BLACK NOVEMBER! MELHORES PREÇOS DO ANO
O envelhecimento é um processo totalmente normal e fisiológico. Contudo, algumas mulheres sofrem de envelhecimento precoce. Mas, como combater isso?
Para ajudar você a entender mais sobre o envelhecimento precoce, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Como já falei em diversos artigos, os raios ultravioletas emitidos pelo sol penetram na epiderme e derme e danificam nossas células. Eles desempenham um papel importante no envelhecimento da pele.
80% dos raios UVA penetram profundamente na derme, onde enfraquecem as fibras de colágeno e elastina e aceleram o processo de envelhecimento da pele, com aparecimento de rugas.
Mesmo que apenas 30% dos raios UVB atinjam a epiderme, esse tipo de raio carrega uma grande quantidade de energia, que se transforma em calor e gera radicais livres. As muitas queimaduras solares precipitam o envelhecimento da pele com o aparecimento prematuro de rugas.
Além dos raios ultravioleta, a radiação infravermelha atinge profundamente a pele ao nível da hipoderme. Também portadores de uma grande quantidade de energia, também induzem a produção de radicais livres.
Todas essas radiações podem não só desencadear mutações, morte celular, ou mesmo levar ao início da carcinogênese, mas também são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.
Vale lembrar que a radiação solar é considerada responsável por 90% dos problemas de pele relacionados à idade.
Esse dano fotoinduzido será mais ou menos importante dependendo do fotótipo. Bem como do capital genético de cada um.
Você certamente consegue reconhecer os efeitos do envelhecimento precoce em pessoas fumantes.
De fato, existem sinais óbvios em fumantes de longo prazo: uma pele acinzentada e cerosa, rugas mais profundas e bastante marcadas. Esses são sinais óbvios de envelhecimento prematuro da pele.
O tabaco promove o envelhecimento precoce de várias maneiras. Contudo, eu vou elencar apenas alguns pontos importantes para lhe orientar:
Tudo isso leva à formação de rugas que se instalam rapidamente na pele. Também deve ser destacado que a exposição ao sol como fumante acentua ainda mais o envelhecimento da pele.
A poluição envolve muitas moléculas transportadas no ar que nos rodeia e que respiramos.
Estes incluem monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, combustão de hidrocarbonetos, carvão e metais pesados. Todos eles causam envelhecimento prematuro da pele e resultam em uma tez opaca e espessa.
Aqui, novamente, a poluição é ainda mais prejudicial quando combinada com uma forte exposição ao sol.
O estresse é mais ou menos sentido dependendo das condições de vida e de trabalho de cada indivíduo.
Além disso, o estresse crônico leva a uma diminuição das reservas de antioxidantes, ácidos graxos essenciais, vitaminas… que são protetores “anti-envelhecimento da pele”
Assim sendo, o estresse acentua o envelhecimento precoce da pele por meio da formação de rugas, perda de brilho e elasticidade (falta de firmeza) e imperfeições.
O álcool danifica os vasos sanguíneos, causa distúrbios hemorrágicos, altera o metabolismo celular e aumenta a produção de radicais livres.
Além disso, os efeitos deletérios do álcool no fígado impedem esse órgão de desempenhar seu papel de purificador. Em seguida, intoxicadas, as toxinas se acumulam no corpo e principalmente na pele. A pele então parece opaca, desidratada, com tecido cutâneo flácido.
Nossa dieta moderna costuma ser muito salgada, muito gordurosa e muito doce. Pobres em nutrientes ou antioxidantes protetores, os alimentos industriais podem tornar a pele mais opaca e cansada.
Para limitar as carências responsáveis pelos danos cutâneos e pelo envelhecimento precoce, é fundamental proporcionar ao organismo uma alimentação equilibrada. Rica em frutas, vegetais e ácidos gordos essenciais.
Os alimentos que contêm antioxidantes são obviamente favorecidos, pois tornam possível o combate aos radicais livres e, assim, protegem o organismo. E são as frutas e vegetais coloridos que são os mais ricos.
Obviamente, limitando ao máximo a exposição do seu corpo a esses diferentes fatores!
Além disso, é importante fornecer antioxidantes ao corpo não apenas por meio da dieta, mas também favorecer os ingredientes naturais certos em seus produtos cosméticos:
Como você pode ver, são diversos os fatores que estamos expostos que favorecem o envelhecimento precoce.
Felizmente, com apenas alguns cuidados, você poderá cuidar melhor da sua pele.
Cuide-se sempre em primeiro lugar! Dessa forma, você poderá ter uma autoestima melhorada, bem como, uma melhor qualidade de vida.
Gostou de saber mais sobre o envelhecimento precoce? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
O post Envelhecimento precoce: tudo o que você precisa saber! apareceu primeiro em Evi.