Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Dores na menopausa: veja quais são as mais comuns

Dores na menopausa: veja quais são as mais comuns

No período da idade madura, muitas mulheres sofrem com problemas relacionados aos processos do corpo.  Um destes problemas são as típicas dores na menopausa, que aparecem de diversas formas. Veja agora quais são, bem com seus tratamentos e métodos para amenizá-las.

Essas dores estão inteiramente ligadas à diminuição hormonal na fase madura. Podem ser dores no corpo, na cabeça, nas mamas, nas articulações ou no sistema digestivo, dependendo de cada organismo.

São desconfortos difíceis serem evitados nessa fase da vida, mas podem ser amenizados. Ao adotarmos o hábito de fazer exercícios diariamente, por exemplo, estes sintomas podem ser reduzidos drasticamente.

Este período é sinônimo de desordem hormonal para todas as mulheres. Adotar um estilo de vida saudável antes de chegar nesse período pode fazer com que passemos por ele de forma mais tranquila e lidemos melhor com as dores na menopausa.

Para isso, é necessário ter alguns cuidados, e procurar ter hábitos saudáveis nas fases que antecedem esse período. Vejamos agora quais são as principais dores que aparecem na menopausa, como tratá-las e se é possível evitar seu aparecimento.

Dores na menopausa: a região das mamas

As mamas são extremamente delicadas, então é possível sentir dor e desconforto nessa área, em forma de pontadas. Esse sintoma é muito comum nos primeiros anos da menopausa, causado desconforto, sensibilidade e alteração no tamanho e formato das mamas.

O que pode ajudar a reduzir a dor na mama? A reposição hormonal ajuda a aliviar a dor, mas cada organismo reage de uma forma, portanto somente o profissional responsável pelo tratamento poderá indicar as melhores formas de combater as dores, uma vez que o tratamento hormonal pode ter efeitos colaterais no corpo.

Geralmente é indicado que as pacientes tomem bloqueadores de estrogênio, como o tamoxifeno, e façam uso de medicamentos para aliviar a dor, incluindo medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno.

Suplementos também ajudam a evitar dores futuras, como os suplementos de cálcio.

Dor de cabeça na menopausa

dores na menopausa 1

Existe um tipo de enxaqueca que está relacionada ao período menstrual, todo o mês, logo antes da menstruação descer. As mulheres que têm esse tipo de dor de cabeça podem notar um agravamento quando entram na menopausa.

Mesmo mulheres que nunca tiveram dor de cabeça relacionada à menstruação podem passar a tê-la na menopausa. Em geral, a enxaqueca começa alguns anos antes da menopausa em si e piora conforme o ciclo menstrual fica mais irregular.

Sabendo disso, qual é o tratamento para dor de cabeça na fase da menopausa? O tratamento pode ser realizado de forma natural, por meio de algumas medidas e mudanças de hábitos.

Uma das medidas é evitar o consumo de alimentos que possam contribuir com o aparecimento de dores de cabeça, como:

  • Leite;
  • Laticínios;
  • Chocolate;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Carne vermelha.

Cuide sempre da alimentação e aposte nos alimentos ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E. Essas vitaminas são encontradas em alimentos como banana e amendoim, pois eles ajudam a regular os níveis hormonais.

Consumir alimentos ricos em cálcio e magnésio, como nozes, gramíneas e levedura de cerveja ajuda a minimizar a dilatação das artérias carótidas, beneficiando a circulação de todo o corpo. Com isso, a sensação de inchaço diminui bastante.

Dores nas articulações

Como resultado da queda hormonal estão as ondas de calor (ou fogachos), aumento de peso e sintomas emocionais como irritabilidade e ansiedade. Além desses sintomas, algumas mulheres também relatam dores nas articulações, que podem ser bastante desagradáveis.

As dores costumam afetar as mãos, dedos, quadril e joelhos com maior intensidade. Aparecem geralmente de manhã com e vão diminuindo ao longo do dia.

Além disso, a área afetada pode apresentar movimentos limitados após a inflamação. Isso pode dificultar o dia a dia das mulheres, que costumam ser muito ativas durante a vida.

Nesse caso, pode-se consumir glucosamina ou suplementos com ômega 3, que ajudam a proteger as articulações e, consequentemente, a diminuir as dores na menopausa.

O uso de pomadas anti-inflamatórias também é indicado para diminuir a intensidade da dor. Tratamentos naturais podem ser feitos, escolhendo alimentos ricos em soja, que possui fitoestrógeno, uma substância vegetal parecida com o estrógeno.

Existem outras alternativas para amenizar as dores nas articulações, como compressas quentes ou frias, homeopatia e massagens. A acupuntura, exercícios físicos e alongamentos também ajudam muito no tratamento da dor.

Dicas gerais para evitar as dores na menopausa

dores na menopausa 2

É possível amenizar as dores na menopausa, basta adotar alguns hábitos durante a vida para passar por esse período com mais tranquilidade. Veja algumas dicas de hábitos saudáveis que podem ajudar a lidar com elas da melhor forma possível.

A começar pela alimentação, a dieta deve sempre ter menos doces e mais frutas. Todo alimento que faça o processo de digestão ser mais lento e der mais saciedade é bom para a saúde das mulheres.

O metabolismo fica mais lento conforme envelhecemos e nossa alimentação deve respeitar esse processo. Idealmente, ela deve ser leve, nutritiva e balanceada.

Estar perto de amigos e família também ajuda a lidar com os sintomas da menopausa, já que mudança hormonal pode fazer as mulheres se sentirem mais deprimidas e sensíveis. Sim, relaxar e se divertir é essencial!

Por fim, a dica é caminhar. Use escadas ao invés do elevador e evite passar muitas horas sentada sempre que possível. Preservar a massa muscular e manter o peso estimula a formação óssea e reduz o risco de ter dores na menopausa.

Seguindo estas dicas você vai passar por esse processo de forma muito mais tranquila e saudável.

O post Dores na menopausa: veja quais são as mais comuns apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você