básico é formado por enzimas (do mamão ou do abacaxi, por exemplo) que quebram as proteínas da camada superior da pele e, assim, destacam as células mortas.

O peeling superficial também limpa profundamente e, com o uso regular, garante uma pele bonita e refinada.

4. Faça seu próprio esfoliante para o rosto

Adequado para todos os tipos de pele

Há uma variedade de receitas para esfoliantes do tipo faça você mesma. Abaixo, você verá diversas receitas que irão lhe ajudar nesse processo de criação.

Antes de aplicar o esfoliante para o rosto, a pele do rosto deve ser limpa com uma loção de limpeza e levemente umedecida com água morna. Isso faz com que os poros se abram e possam ser melhor limpos.

Ao aplicar a máscara esfoliante deve-se sempre evitar os olhos e a boca. Além disso, use uma faixa para a cabeça para evitar que a máscara caia no cabelo.

Vamos às receitas:

Esfoliante de azeite e açúcar

De fato, este esfoliante é perfeito para peles secas e normais. Misture três a cinco colheres de açúcar com azeite (apenas o suficiente) e mexa bem para formar uma pasta espessa. Aplicar no rosto, esfregar, deixar agir por alguns minutos e enxaguar abundantemente com água morna.

Esfoliante de casca de laranja

Deixe a casca da laranja secar ao sol e depois triture no liquidificador. Misture 3 colheres de sopa de iogurte, 1 colher de sopa de aveia e 2 colheres de sopa de casca de laranja ralada, aplique a mistura no rosto e massageie por alguns minutos.

Você também pode usar o peeling como máscara se deixá-lo por cerca de 15 minutos. Os ácidos da fruta da casca da laranja fazem maravilhas e fazem com que a pele morta se descasque.

Esfoliante de iogurte e amêndoas

Este esfoliante é adequado para todos os tipos de pele. Além disso, é um remédio eficaz no combate às espinhas. Misture 3 colheres de sopa de iogurte com 3 colheres de sopa de amêndoas moídas e 1 colher de chá de mel.

Aplique a pasta espessa, deixe agir por alguns minutos e enxague bem.

Esfoliante de bicarbonato de sódio para pele oleosa

O bicarbonato de sódio é perfeito como ingrediente para peelings faciais suaves. Misture o bicarbonato de sódio em pó com água morna para fazer uma pasta grossa.

Massaje suavemente na pele com movimentos circulares, especialmente em locais escondidos como a ponte do nariz e a dobra do queixo.

Se esse esfoliante para o rosto for muito grosso para a sua pele, você pode adicionar um pouco de loção de limpeza para tornar a massa mais lisa.

Esfoliante de argila e camomila

Esta receita de peeling foi desenvolvida especialmente para peles com manchas. Ferva o chá de camomila e deixe esfriar. Misture 5-6 colheres de chá com 3 colheres de sopa de terra curativa (argila) e mexa bem.

Aplique a pasta lisa no rosto e deixe por alguns minutos. Assim que secar, esfregue com uma toalha úmida e enxágue o restante com água.

Esfoliante de casca de limão e sal

O limão é anti-inflamatório, enquanto o sal remove as células mortas da pele. O peeling de limão e sal é, portanto, adequado para pele manchada ou contra espinhas.

Misture uma colher de chá de sal e alguns esguichos de suco de limão em uma tigela. Espalhe a pasta quebradiça no rosto bem limpo com um pincel ou algodão.

Deixe por 10 minutos e lave com água morna. Certifique-se de não esquecer de passar seu hidratante depois de cada peeling.

Uso do esfoliante para o rosto: como limpar sua pele adequadamente

De fato, aqui está um passo a passo de como você deve fazer para usar o esfoliante para o rosto da maneira correta:

  • Em primeiro lugar, deve-se amarrar os cabelos em uma fita ou toalha para evitar que os cabelos caiam no rosto durante a esfoliação.
  • Em seguida, pegue uma toalha pequena e coloque-a em água morna ou quente e, em seguida, no rosto por dois a três minutos. Isso permite que os poros se abram e o peeling possa funcionar melhor.
  • Aplique um limpador facial e enxague abundantemente com água morna para que sua pele fique bem limpa.
  • Agora vem o peeling: peelings faciais com partículas e enzimas são primeiro ensaboados nas mãos com um pouco de água morna.
  • Massageie o peeling no rosto limpo em movimentos circulares e deixe agir por um breve momento.
  • Em seguida, enxague bem o rosto com água morna.

Dica: Os peelings de ácido são semelhantes ao uso de máscara facial. Aplique uma pequena quantidade na pele, deixe por cerca de dez minutos e enxágue com água morna.

Esfoliação facial: com que frequência usar?

De fato, quanto mais gentil for o cuidado, mais frequentemente ele pode ser usado. Peelings químicos mais fortes são aplicados apenas uma ou duas vezes por ano (os que possuem mais de 30% de concentração e, portanto, são extremamente fortes).

Use também peelings faciais mecânicos com moderação: se você os usar com muita frequência, a pele pode danificar, ressecar e acelerar o processo de envelhecimento.  

Esfoliante facial: quando usar?

Depende da força do peeling: Você pode usar peeling feito em casa com ingredientes naturais como a receita de azeite e açúcar a qualquer momento.

Com peelings mais fortes, o tempo desempenha um papel importante, pois o efeito peeling da modalidade química, por exemplo, torna a pele mais sensível aos raios UV. Portanto, você deve fazer isso à noite, dê preferência.

Qual creme depois do peeling facial?

Após o peeling, recomenda-se aplicar um hidratante leve. Após peelings mais fortes, que tornam a pele mais sensível aos raios UV, deve-se definitivamente usar proteção UV com alto fator de proteção solar.  

Conclusão

De fato, passar o esfoliante para o rosto é uma etapa crucial na sua rotina de cuidados. Contudo, como você pode ver, é preciso que você escolha a forma certa de aplicar.

De fato, com as receitas caseiras que forneci aqui, você terá diversos esfoliantes para testar e adaptar ao seu tipo de pele.

Gostou de saber mais sobre o esfoliante para o rosto? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Esfoliante para o rosto: tudo o que você precisa saber! apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você

LANÇAMENTO

Sérum Iluminador Facial

R$ 121,40