BLACK NOVEMBER! MELHORES PREÇOS DO ANO
O colágeno é uma das proteínas mais importantes do nosso corpo. De fato, ele é fundamental para tonificar e ajudar a manter a pele jovem, amenizando a formação de rugas, mas você conhece os outros benefícios do colágeno?
No artigo de hoje, eu preparei um compilado de benefícios do colágeno que você certamente ainda não conhece. Continue lendo para saber mais!
Em resumo, as principais funções dessa proteína são:
É composto por glicina, prolina, hidroxiprolina e hidroxilisina e sua produção ocorre naturalmente dentro da derme, camada intermediária da pele logo abaixo da epiderme, que é em grande parte constituída por tecido conjuntivo, ricamente vascularizado e enervado.
De fato, não é só a idade que diminui sua produção, também há outros fatores que podem afetar sua quantidade em nosso corpo:
A diminuição da produção de colágeno se manifesta por meio da perda de elasticidade dos tecidos onde é produzido, como da pele, mas também das articulações.
De fato, o colágeno ajuda a manter a correta funcionalidade e integridade das cartilagens articulares que, com o tempo, podem sofrer desgaste e degradação.
Além disso, o risco da baixa quantidade de colágeno está relacionado ao maior aparecimento de artrose, doença degenerativa que atinge as articulações e pode causar dores de intensidade variada, além de dificultar as atividades diárias normais.
Também ajuda a aliviar a intensidade de dores em geral: um estudo com 73 atletas mostrou que tomar colágeno por 24 semanas foi útil para aliviar a dor nas articulações durante as competições.
Isso ocorre porque o colágeno fica armazenado dentro das cartilagens, estimulando a produção natural dessa proteína e ajudando no alívio da dor quando seus níveis estão muito baixos.
Aqueles que tomam colágeno relatam que ele é particularmente adequado para aliviar dores nas articulações dos joelhos e para melhorar seus movimentos.
Também pode ser indicado para quem sofre de dor nas costas: 200 pessoas com dor nas costas que tomaram um suplemento de colágeno durante um experimento viram seus sintomas melhorarem após 6 meses de uso.
Os ossos também contêm colágeno, o que ajuda a mantê-los fortes. Com a idade, além da menor produção de colágeno, também encontramos uma perda de massa óssea, principal causa da osteoporose e que nos expõe a um maior risco de fraturas.
Um estudo realizado com algumas mulheres mostrou que a suplementação com colágeno combinada com cálcio foi útil para reduzir os valores das proteínas do sangue responsáveis por fraturas ósseas.
Em resumo, ao final do estudo, as mulheres que tomaram cálcio com colágeno notaram um aumento na densidade mineral óssea – a quantidade de minerais presentes no osso – de 7%, que quando baixa favorece o aparecimento de osteoporose.
Os músculos também contêm colágeno. Na verdade, ele permite que a massa muscular mantenha sua funcionalidade.
Estudos mostram que a ingestão de colágeno evita a perda de massa muscular, conhecida como sarcopenia, fenômeno que atinge pessoas com idade entre 40-50 anos.
A ingestão de colágeno associada a uma atividade física habitual possibilitou melhorar a massa muscular em um grupo de homens.
Além disso, a ingestão de colágeno estimula a produção natural de outras proteínas, como a creatina, o que permite que os músculos aproveitem a energia durante a atividade anaeróbia. Ou seja, o esforço físico dos músculos na ausência de oxigênio, como durante um exercício muito intenso.
Estudos sobre a ingestão de colágeno permitiram destacar que a proteína também atua positivamente no coração. Na verdade, ela ajuda a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos, fortalecendo suas paredes.
Quando as veias e artérias perdem sua elasticidade, o lúmen se estreita e enfraquece. Dessa forma, é mais fácil ocorrerem episódios de aterosclerose, que colocam em risco a saúde do coração.
A ingestão de colágeno permitiu não só melhorar a elasticidade dos vasos, mas também aumentar os valores de HDL (colesterol bom), outro fator que ajuda a proteger o coração e prevenir a aterosclerose.
Alguns estudos se concentram na capacidade do colágeno de prevenir o Alzheimer, pois seria capaz de proteger o cérebro dos danos das proteínas beta-amilóides, receptor que, por formar placas, é considerado o responsável pelo surgimento da doença.
A síndrome do intestino irritável e a síndrome do intestino permeável são duas condições intestinais dolorosas causadas por um estado inflamatório crônico.
A consequência é que o intestino perde sua função de barreira defensiva contra toxinas e outras substâncias, que deveriam permanecer confinadas no estômago. Assim, elas entram na corrente sanguínea e criam outros distúrbios, como fadiga crônica, diarreia, constipação e má absorção intestinal.
O colágeno ajuda a aliviar os sintomas dessas duas doenças que, em casos graves, podem se tornar incapacitantes.
Como principal componente da pele, a ingestão de colágeno melhora sua aparência e saúde, pois permite que ela seja mais elástica e melhor hidratada, evitando também a formação de rugas e ressecamento.
De fato, ao estimular também a produção de fibrina e elastina, também é útil para fortalecer a estrutura da pele. O colágeno também melhora algumas doenças de pele, como a acne.
Gostou de saber mais sobre os benefícios do colágeno? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
O post Benefícios do colágeno: 7 coisas que você precisa saber! apareceu primeiro em Evi.