Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Esfoliante caseiro: 10 receitas para fazer em casa!

De fato, nossa pele se renova a cada 28 dias. No processo, novas células da pele são trazidas das profundezas para a superfície, e velhos flocos de pele caem. No entanto, nem sempre conseguimos renovar completamente as células mortas da pele. Dessa forma, um esfoliante caseiro pode ajudar.

De fato, as partículas abrasivas neles contidos removem suavemente as células mortas da pele e limpam os poros novamente. Isso ajuda a regenerar a pele.

Além disso, os outros ingredientes nutrem e vitalizam para que a pele já não pareça pálida depois de “descascada”, mas brilhe.

Ao longo desse artigo, você irá entender mais sobre a importância do esfoliante caseiro, bem como diversas receitas para fazer em casa. Confira!

Com que frequência é bom esfoliar a pele?

Basicamente, não exagere! A cada esfoliação, uma pequena parte da camada córnea é removida. Se você fizer com muita frequência, isso enfraquece a barreira protetora natural. Dessa forma, é melhor seguir as seguintes diretrizes:

De fato, uma esfoliação torna a pele mais sensível à luz por um curto período de tempo. Portanto, a hora ideal para fazer isso é à noite. De fato, a pele tem tempo suficiente para se recuperar durante a noite. Dessa forma, você começa o novo dia com uma tez radiante.

Faça você mesma um esfoliante caseiro: quase nenhum esforço e ótimo efeito

Quer fazer um esfoliante caseiro sozinha? Nada mais fácil do que isso: Tudo que você precisa são produtos naturais.

De fato, como regra, um esfoliante caseiro consiste em duas partes. A primeira parte consiste em ingredientes que agem como partículas abrasivas, como açúcar, sal ou café. Seu trabalho é remover suavemente a pele morta.

Além disso, um esfoliante caseiro sempre contém pelo menos um ingrediente que cuida da pele.

Importante: os ingredientes do esfoliante caseiro devem ser sempre adequados ao respectivo tipo de pele. Apenas a combinação certa faz a tez brilhar e faz a pele ficar mais saudável e suave ao toque.

10 melhores receitas de esfoliante caseiro

Abaixo, você encontrará as melhores receitas de esfoliante caseiro. Elas estão indicadas com o tipo de pele, por isso, não se esqueça de verificar.

Esfoliante de azeite e açúcar para pele seca

Para a esfoliação de azeite e açúcar, misture duas colheres de sopa de azeite e uma colher de açúcar.

A melhor forma de distribuir a massa pelo corpo é no banho em movimentos circulares. Aplique a pasta com mais generosidade nas áreas que são mais propensas a cornificação, como calcanhares, joelhos e cotovelos.

Em seguida, deixe o esfoliante caseiro por alguns minutos, depois lave com água morna e seque a pele seca com uma toalha macia.

Graças ao efeito hidratante do azeite de oliva, não é necessário o uso de loção corporal com este esfoliante faça você mesmo.

Esfoliante de azeite e açúcar para pés e lábios macios

Se você quiser fazer um esfoliante caseiro de pé, esta mistura também é muito adequada. Use-o para esfregar bem a sola de cada pé.

Você também pode usar a massa para um esfoliante labial caseiro. Para fazer isso, adicione um pouco de mel.

Dessa forma, se você precisa apenas do esfoliante para os lábios, o melhor é misturar uma colher de chá de mel, uma colher de chá de açúcar e duas colheres de chá de azeite de oliva.

Além disso, se você usar sal de grão grosso em vez de açúcar, obterá um efeito de esfoliante mais intenso. Mas tome cuidado: nem toda pele pode suportar.

esfoliante caseiro 1

Esfoliante de café para pele seca e celulite

Cinco colheres de sopa de pó de café acabado de fazer misturado com óleo de coco formam  uma pasta perfumada. Se você massagear a pele úmida em movimentos circulares após o banho, deixe-a por alguns minutos e enxágue com bastante água, pois faz maravilhas.

Isso porque a cafeína não apenas nos acorda, ela também nos desidrata (ajuda na retenção de água), estimula a circulação sanguínea e aperta a pele porque estimula uma enzima que divide a gordura. O descascamento do café atua até no combate à celulite.

O óleo de coco torna a sua pele particularmente macia e flexível. Você também não precisa usar loção corporal após esse esfoliante caseiro.

Esfoliante de terra e chá de camomila para pele oleosa

De fato, um esfoliante caseiro feito de terra e uma xícara de chá de camomila morna é uma ótima maneira de tratar espinhas e pele oleosa.

Você deve deixar este esfoliante por cerca de 15 minutos depois de aplicá-lo no rosto em movimentos circulares. Se a massa começar a secar, deve-se retirá-la com água morna e depois aplicar um creme hidratante.

Esfoliante de manteiga, mel e açúcar contra manchas na pele

Você pode fazer uma esfoliação facial misturando duas colheres de sopa de manteiga, uma colher de chá de mel e uma colher de açúcar.

O açúcar remove as células mortas da pele, o ácido láctico da manteiga hidrata a pele e o mel tem um efeito clarificador e calmante, ajudando a lidar com as manchas no rosto, por exemplo.

Esfoliante de iogurte, mel e farelo de amêndoa para peles sensíveis

O que parece um belo café da manhã é especialmente bom para peles sensíveis: para um esfoliante caseiro facial suave, misture três colheres de sopa de iogurte com uma colher de chá de mel e duas colheres de sopa de farelo de amêndoa.

Você aplica essa mistura na pele limpa e massageia por três minutos. Em seguida, lave todo o rosto com água morna.

Esfoliante de banana e mamão: a mistura tropical para pele seca

Com a ajuda de um mixer ou de uma batedeira, você pode fazer um esfoliante caseiro super fácil de 100 gramas da polpa de um mamão maduro, 50 gramas de banana e uma colher de chá de mel.

Aplicar essa mistura de frutas no rosto, massagear brevemente, deixar por seis minutos e enxaguar com água morna.

Este esfoliante facial é perfeitamente adequado para pele seca porque os flocos velhos da pele são removidos aqui usando enzimas (por exemplo, papaína).

O efeito de esfoliação é baseado em substâncias químicas naturais da fruta e não em produtos abrasivos, que podem irritar ou ressecar a pele do rosto.

Esfoliante de limão e sal para pele inflamada

Não poderia ser mais fácil: para esse esfoliante faça você mesmo, misture uma colher de chá de sal com alguns esguichos de suco de limão para formar uma massa quebradiça. Aplique a mistura no rosto com um algodão ou pincel.

Os efeitos anti-inflamatórios do limão se revelam melhor se você limpar bem o rosto de antemão e deixar o limão e o sal trabalharem por dez minutos. Com isso, você declara guerra às espinhas.

Esfoliante de iogurte e laranja para pele seca

Se você misturar três colheres de sopa de iogurte, uma colher de sopa de farinha de aveia e duas colheres de sopa de casca de laranja esmagada, você pode fazer um esfoliante para o seu rosto em um minuto.

Massageie suavemente a massa com movimentos circulares e remova-a após 15 minutos.

Esfoliante caseiro de água e bicarbonato de sódio para pele oleosa

Você pode fazer isso sozinha misturando bicarbonato de sódio em pó com água morna para fazer uma pasta grossa. Massageie a pasta suavemente na pele com movimentos circulares.

Se o bicarbonato de sódio parecer muito arenoso, você pode adicionar mais um pouco de loção de limpeza à pasta. Isso torna a massa mais lisa.

esfoliante caseiro 2

Dicas práticas úteis na hora de usar um esfoliante caseiro

Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis na hora da preparação e na utilização do seu esfoliante feito em casa.

De fato, vale lembrar novamente que a esfoliação com muita frequência tem um efeito negativo na pele.

Isso porque a rápida produção de novas células as estressa e acelera o processo de envelhecimento da pele. Dessa forma, você nunca deve esfoliar a pele saudável e normal mais de uma ou duas vezes por semana.

Gostou de saber mais sobre como fazer um esfoliante caseiro? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Bem estar e autocuidado na sua caixa de entrada.

O post Esfoliante caseiro: 10 receitas para fazer em casa! apareceu primeiro em Evi.