Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Efeito mate: como fazer a pele brilhar menos?

 

Quando chegam os dias bonitos de sol, tendemos a brilhar muito mais, independentemente do nosso tipo de pele. Para manter uma tez fosca, fresca e impecável o dia todo, o efeito mate pode ser um grande aliado.

Para ajudar você a entender mais sobre o efeito mate, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Por que meu rosto está brilhando?

Se isso não é superestética, saiba que a pele que brilha simplesmente se defende. Na verdade, a pele secreta sebo naturalmente (aquilo que nos faz brilhar!) para se proteger do ambiente externo.

Além disso, a pele também secreta sebo para se regular: quando está muito quente, “libertamos” mais sebo do que quando está frio.

A pele seca sentirá falta de sebo, enquanto a oleosa secretará o contrário, mais do que o normal. Para manter um rosto fosco o dia todo, você tem que trabalhar na sua rotina de cuidados com a pele, mas também nos seus produtos de maquiagem.

Qual rotina de cuidados com a pele para domar o brilho da pele?

Existe apenas uma etapa na rotina de cuidados com a pele que “elimina” a sebo: limpar! Se você não limpar sua pele, o sebo permanece na superfície, resultando em muito brilho. Para isso adotamos um bom limpador (adaptado ao seu tipo de pele claro) e usamos de manhã e à noite.

Para quem não gosta de limpadores com enxague, você pode usar a água micelar ou loção de limpeza sem água. O importante é livrar a pele das impurezas e sebo acumulados durante o dia e à noite.

No entanto, tenha cuidado para não limpar demais a pele: nada de esfoliação diária, nada de limpadores hiperagressivos (como produtos de limpeza para pele de adolescentes). Em suma, devemos lavar delicadamente! O importante é a consistência, não a força do produto.

Os cremes matificantes, para um efeito mate, são ideais durante o dia. Seu papel é hidratar levemente a pele, matificando-a para o dia. Se sua pele é normal a oleosa, o efeito mate será perfeito para a estação.

Porém, se esse tratamento é perfeito para o dia, esses cremes não são recomendados para a noite! Recarregue a pele com água à noite com um gel-creme, mais leve que um creme normal.

efeito mate 1

Quais produtos de maquiagem devo adotar para manter uma tez fosca?

Quando você tem um rosto brilhante, a maquiagem tende a escorregar nas dobras, brilhar ainda mais e se tornar uma “máscara” na pele.

Para corrigir isso, você tem que adotar alguns gestos restritivos, mas que mudam muitas coisas! Claro, você não tem que adotar todas essas técnicas. Muitas vezes, um único passo já altera consideravelmente a fixação da sua maquiagem!

Uma boa base matificante permite prolongar a duração da tez e também reduzir o brilho. Na verdade, essas bases suavizam a textura da pele e absorvem o excesso de sebo.

Além disso, eles servem como um elemento aderente à fundação que permanece por mais tempo. Apenas desaconselhamos as pessoas com acne porque evitam que as espinhas respirem.

De fato, um efeito mate é uma grande ajuda para todas as peles oleosas! Ele já contém agentes matificantes e, portanto, se mantém muito mais na pele do que outras bases. Porém, como já citado, tenha cuidado, se você não tiver pele oleosa.

Finalmente, um spray de fixação de maquiagem pode mudar vidas. As versões matificantes permitem que a maquiagem segure melhor e mantenha a pele “escura” o dia todo.

O ideal é borrifar depois de aplicar toda a maquiagem (base, pó, blush …), a uma distância de aproximadamente 20 cm! Além disso, ele esfria consideravelmente, o que é super agradável em um dia quente.

Efeito mate: como mostrar a pele sem brilho

Nesta parte, eu irei lhe explicar como se maquiar para destacar uma pele com efeito mate, seja durante o dia ou para se preparar para um passeio noturno. Não perca o passo a passo.

A maquiagem fosca é uma tendência e você pode fazer isso seguindo uma rotina simples, que vai deixar sua pele sem brilho ou oleosidade.

É importante continuar com o procedimento, entender as áreas do nosso rosto e encontrar a técnica para conseguir o efeito que procuramos. O seu tipo ou estilo de pele pode não precisar de todas as etapas, mas será uma questão de tentativa e erro até que você se sinta confortável com o visual.

Hidratantes matificantes

A maioria desses produtos é indicado para peles oleosas ou mistas, ou seja, com tendência naturalmente ao brilho.

Esses cremes costumam ter fórmulas que não deixam o efeito brilhoso, que hidratam e, ao mesmo tempo, que eliminam o brilho causado pelo excesso de sebo, permitindo que a pele fique pronta para uma maquiagem fosca.

efeito mate 2

Primers

O primer é essencial. É aplicado após o hidratante e antes da base da maquiagem para corrigir imperfeições, matificar o rosto, fixar e iluminar dependendo do tipo de primer que você escolher.

O primer fosco remove qualquer excesso de brilho que pode ter sido deixado pelo hidratante e prolonga o uso da maquiagem na pele.

Bases de maquiagem

A base é o produto chave quando se busca um efeito fosco. Deve ser uma cobertura aveludada que mantém a hidratação e responde às necessidades da sua pele.

Vale lembrar que, para pele mistas, o ideal é procurar texturas leves tipo gel e aplicá-las com pincel ou esponja para que os dedos não entrem em contato com a pele.

Pós matificantes

Para um acabamento 100% fosco, opte por pós compactos foscos. Eles servem para fixar a maquiagem por mais tempo e realçar o efeito.

São ideais para levar na bolsa, pois servirão caso você note um brilho que precise de retoques.

Lembre-se de que fosco não significa uma pele “sem brilho”, mas sim uma falta de brilho. Além disso, preste atenção na quantidade que você aplica com o pincel para que não fique muito artificial.

Gostou de saber mais sobre o efeito mate? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Efeito mate: como fazer a pele brilhar menos? apareceu primeiro em Evi.