Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Drenagem facial: o que é e quais os benefícios para o corpo?

Drenagem facial: o que é e quais os benefícios para o corpo?

A drenagem facial é um procedimento que pode ajudar a mulher a se sentir menos inchada no rosto e, consequentemente, aumentar seu bem estar.

Ao longo desse artigo, você entenderá mais sobre a drenagem facial e como ela pode lhe ajudar. Acompanhe para saber mais!

O que é drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma técnica manual exercida nas partes do corpo ao longo das quais fluem os vasos linfáticos para facilitar o fluxo dos fluidos acumulados.

É um tratamento entre a medicina e a estética que se diferencia de uma massagem normal porque não atua sobre os músculos, mas sobre a pele e sub-pele, facilitando a circulação linfática.

O sistema linfático é composto por capilares que são gerados nos tecidos. Estes, que fluem para os maiores vasos linfáticos, transportam a linfa que entra na corrente sanguínea.

A linfa não começa no coração, mas circula graças ao movimento dos músculos, movendo-se de baixo para cima, dos pés à cabeça. Este é composto por água, lipídios, minerais, proteínas, aminoácidos, hormônios e vitaminas.

Durante sua jornada, a linfa coleta os resíduos para transportá-los aos órgãos responsáveis ​​por sua eliminação, os nódulos linfáticos.

São nódulos de tecido encontrados ao longo dos vasos linfáticos que têm a função de produzir linfócitos, ou leucócitos, que identificam e destroem patógenos, como germes, substâncias estranhas ou células neoplásicas, que podem estar presentes na linfa antes de eles despeje na circulação venosa.

A drenagem linfática, portanto, configura-se como um tratamento que visa promover a circulação linfática nos membros. Por isso, deve ser colocado em prática por pessoal especializado, que tenha conhecimentos específicos sobre a circulação linfática e as áreas a serem tratadas.

drenagem facial 2

O que é a drenagem facial?

Entre as áreas que podem ser tratadas com drenagem linfática também está o rosto.

A drenagem facial visa reduzir tanto o inchaço, como bolsas sob os olhos, e as impurezas que se formam na epiderme por diversos motivos, entre eles estresse e fadiga.

O especialista, por meio de técnicas manuais, desbloqueia as estações linfáticas, que ficam próximas às orelhas, ao longo do pescoço, nas maçãs do rosto, ao redor dos lábios e sob o queixo. Isso favorece o fluxo linfático e, consequentemente, a purificação de substâncias tóxicas.

O tratamento segue o método Vodder. O biólogo dinamarquês Emil Vodder dedicou sua vida ao estudo do sistema linfático e desenvolveu um conjunto de técnicas de massagem para estimular a circulação linfática, a partir da observação de pacientes portadores de resfriados crônicos que, segundo ele, eram todos caracterizados por gânglios linfáticos inchados.

A técnica Vodder é realizada por meio de suaves pressões circulares e movimentos rotacionais. Na face, realiza-se principalmente um tipo de manipulação, denominada “círculos firmes”, caracterizada por uma série de massagens circulares no mesmo ponto que depois se estendem para outras áreas através de movimentos ovais.

A pressão exercida com os dedos e as pontas dos polegares, é sempre suave e delicada, por isso não gera dor.

É importante que a drenagem linfática seja realizada sem o uso de óleo ou creme. As mãos do massagista devem estar em contato direto com a pele do paciente, evitando escorregões.

Ao contrário, o atrito é essencial para drenar os fluidos de maneira adequada e alcançar os resultados desejados.

A aplicação da drenagem linfática no edema também pode ser feita com bandagem compressiva, onde o especialista julgar necessário.

O que é massagem híbrida?

A massagem híbrida é apenas outra forma de chamar a drenagem linfática. Por quê? Porque pode ser realizado por médicos, massagistas qualificados e durante uma sessão de fisioterapia.

É por isso que falamos de massagem híbrida, um tratamento corporal a meio caminho entre o médico e o estético.

São manobras manuais no corpo para atuar diretamente sobre um sistema físico, como o sistema linfático. Os movimentos, lentos, leves e rítmicos, empurram a linfa em direção às estações linfáticas, onde as toxinas são expelidas.

Além disso, a drenagem linfática regenera a linfa, ação que nutre as células de todo o corpo. Assim, o reparo de tecidos danificados, tanto feridas quanto irritações, é favorecido. Ao mesmo tempo, é totalmente relaxante e gera um estado de relaxamento profundo.

A drenagem linfática torna-se assim uma solução completa de saúde e beleza.

drenagem facial 2

Quais são os benefícios?

A drenagem linfática, adequada para todo o corpo, é conhecida sobretudo como tratamento para a celulite.

Mas não só isso, entre outros benefícios, encontramos:

  • Melhora a circulação linfática e, consequentemente, fortalece o sistema imunológico;
  • Desbloqueia as estações linfáticas, por isso é usado em casos de sinusite, faringite e amigdalite;
  • Tonifica os músculos e alivia a tensão muscular;
  • Regenera, relaxa e esfolia a pele e tem ação hidratante sobre ela;
  • Reduz o inchaço ao favorecer a reabsorção dos edemas, mesmo os gerados pela cirurgia, que aparecem por todo o corpo, inclusive pernas e braços;
  • A sua aplicação no decote é utilizada para prevenir estrias nos seios;
  • Alivia dores localizadas, gera uma sensação de bem-estar, relaxando mente e corpo.

A drenagem facial é recomendada para combater a acne. Quando se forma, a pele fica inflamada porque o fluido se acumula.

Dessa forma, a drenagem facial ajuda a curar a inflamação e purifica a área afetada. Tem o efeito de um tratamento de limpeza facial, contornando a sensação de desconforto que o caracteriza.

A drenagem linfática facial também é aconselhável em caso de couperose, alteração da circulação periférica da face, que gera vermelhidão e aparecimento de pequenos capilares superficiais.

Na fase inicial do distúrbio, a drenagem linfática também pode solucionar esse tipo de problema. Se você está em um estágio avançado, o efeito drenante do tratamento tem impacto direto no rosto, melhorando o tônus ​​e estimulando a elasticidade da pele.

Gostou de saber mais sobre a drenagem facial? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Drenagem facial: o que é e quais os benefícios para o corpo? apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você

LANÇAMENTO

Sérum Iluminador Facial

R$ 134,90