Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Cuidados com a pele na menopausa [GUIA COMPLETO]

Cuidados com a pele na menopausa [GUIA COMPLETO]

A menopausa é uma fase muito delicada na vida de uma mulher. De fato, é necessário ter cuidados com a pele na menopausa. Isso porque ela tende a mudar.

Para ajudar você a entender mais sobre os cuidados com a pele na menopausa, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é a menopausa?

Na realidade, a menopausa é geralmente definida como um período que é dividido em três fases distintas: pré-menopausa, menopausa real e pós-menopausa.

A pré-menopausa é uma fase de transição que pode durar de 5 a 7 anos caracterizada por fortes irregularidades do ciclo. Os níveis de ovulação diminuem até o desaparecimento, assim como os níveis de estrogênio.

Com a menopausa, o ciclo desaparece completamente e com ele, obviamente, a atividade ovariana. Edema, rubor e aumento de peso e tecido adiposo na região lombar sacral são as características dessa fase.

Em mulheres na pós-menopausa, os problemas mais incômodos, como ondas de calor, distensão abdominal e aumento de peso, devem desaparecer gradualmente. No entanto, permanece uma secura geral da pele que perde o tom e a hidratação com muita facilidade.

Pele e menopausa

A pele é o maior órgão do corpo.

Como todos os outros tecidos, a pele também sofre processos degenerativos ligados ao amadurecimento. Esses processos incluem:

  • Uma perda de elasticidade,
  • Uma redução na espessura epidérmica
  • Uma redução no conteúdo de colágeno
  • A degeneração das fibras elásticas.

O impacto cumulativo dessas alterações leva à secura e coceira, rugas e fragilidade da pele.

As funções protetoras da pele também são prejudicadas. Portanto, o envelhecimento da pele está associado à redução da cicatrização de feridas e alterações de pigmentos (manchas na pele).

Nas mulheres, o envelhecimento da pele sofre um aumento acentuado com a entrada na menopausa.

Estudos indicam que até 30% do colágeno da pele é perdido nos primeiros 5 anos após a menopausa. Depois disso, diminui a uma taxa de 2% ao ano.

O estrogênio tem uma influência profunda na pele.

Embora os níveis de colágeno diminuam naturalmente com a idade, sugere-se que essa redução esteja relacionada principalmente à falta de estrogênio em mulheres na menopausa.

A diminuição do colágeno faz com que a pele afine e diminua a elasticidade, com aumento das rugas e ressecamento e redução da vascularização.

Cuidados com a pele na menopausa

Terapia de reposição hormonal

Dada a importância do estrogênio na manutenção da saúde e beleza da pele, não é surpreendente que a terapia de reposição hormonal (TRH) na pós-menopausa tenha mostrado:

  • Aumento da proliferação de queratinócitos e a espessura epidérmica,
  • Melhora da hidratação epidérmica e a elasticidade da pele,
  • Redução das rugas da pele,
  • Aumento do conteúdo e a qualidade do colágeno
  • Aumento do nível de vascularização.

Embora a administração de estrogênio na menopausa tenha efeitos positivos na pele humana, a TRH é um fator de risco para câncer de mama e de útero.

Particularmente com o uso prolongado (além de 5 anos) ou começando após os 60-65 anos de idade, a TRH tem sido associada a um risco aumentado de vários problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, câncer de mama e de ovário.

Por esse motivo, a terapia de reposição hormonal não está licenciada para o tratamento dos sintomas cutâneos e as mulheres não devem decidir usá-la apenas para melhorar os problemas de pele induzidos pela menopausa.

Estrogênio tópico

A terapia tópica de estrogênio é baseada no uso de adesivos, cremes ou géis à base de estrogênio, para serem aplicados na pele ou diretamente na vagina e vulva.

Semelhante à administração oral, os estrogênios tópicos também mostraram aumentar a quantidade de colágeno e ácido hialurônico, melhorando a elasticidade e a espessura da pele e reduzindo as rugas.

Em geral, acredita-se que a absorção sistêmica de terapias estrogênicas locais ou tópicas é bastante baixa e associada a um menor risco de hiperplasia endometrial ou eventos tromboembólicos em comparação com a ingestão oral.

Fitoestrogênios orais

Os fitoestrogênios são uma grande família de moléculas de plantas que possuem uma atividade semelhante à do estrogênio.

Os mais conhecidos e explorados são as isoflavonas.

Um de seus metabólitos particularmente ativos, chamado equol, também é usado como fitoestrogênio na luta contra os distúrbios da menopausa.

Em um estudo duplo-cego controlado por placebo, 26 mulheres com idades entre 30 e 40 anos foram aleatoriamente designadas para receber uma ingestão oral de 40 mg de isoflavonas por dia ou um placebo por 12 semanas.

Observou-se que as isoflavonas melhoram as rugas finas e a elasticidade da pele.

Suplementos de colágeno e ácido hialurônico

Vários estudos clínicos demonstraram que a ingestão de suplementos de colágeno pode ajudar a retardar o envelhecimento da pele, reduzindo as rugas e ressecamento da pele e melhorando a elasticidade da pele.

Um estudo foi conduzido em um grupo de 18 mulheres na pós-menopausa, revelou que tomar um suplemento de colágeno (5g por porção) por 12 semanas levou a um aumento da hidratação da pele e uma redução significativa na profundidade da pele em comparação com um grupo de controle.

Os efeitos desses suplementos de colágeno foram atribuídos à sua capacidade de estimular o corpo a produzir mais colágeno.

Além disso, tomar ácido hialurônico também pode prevenir a deterioração da pele, fornecendo ao corpo uma quantidade extra de precursores para incorporar na pele.

Gostou de saber mais sobre os cuidados com a pele na menopausa? Então não deixe de se inscrever em nossa comunidade para conferir todas as novidades aqui do blog e do Instagram!

O post Cuidados com a pele na menopausa [GUIA COMPLETO] apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você

LANÇAMENTO

Sérum Iluminador Facial

R$ 121,40