Frete grátis para todo o Brasil e 30 dias para reembolso

Benefícios do óleo de coco: descubra aqui os 10 principais

O óleo de coco tem um alto teor de ácidos graxos de cadeia média, chamados triglicerídeos médios. São gorduras boas que ajudam o corpo. De fato, elas têm a capacidade de hidratar, reparar e serem facilmente absorvidas pelo organismo. Mas você conhece os benefícios do óleo de coco?

Durante o artigo de hoje, você irá conhecer um pouco mais sobre os benefícios do óleo de coco. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue comigo!

Os diferentes usos do óleo de coco

Os ácidos graxos saturados contidos no óleo de coco são muito interessantes do ponto de vista cosmético, mas também alimentar. Suas muitas virtudes que o tornam um produto que pode ser usado de várias maneiras.

O óleo de coco é obtido pela prensagem de cocos frescos, por meio de um processo artesanal.  Dica: O óleo de coco solidifica abaixo de uma temperatura de 25 °. Para diluir, coloque a garrafa em água quente por alguns minutos e o óleo voltará à forma líquida.

De fato, na alimentação ou uso cosmético, este óleo é um verdadeiro aliado no dia a dia. Por isso, aqui estão 10 benefícios do óleo de coco para sua saúde, corpo e beleza.

10 principais benefícios do óleo de coco

Substitui a gordura na cozinha

O óleo de coco pode sim ser usado para consumo. De fato, ao contrário de outros óleos vegetais, como óleo de colza ou óleo de noz, não se deteriora com o calor, mantendo suas virtudes. Ou seja, ele não se torna tóxico.

Além disso, permite que os alimentos não grudem na frigideira. Também atua como aglutinante em algumas receitas.

O óleo de coco também pode substituir certos óleos em suas misturas para bolos ou outras receitas doces.

Além disso, como é agradável ao paladar, você também pode passá-lo na torrada do café da manhã, ao invés da manteiga. É também uma alternativa saudável para refogar, assar, grelhar ou brasar seus alimentos.

benefícios do óleo de coco 1

Promove a digestão

O óleo de coco tem um alto teor de agentes antibacterianos, que ajudam a combater infecções intestinais e microrganismos implicados em certos distúrbios digestivos.

Rico em ácidos graxos com cadeia média de triglicerídeos, é um dos alimentos de fácil digestão. Também promove o aumento da produção de probióticos no sistema digestivo.

Aumenta a energia e a resistência

Os triglicerídeos de cadeia média no óleo de coco são uma excelente fonte de energia.

Consumido pela manhã, traz vigor e energia para o dia todo. Também é ideal para atletas, pois melhora a resistência e acelera a recuperação após a atividade física.

Seus efeitos no sistema cardíaco

Estudos têm demonstrado que existem diversos tipos de ácidos graxos saturados, inclusive os de “cadeia média” presentes no óleo de coco. Esses ácidos graxos são melhor assimilados pelo nosso corpo e não são armazenados.

De fato, não há ligação entre os ácidos graxos saturados do óleo de coco e doenças cardiovasculares. O óleo de coco é melhor do que outras gorduras saturadas ou mesmo manteiga. Seu consumo não gera “resíduos” que possam entupir as artérias.

Contudo, como todos os ácidos graxos saturados, é perigoso consumi-los em excesso. Por isso, é recomendado não consumir mais de 10% da ingestão energética de ácidos graxos saturados por dia.

Efeitos de limpeza e nutrição para a pele

O óleo de coco tem poderosas propriedades antibacterianas, calmantes, cicatrizantes e hidratantes. É muito eficaz na regeneração, tratamento e alívio dos sinais da pele.

Usado diariamente, o óleo de coco é um limpador eficaz para remover a maquiagem e as impurezas diurnas. Também é uma ótima maneira de suavizar e hidratar a pele seca, áspera ou danificada.

Ajuda a reduzir a coceira, a dor, as placas e a secura associadas a doenças da pele, como o eczema.

Suas propriedades antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento da pele. Aplique óleo de coco nas rugas para reduzi-las e reidratar a pele.

Fortalece e clareia os dentes

Como substituto da pasta de dente ou enxaguante bucal, o óleo de coco ajuda a reduzir a placa bacteriana, clarear e fortalecer os dentes. Uma verdadeira alternativa natural, saudável e antibacteriana, elimina toxinas sem agredir os dentes ou gengivas.

Faça uma pasta de dente caseira misturando partes iguais de óleo de coco e bicarbonato de sódio. Em seguida, adicione algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.

Como enxaguante bucal, use-o por 10 minutos e depois cuspa. Se engolir, não se preocupe, o óleo de coco é comestível.

Reduz estrias e pele rachada

O óleo de coco tem um forte poder hidratante, que permite amaciar e hidratar profundamente o tecido cutâneo. É muito eficaz na redução das estrias. Lembre-se também de aplicá-lo como medida preventiva.

Também é muito eficaz para lábios rachados. Dessa forma, aplique como um protetor labial.

Hidrata e fortalece o cabelo

De fato, o óleo de coco contém ácido láurico, um ácido graxo saturado, que ajuda a hidratar e fortalecer o cabelo. Penetra no couro cabeludo e nutre a fibra capilar para dar brilho e resistência.

Dessa forma, uma vez por semana, aplique uma máscara de óleo de coco nos cabelos secos. Enrole-os em uma toalha quente e deixe por 30 minutos à 1 hora, antes de enxaguar e lavar.

Este óleo também é eficaz como um produto anticaspa. Por isso, massageie o couro cabeludo com óleo de coco para eliminar a caspa e coceira.

benefícios do óleo de coco 2

Trata bolhas de febre

De fato, suas ações antibacteriana, antiviral e antifúngica ajudam a neutralizar as bolhas febris.

Aplique óleo de coco assim que as espinhas aparecerem. Em seguida, para agilizar o tratamento, você pode adicionar 1 gota de óleo essencial de orégano.

Traz bem-estar e relaxamento em óleo de massagem

Além disso, o óleo de coco acalma e relaxa os músculos cansados ​​e doloridos.

Muito usado na medicina ayurveda, o óleo de coco relaxa os músculos e hidrata a pele. No óleo de massagem exala um perfume que traz uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Gostou de saber mais sobre os benefícios do óleo de coco? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Benefícios do óleo de coco: descubra aqui os 10 principais apareceu primeiro em Evi.