Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Envelhecimento saudável: tudo o que você precisa saber!

Envelhecimento saudável: tudo o que você precisa saber!

O tempo flui apenas em uma direção no planeta Terra. De fato, todos nós envelhecemos: a juventude constante e eterna continua sendo um sonho impossível. Mas podemos fazer muito para ter um envelhecimento saudável

De fato, é possível envelhecer de maneira saudável com o estilo de vida correto e ficar em forma e alerta.

Para ajudar você a entender mais sobre como ter um envelhecimento saudável, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Por que envelhecemos?

Cientistas de todo o mundo estão preocupados com o processo de envelhecimento porque ainda não têm uma resposta para muitas perguntas. Tudo começa com a pergunta: Por que envelhecemos?

Os especialistas apresentaram centenas de teorias, mas nenhuma ainda encontrou a Pedra Filosofal. As explicações variam de ‘abrir espaço para a geração mais jovem’ a ‘ser envenenado por influências externas’.

Muitos pesquisadores também acreditam que nosso ‘programa genético’ determina o envelhecimento. Assim, este processo já está estabelecida em nosso material genético.

Como definimos envelhecimento?

A pesquisa está até dividida sobre como o próprio envelhecimento pode ser definido. Alguns especialistas também consideram o amadurecimento como parte do envelhecimento.

O certo é que a maioria dos organismos multicelulares tem um ciclo de vida finito e o envelhecimento é apenas um processo pelo qual passamos.

No entanto, é indiscutível que a expectativa de vida das pessoas aumenta constantemente. No mundo, a expectativa de vida estatística mais do que dobrou desde 1870.

Curiosamente, as mulheres em nossa sociedade vivem em média alguns anos a mais do que os homens. Os cientistas sugerem que a senescência (envelhecimento celular) progride mais rapidamente nos homens.

envelhecimento saudavel 1

Fatores importantes no envelhecimento

Embora o envelhecimento seja um processo complexo e individual, é possível determinar fatores gerais do processo de envelhecimento. Esses incluem:

Instabilidade genética e mudanças genéticas

O material genético, o ácido desoxirribonucleico (DNA), em nossas células está quase sempre sob ataque. No nível da célula, ocorrem constantemente reações altamente complicadas que nem sempre funcionam perfeitamente.

Radicais livres, poluentes ambientais e predisposição genética fazem com que nossa composição genética se torne mais instável à medida que envelhecemos.

No entanto, as células precisam das informações do DNA para se renovarem constantemente. Se a informação estiver incorreta, todo o organismo envelhece. A instabilidade do genoma e as alterações genéticas resultantes são consideradas as principais causas do envelhecimento.

Encurtamento de telômeros

Os telômeros são compostos de DNA e proteínas. Eles moldam as extremidades dos cromossomos humanos. Podemos pensar nessas substâncias como o material de embalagem que mantém o DNA e os aminoácidos juntos nas células eucarióticas (células com núcleo).

Com cada divisão celular, os telômeros encurtam. Isso significa que as células humanas não podem se dividir e se renovar com a frequência que desejam.

O encurtamento dos telômeros também limita a função das células-tronco, dificulta a regeneração dos órgãos e aumenta o risco de câncer e outras doenças crônicas.

Mau funcionamento mitocondrial

Podemos entender as mitocôndrias como fornecedores de energia das células. Esses pequenos componentes das células têm seu próprio DNA e, entre outras coisas, são responsáveis ​​por fornecer às células trifosfato de adenosina pela cadeia respiratória.

Esta substância fornece energia às células. É por isso que as células com alto consumo de energia – por exemplo, células musculares, sensoriais e nervosas – contêm um número particularmente grande de mitocôndrias.

No entanto, com o envelhecimento, a cadeia respiratória funciona cada vez menos. A cadeia respiratória é um processo que possibilita o metabolismo com a ajuda dos elétrons do oxigênio.

Se a cadeia respiratória na mitocôndria sofre, mutações no DNA mitocondrial e, portanto, disfunções ocorrem com mais frequência.

Senescência celular

A senescência celular significa que as células não se dividem mais. Isso não é desencadeado apenas pelo encurtamento dos telômeros mencionado anteriormente.

Danos ao DNA, oncogêneses ativados (genes do câncer) ou fusões celulares também podem desencadear esse envelhecimento celular. As células chamadas senescentes não morrem – pelo contrário: tornam-se resistentes à morte.

Durante o envelhecimento, as células senescentes se acumulam nos tecidos – um fator que os pesquisadores culpam pelos danos nos órgãos relacionados à idade.

envelhecimento saudavel 2

Como podemos ter um envelhecimento saudável?

A prestação de cuidados, a detecção precoce de doenças e a promoção da saúde são questões que afetam a todos e que a nossa sociedade enfrenta enormes desafios face ao constante aumento da expectativa de vida. Entretanto, cabe a nós cuidar da nossa saúde.

Claro, ninguém está imune a acidentes, mas podemos fazer muito para nos mantermos ativos à medida que envelhecemos:

Veja os aspectos positivos de envelhecer

Não podemos superar o envelhecimento em si e, na minha opinião, nem deveríamos tentar. Afinal, nossas histórias e experiências que nos levam onde estamos. E merecem ser contadas!

Cuide da sua alimentação

Não posso terminar esse artigo sem citar essa dica. Para ter um envelhecimento saudável, você definitivamente precisa cuidar da sua alimentação.

De fato, buscar por alimentos ricos em antioxidantes e vitaminais é essencial para viver bem. Além disso, é essencial evitar ao máximo possível as chamadas comidas processadas (prontas).

Essas contêm muitos aditivos que prejudicam o nosso organismo, dificultando o seu trabalho.

Gostou de saber mais sobre como ter um envelhecimento saudável? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Bem estar e autocuidado na sua caixa de entrada.

O post Envelhecimento saudável: tudo o que você precisa saber! apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você