Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Como se proteger do sol? Veja 8 dicas!

Como se proteger do sol? Veja 8 dicas!

Verdadeiro convite ao relaxamento, o sol pode desempenhar um papel menos benéfico para a saúde quando não nos protegemos corretamente. Mas, como se proteger do sol de maneira adequada?

Ao longo desse artigo, você entenderá mais sobre como se proteger do sol e quais são os perigos que ele pode oferecer. Quer saber mais? Então acompanhe!

Aproveite o sol com segurança

O sol brilhando todo o dia é uma delícia para muitas pessoas. Quem não tem a sorte de ir à praia, ao lago ou à montanha pode passar o dia na varanda ou no jardim. No entanto, é aconselhável proteger-se dos seus raios ultravioletas, que podem ser um perigo para a pele.

O sol e seus perigos

Quem não gosta de passar as férias ao sol, com os pés na areia? No entanto, os dois raios ultravioletas vindos do sol, nomeadamente UVA e UVB, causam altas doses de queimaduras solares e até certas doenças de pele e lesões oculares.

Não é por isso que você deve ficar enclausurada em casa quando o tempo está aberto lá fora. Basta tomar alguns cuidados para evitar os riscos que o sol gera para a sua saúde … e não se esqueça que, mesmo com a pele bronzeada, você não está imune a queimaduras solares.

Mas, como se proteger do sol?

O contato do calor do sol na pele proporciona uma sensação agradável e convida ao relaxamento. Para curtir sem riscos, é aconselhável seguir algumas dicas:

1. Exposição de forma razoável

Devemos evitar a exposição excessiva ao sol, especialmente entre 11h e 15h ou entre 12h e 16h, dependendo de onde você estiver. Nesse horário, o sol é mais forte.

Nesse horário devemos ficar na sombra para nos protegermos. Você pode aproveitar para fazer algumas atividades dentro de casa ou descansar embaixo do guarda-sol, por exemplo.

É importante combinar várias proteções porque, mesmo na sombra, você pode se queimar pelo reflexo dos raios ultravioletas.

O segredo é proteger seu “capital solar”, a capacidade da pele de reparar os danos causados ​​pelo sol. Isso depende do fototipo de cada um. Se esse capital se esgotar, o corpo não pode mais se defender e a pele fica muito mais sensível quando exposta.

como se proteger do sol 1

2. Use um bom protetor solar

A proteção solar é obrigatória se você se expor. Mas não protege totalmente. Entre os produtos comerciais, devemos preferir os produtos rotulados, com filtros minerais.

Você também deve escolher um índice de proteção correto e seguir certas regras para usar seu produto com segurança. Idealmente, você deve saber como escolher protetor solar.

3. Use roupas de proteção

A roupa é uma das melhores proteções contra o sol. Podemos usar camisetas com mangas, chapéu de aba larga ou, na falta disso, boné.

4. Proteja seus olhos

Devemos usar um óculos de sol que filtra os raios UVA e UVB. De fato, os olhos são sensíveis. Em suma, a má exposição ao sol ao longo do tempo pode causar problemas como catarata, uma doença ocular que degrada a visão.

5. Acostume a sua pele

Assim que chegar o bom tempo, você pode se preparar para o verão com pequenas exposições de poucos minutos.

Isso permite que o corpo prepare suas proteções naturais: a camada mais externa da pele (chamada córnea) engrossa e sua produção de melanina, um pigmento protetor, é aumentada.

O bronzeado é uma resposta natural às agressões do sol. Mas não é uma barreira intransponível para os raios ultravioleta. Protege um pouco contra UVB, mas não substitui outras proteções.

6. Monitore o índice UV

O índice UV indica a intensidade do sol em uma escala de 0 a 16. Quanto maior o índice, maior o risco para a pele e os olhos e menos tempo leva para o efeito nocivo aparecer.

O índice varia dependendo do dia. É mais importante entre meio-dia e 14h, é esse valor que a mídia comunica. Para se preparar para um dia seguro, verifique o índice UV diário (e as previsões) na mídia durante os meses de verão.

7. Evite reações com outros produtos

De fato, tomar alguns medicamentos pode causar uma reação ao sol. Dessa forma, antes de se expor, consulte um especialista (médico, farmacêutico, etc.).

Alguns perfumes e ingredientes cosméticos podem causar reações alérgicas ao sol ou ser fotossensibilizantes. Dessa forma, algumas manchas podem aparecem na pele.

O repelente deve ser aplicado 20 minutos após o protetor solar e somente se necessário.

8. Hidrate a pele

Sem fazer milagres, comer bem e manter-se hidratada prepara o corpo para a exposição. Devemos contar com a ajuda de bons óleos, vegetais e frutas para nos abastecer de vitaminas. Também devemos beber 1,5 a 2 litros de água por dia em dias quentes.

como se proteger do sol 2

O que fazer em caso de queimadura solar?

Em primeiro lugar, é importante diferenciar queimaduras solares de alergia solar, que geralmente vem de um produto ou medicamento que sua pele não suporta, ou dos raios UVA. Geralmente é caracterizada por erupção na pele e coceira.

Quanto à queimadura solar, é uma queimadura da pele causada pelos raios ultravioleta UVB que penetram profundamente.

Em caso de queimadura solar, procure sombra e refresque a área inflamada com água por pelo menos 15 minutos, até a dor passar. Se a queimadura atingir grande parte do corpo, opte pelo banho morno, não muito frio.

Você gostou de saber mais sobre como se proteger do sol? Então não deixe de se juntar à comunidade Evi para receber todas as novidades aqui do blog!

O post Como se proteger do sol? Veja 8 dicas! apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você