BLACK NOVEMBER! MELHORES PREÇOS DO ANO
Antes de falarmos sobre como hidratar o rosto, oferecendo importantes dicas que vão auxiliar quanto aos cuidados diários, vale a menção do por que hidratar o rosto.
Primeiramente, devemos entender que existem vários fatores que agem prejudicando a pele do rosto. Entre eles estão as impurezas do ar – as toxinas e a poluição que vagam pelo ar até que se chocam contra seu rosto desprotegido.
Também, o clima pode prejudicar a pele do rosto, especialmente durante a temporada mais seca, quando o corpo todo está sujeito a sofrer os efeitos da baixa umidade do ar.
Por fim, o estresse do dia a dia tem efeito negativo sobre a aparência da pele em geral, sobretudo a facial. Cansaço ou esgotamento mental são ainda causa de produção de radicais livres que envelhecem a pele e a deixam com aquela aparência fatigada.
Portanto, todos os seus esforços são perdidos se você não se atentar a isso. Em outras palavras, compreender como hidratar o rosto é extremamente importante como aliado aos seus cuidados diários.
Como vimos acima, são vários os fatores que demandam atenção para a hidratação do rosto. Dessa forma, para a correta hidratação é preciso se atentar a diferentes procedimentos.
Por exemplo, a limpeza da pele não é, por si só, hidratação. Contudo, como ela elimina células mortas e impurezas diversas, é importantíssima para estimular a hidratação natural da pele facial.
Também, o protetor solar não é um hidratante, mas protege a pele da radiação solar. Assim, ele contribui para evitar a formação de radicais livres e mantém a pele facial fresca, estimulando a hidratação do rosto.
Desse modo, ao questionar como hidratar o rosto, saiba que a limpeza e proteção contra raios solares também devem integrar os cuidados diários voltados para a hidratação.
Todavia, isso não significa que é dispensável o uso de um bom creme hidratante. Apenas indica que há a necessidade de nos atentarmos ao cuidado integral, uma vez que são vários os fatores que promovem a boa hidratação do rosto. Quanto ao creme, oferecemos algumas orientações para o momento de selecionar o tipo de creme que você utilizará.
Para que você possa escolher o creme adequado, precisa saber exatamente qual o seu tipo de pele. O seu rosto tende a ser mais oleoso, com tendência maior a cravos e espinhas e tem aquela aparência luminosa? Ou sua pele facial é seca, caracterizada por sofrer mais durante o inverno e períodos de clima seco?
O creme ideal depende do tipo de pele. Para peles secas, o ideal são cremes encorpados, com fatores extras de proteção. Como, por exemplo, cremes com ativos de hidratação e de nutrição profundas.
Neste caso, podem ser usados cremes com manteiga de Karité ou demais óleos naturais. Este tipo de pele responde aos cremes à base de óleos e o rosto tem bom resultado no que diz respeito à sua hidratação.
Já a pele facial oleosa pede cremes mais leves. É melhor que sejam produtos sem inclusão de óleo e, de preferência, com o mínimo de ingredientes em sua composição.
Um dos efeitos interessantes desse tipo de creme é que propiciam uma ação anti oleaginosa. Ou seja, ajudam na redução da oleosidade da pele e contribuem com um aspecto melhor à aparência do rosto.
Em ambos os casos, a utilização de cremes hidratantes contribui para o equilíbrio entre água e óleo no rosto. Como agem favorecendo a hidratação na medida correta, a pele pode regular naturalmente as proporções em que água e óleo aparecem no rosto.
O desequilíbrio entre esses dois elementos é o que produz tanto a formação de uma camada sebácea (aparência brilhosa e formação de acnes) na pele oleosa, quanto a aparência de desidratação, descamação e de rugas finas na pele seca.
Até agora, você leu sobre a importância da hidratação para a saúde e a beleza da pele do rosto. Que os cuidados para uma hidratação natural são vários, e que há cremes específicos para os diferentes tipos de pele.
Agora, talvez, você esteja com dúvidas quanto a como hidratar o rosto durante o dia e em casa. É demorado? Complexos? A resposta é “não” para as duas perguntas.
Hidratar a pele em casa é super prático, não toma muito tempo e os resultados são fantásticos. Recomenda-se que os procedimentos sejam efetuados durante a manhã e à noite, com os devidos cuidados com a limpeza e proteção solar no decorrer do dia.
Inicie com a limpeza. Há inúmeros produtos disponíveis no mercado para isso. Escolha atentamente o produto a ser usado, pesquisando sobre sua interação com o seu tipo de pele.
Alguns produtos de limpeza também trazem ação esfoliante. Portanto, se leia também as recomendações de uso e se há alguma restrição com relação à frequência de uso.
Em seguida, passe o creme hidratante escolhido especialmente para seu tipo de pele e encerre com aplicação adequada de filtro solar. A qualidade dos cremes e demais produtos, bem como dos ingredientes que os compõem, também determinam os resultados alcançados.
Não podemos nos esquecer da importância de uma boa alimentação. Ela contribui para a saúde e beleza da pele facial ao fornecer elementos antioxidantes e combativos de radicais livres.
Prefira alimentos naturais aos industrializados, grelhados ao invés de fritos e frutas no lugar de doces. Ao se abster de alimentos nocivos, são destacados os efeitos positivos de uma alimentação balanceada.
Também, cuide da hidratação com água pura e de qualidade. Combine isso com chás, que propiciam regulação das funções corporais e aumento do metabolismo.
Todavia, a água pura deve ser privilegiada como principal e abundante bebida do dia. Especialmente nos dias mais secos, quando o corpo direciona a água, dando prioridade à hidratação de órgãos vitais. Use água para que a pele facial não sofra em decorrência do clima.
Agora que você já sabe como hidratar o rosto, continue seguindo o blog e fique ligada nas novidades!
O post Como hidratar o rosto: métodos para garantir sua hidratação apareceu primeiro em Evi.