Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta

Benefícios do pilates: 6 que você precisa conhecer

De fato, o pilates é ótimo para desportistas de alto nível, mas também para pessoas que querem ter uma rotina saudável com prática de exercícios. Mas você conhece os benefícios do pilates?

Em resumo, é um método que respeita as capacidades físicas de todos e não requer esforços violentos.

Também é recomendado para quem sofreu algum trauma esportivo e para gestantes (exceto no último mês de gestação), mas também é excelente para se praticar após o parto (indicado 2 meses após o parto).

De fato, existem mais de 500 exercícios, por isso é difícil ficar entediado. Ao fazê-los, você trabalha muito em sua respiração para estimular e tomar consciência de sua cintura abdominal.

Os resultados? Eis o que disse o inventor desta disciplina, Joseph Pilates: “Em dez aulas você vai sentir a diferença, em vinte aulas você verá a diferença, em trinta aulas você terá um novo corpo ”.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre os benefícios do pilates, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é pilates?

Em resumo, são sessões de 50 minutos nas máquinas ou em solo ou alternando os dois métodos. Cada exercício deve ser repetido de 5 a 10 vezes de forma lenta e precisa.

A inspiração e a expiração são muito importantes. Aqui está como Joseph descreve a disciplina inventada por ele:

“Alguns movimentos bem planejados e precisamente executados em uma sequência equilibrada têm o mesmo valor que horas e horas de contorções forçadas e feitas livremente.”
Joseph Pilates

O método é baseado nestes elementos:

beneficios do pilates 1

6 benefícios do pilates que você precisa conhecer!

1. Melhorar e corrigir a postura corporal

Os exercícios realizados durante uma sessão de Pilates contribuem para a saúde postural. Com isso, a posição do abdômen, tórax e ombros é melhorada.

Desta forma, consegue-se uma postura correta ao ficar em pé, caminhar ou sentar. Assim, ajuda a evitar dores nas costas causadas pela manutenção de posturas corporais incorretas.

2. Ajuda a ganhar flexibilidade

Muitos dos exercícios de Pilates são baseados em movimentos e alongamentos do corpo. O que permite o alongamento dos músculos. Portanto, isso faz com que você ganhe gradualmente flexibilidade corporal.

3. Melhora a respiração

Os exercícios de Pilates são complementados com a respiração para ajudar a relaxar o corpo e facilitar os movimentos. Como consequência dessa prática, as pessoas que fazem Pilates controlam melhor a respiração no dia a dia, assim como a yoga para iniciantes e o mindfulness.

4. Movimento de vitória

O Pilates é uma das modalidades mais recomendadas para pessoas com problemas nas articulações ou que passam muito tempo sentadas. Durante as aulas de Pilates a mobilidade das articulações é melhorada, o que com o tempo faz com que ganhem movimento e perca a rigidez.

5. Perfeito para lesões no joelho

De fato, o Pilates é um excelente método para a recuperação de lesões nos joelhos, como rompimento do menisco ou ligamentos cruzados.

O processo deve passar por várias fases, sendo a primeira eliminar a dor e começar a dar movimento à articulação. Posteriormente, o joelho deve ser fortalecido para retornar ao movimento fluido. Até que ele permita atividades ou exercícios diários.

6. Método complementar

Embora existam pessoas que praticam apenas Pilates, muitas outras o utilizam como complemento de outras atividades como corrida, natação ou ginástica. Depois de fazer a sessão de esportes usual, fazer Pilates ajuda a relaxar os músculos, alongar e limpar a mente.

Qual método escolher para praticar?

O pilates pode ser praticado com máquinas, mas também simplesmente no chão com um tapete. Mas, quais são as diferenças entre esses dois métodos?

Em resumo, a máquina acompanha quem inicia essa prática em harmonia com seus movimentos. Já quem tem um bom nível de preparação consegue, graças às máquinas, fazer exercícios que seriam impossíveis de fazer no solo.

Vale lembrar que os exercícios de peso corporal são super eficazes para ter uma barriga lisa.

Pilates para alongamento

Ter uma coluna flexível é essencial para manutenção da saúde. Quanto mais tempo você passar sentada, mais rígida ficará sua coluna. É por isso que o pilates pode ser um aliado importante para você, pois melhora a flexibilidade da coluna e alivia todas as tensões.

Além disso, fazendo exercícios simples todos os dias, você pode mudar as posturas erradas e alongar-se alguns centímetros.

Meia hora por dia com a banda de fitness ou um tapete de yoga é suficiente para alongar a coluna e relaxar todos os músculos das costas graças à técnica do pilates.

beneficios do pilates 2

Contraindicações

Não há grandes contraindicações se você deseja iniciar esta disciplina.

Os exercícios são indicados para pessoas com constituição saudável e sem patologias.

De fato, lembre-se de que é uma boa ideia fazer um exame médico-esportivo completo antes de iniciar uma atividade física constante para evitar riscos potenciais à saúde.

Além disso, se você estiver grávida ou tiver problemas nas costas, por exemplo, uma hérnia, peça conselho a um especialista.

Gostou de saber mais sobre os benefícios do pilates? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Benefícios do pilates: 6 que você precisa conhecer apareceu primeiro em Evi.