Black November com até R$ 145 OFF! Confira aqui
Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Empreendedorismo feminino: vantagens e dificuldades

Empreendedorismo feminino: vantagens e dificuldades

Se eu tivesse que fornecer uma definição para o empreendedorismo feminino, eu diria simplesmente que é uma chama que vive em uma mulher ambiciosa cujas motivações são múltiplas.

A independência e a superação de desafios fazem, principalmente, parte dela.

Certamente é essencial estar motivada para se tornar independente, mas, em minha opinião, não é o suficiente. O empreendedorismo oferece muitas vantagens, como ser livre para tomar decisões, por exemplo.

É também uma atividade que traz consigo a sua cota de dificuldades, por vezes mais para as mulheres do que para os homens. Estar preparada para as dificuldades é um primeiro passo importante.

Antes de ir ao centro da questão, vamos nos concentrar no início – o que motiva uma mulher a se tornar uma empreendedora.

Quais são as principais motivações do empreendedorismo feminino?

Grande parte das mulheres interrompe a atividade profissional, por mais ou menos tempo, para cuidar dos filhos.

Essa separação dos pais às vezes pode ser acompanhada por um sentimento de frustração, geralmente causado por uma doação onipresente de si mesmo.

Esta situação incentiva as mulheres a reverem o seu ritmo de vida e o seu equilíbrio, resultando, assim, na retomada da atividade profissional.

Já aquelas que continuaram sua atividade assalariada após a chegada dos filhos, acabam sendo forçados a administrar horários e hierarquias muitas vezes inflexíveis e pouco compreensivos.

Família à parte, muitas são as mulheres que têm um extraordinário espírito empreendedor, que as impulsiona a criar a sua própria estrutura graças a uma ideia pensada, um desejo de a defender e uma forte convicção do seu sucesso.

Quais são as vantagens?

É certo que ser independente traz uma série de vantagens:

Organizar seu horário de trabalho

A posição empreendedora permite que você escolha seus horários e organize suas reuniões como desejar. Dessa forma, gerenciar as consultas com o pediatra se torna uma brincadeira de criança. Mas também permite que você reserve um tempo para si mesma.

Exercer uma atividade que ama

Mesmo que signifique tornar-se independente e correr riscos, podemos também fazer uma atividade que gostamos.

Defender as suas ideias

A ideia em torno da qual o seu negócio foi construído merece ser comunicada e defendida. Você se torna a melhor porta-voz para falar sobre seu negócio e seus projetos.

Escolher sua comitiva profissional

Como independente, você é livre para escolher seus parceiros e sua equipe.

empreendedorismo feminino 1

Quais são as dificuldades e soluções?

Por outro lado, uma mulher empreendedora tem que enfrentar algumas dificuldades:

Múltiplos papeis

A independência representa uma preocupação permanente que passa pela procura de clientes, fidelização, gestão da pressão financeira e, claro, tudo isto assumindo uma vida privada já agitada.

De forma a delimitar claramente a sua atividade profissional da sua vida familiar, organize momentos de descanso para recarregar as baterias.

Falta de rede

A essa multiplicação de papéis acrescenta-se a dificuldade de integração em grupo. A pausa parental ou a falta de acompanhamento profissional pode ser um obstáculo à aquisição de clientes ou outros contatos necessários ao desenvolvimento da sua atividade profissional.

Às vezes, é difícil para uma mulher se integrar a uma rede já existente, especialmente quando a maioria dos membros são homens.

Para remediar esta situação, existem associações de mulheres empresárias. Por exemplo, a Identidade Feminina é uma rede de mulheres que empreendem ou tem o desejo de empreender. Através dela, você poderá se conectar facilmente com outras mulheres.

Se posicionar

Como as mulheres ainda estão insuficientemente representadas na gestão das empresas e demais conselhos de administração, pode ser difícil para elas se estabelecerem como empresárias.

Em seus esforços, tenha confiança em si mesma e use seu dom de persuasão para superar preconceitos.

Dicas para empreender

Você quer embarcar em uma aventura de empreendedorismo feminino, mas tem mil perguntas? Você hesita em começar? Para criar o seu negócio você precisa ter paciência, ouvir conselhos, fazer escolhas, ter confiança em si mesmo, fazer networking, entre muitas outras coisas.

Aqui, eu trouxe algumas dicas que podem ser úteis para você começar:

Faça um plano de negócios

Entrar no empreendedorismo não é apenas um sonho, você precisa ser capaz de ganhar dinheiro com sua ideia. Dessa forma, a primeira coisa a fazer é avaliar a viabilidade financeira do seu projeto.

Com um plano de negócios bem pensado, você poderá determinar o que precisa concretamente para embarcar na aventura.

Liste seus objetivos e veja quais são alcançáveis. Durante as primeiras etapas do seu negócio, este plano de negócios também será o seu guia, aquele que você leva para todos os lugares, que você tem em mente. Este é, portanto, um primeiro passo importante.

Para o fazer, basta seguir as etapas abaixo:

  • Descreva precisamente sua ideia e seu projeto. Com esta apresentação, você poderá convencer alguns sócios e investidores.
  • Defina sua estratégia. Como você planeja atingir seus objetivos?
  • Analise seu mercado. Teste sua ideia com o máximo de pessoas possível e conheça seu público-alvo.

Experiência pessoal

Entrar no empreendedorismo é uma experiência pessoal que você deve viver em plenitude, com as suas vantagens e dificuldades, mas acima de tudo, com prazer e paixão. Não hesite em libertar a sua criatividade, confiar em si mesmo e nutrir as suas qualidades.

Saber como fazer escolhas

Para muitos, escolher é desistir e, portanto … impossível. Mas a empreendedora deve agir para seguir em frente. Portanto, ela deve ser capaz de fazer escolhas! Mesmo que isso signifique cometer um erro e ter que consertar as coisas.

empreendedorismo feminino 2

Conclusão

Como você deve ter entendido, o empreendedorismo feminino apresenta vantagens consideráveis, bem como dificuldades superáveis. Na maioria dos casos, é o equilíbrio entre a vida privada e profissional que prevalece e que torna o sucesso de uma mulher empreendedora.

Não existe um manual para a mulher empreendedora perfeita, mas certamente é melhor você encontrar os melhores métodos para defender suas ideias e garantir a sustentabilidade de seus negócios.

Gostou de saber mais sobre o empreendedorismo feminino? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Empreendedorismo feminino: vantagens e dificuldades apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você

BLACK NOVEMBER

Sérum Iluminador Facial

R$ 99,90