Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Causas da pele ressecada: tudo o que você precisa saber!

Causas da pele ressecada: tudo o que você precisa saber!

Em condições particulares, a pele pode perder o brilho e ficar seca, menos resistente, mais sujeita a irritações e estados inflamatórios. Mas quais são as causas da pele ressecada?

De fato, a pele ressecada parece escamosa, fina, áspera, quebradiça, inelástica e não raramente causa uma coceira incômoda.

No entanto, aqueles com problemas de pele ressecada podem tomar pequenas medidas e remédios naturais que podem ajudar a melhorar a hidratação e elasticidade da epiderme.

Ao longo desse artigo, você entenderá as principais causas da pele ressecada e como reduzir esse sintoma incômodo. Quer saber mais? Então acompanhe comigo!

Quais as causas da pele ressecada?

Entender por que a pele fica ressecada não é óbvio nem direto. Os diversos fatores que contribuem para a desidratação da pele são geralmente atribuíveis às condições climáticas, predisposição genética, idade, nutrição e hidratação incorretas, até a presença de determinadas patologias.

Condições do tempo

A pele pode perder a umidade e tornam-se seca após prolongada exposição aos raios UV – especialmente no verão – ar condicionado, o frio ou o vento – especialmente no inverno.

Em princípio, é possível afirmar que existe uma correlação entre a umidade do ambiente e o ressecamento da pele, na verdade quanto mais o ar está seco, mais diminui a hidratação da pele.

Idade

Com o avançar da idade, a pele fica mais fina e ocorre um empobrecimento do filme hidrolipídico, comprometendo a hidratação da pele.

Para retardar esse fenômeno, existem cremes naturais que, se aplicados diariamente, ajudam a manter sua hidratação.

Dieta pobre e falta de hidratação

Uma dieta rica em açúcar e gordura certamente não é bom para a pele. E se você não beber a quantidade certa de água, a situação se agrava, não só para a pele, mas para todo o bem-estar físico.

Em suma, o consumo de água e de alimentos com a quantidade certa de ácidos graxos insaturados, vitaminas, aminoácidos e proteínas são essenciais para manter a pele hidratada e elástica.

Patologias

A pele ressecada pode estar associada à presença de algumas doenças dermatológicas – psoríase, dermatite atópica – ou metabólicas – hipotireoidismo, insuficiência renal e diabetes.

Nestes casos, para o tratamento da pele ressecada, é necessário contatar um médico especialista de confiança.

Cosméticos e medicamentos

O uso de cosméticos agressivos ou à base de álcool e a ingestão prolongada de medicamentos como diuréticos e anticoncepcionais hormonais podem alterar o filme hidrolipídico da pele favorecendo o aparecimento de pele ressecada.

Dessa forma, se você toma esses medicamentos, é uma boa ideia monitorar a saúde da pele com exames médicos periódicos.

Como reduzir a secura da pele?

A pele ressecada, além de não ter uma boa aparência, pode causar muito desconforto, como coceira ou inflamação. Por isso, quem sofre está sempre em busca de truques e remédios que possam ajudar a amenizar esses incômodos.

A primeira dica, se você sofre de pele ressecada, é beber muita água. Além disso, frutas e vegetais sazonais não podem faltar na dieta de quem tem pele seca.

Para a higiene diária é importante o uso de sabonetes delicados, não agressivos, que não contenham surfactantes que facilitam a desidratação da pele, pois eliminam todos os vestígios de sebo alterando o filme hidrolipídico.

Além disso, o banho ou ducha não deve durar mais do que 20 minutos e a temperatura da água deve ser cerca de 37 graus, que é a temperatura corporal. Depois de terminar o banho, é uma boa ideia secar a pele e aplicar um hidratante em todo o corpo.

Remédios naturais para pele ressecada

Aqueles com pele ressecada certamente podem usar alguns remédios naturais simples para melhorar a hidratação. Existem muitas substâncias hidratantes e calmantes que podem ajudar a manter a pele saudável.

Alcaçuz

O ácido glicirrízico é um componente natural que ajuda a acalmar as peles mais delicadas e sensíveis, mesmo em casos de irritação e vermelhidão. Além disso, ajuda a devolver conforto e elasticidade à pele.

Vitamina E

Vitamina essencial para o bem-estar da pele. De forma altamente biocompatível para a pele, exerce uma ação antienvelhecimento e apoia os seus processos reparadores fisiológicos.

Óleos vegetais

De fato, os óleos vegetais têm um forte poder hidratante e podem ser usados ​​confortavelmente no corpo e no rosto. Entre as mais utilizadas para melhorar a hidratação e elasticidade da pele ressecad estão:

  • Óleo de amêndoa doce
  • Óleo de coco
  • O óleo de argan
  • Óleo de rosa mosqueta
causas da pele ressecada 2

Mel

O mel é um dos antibióticos e antibacterianos naturais mais poderosos e eficazes. Pode ser uma ajuda preciosa para regenerar a pele seca do rosto, bastando preparar uma máscara facial à base de mel para aplicar e deixar por alguns minutos.

Água termal

De fato, a água termal é perfeita para hidratar a pele suavemente dando um alívio imediato. Claro, o ideal seria dedicar alguns dias de relaxamento ao spa várias vezes durante o ano, mas se isso não for possível, basta comprar um spray à base de água termal para borrifar no rosto e no corpo.

Calêndula

Em suma, a calêndula tem fortes propriedades calmantes e pode ajudar a proporcionar alívio nos casos em que a pele está muito ressecada ou apresenta alguns hematomas. Existem vários cremes naturais à base de calêndula no mercado.

Gostou de saber mais sobre as causas da pele ressecada? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Causas da pele ressecada: tudo o que você precisa saber! apareceu primeiro em Evi.

Você também pode gostar

Recomendado para você