Black November com até R$ 145 OFF! Confira aqui
Carregando...

Seu pedido

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail de cadastro, você receberá as instruções para criar uma nova senha.

Outras opções
Já tenho cadastro Criar uma nova conta

Criar uma nova conta

Acesse seus pedidos e gerencie seus dados.

Já tem uma conta
Acessar minha conta
Álcool na pele: quais são os perigos associados?

Álcool na pele: quais são os perigos associados?

 

O álcool na pele é prejudicial? Ou os cremes com álcool são seguros? De fato, quase nenhum outro ingrediente é tão controverso quanto o álcool.

Ao longo desse artigo, você entenderá mais sobre os benefícios e perigos de aplicar o álcool na pele. Se você deseja saber mais, acompanhe comigo agora mesmo!

Em primeiro lugar, o que é álcool?

Quando se fala em álcool, costuma-se pensar em etanol (álcool etílico). Conhecemos esse álcool das bebidas alcoólicas. Ele é irritante. Portanto, não é recomendado para produtos de cuidados da pele compatíveis.

Porém, não existe um único álcool. Do ponto de vista químico, os álcoois são uma classe muito ampla de compostos orgânicos. É por isso que você encontra a palavra “álcool” em muitas combinações de ingredientes. E nem todos esses álcoois são prejudiciais.

Os álcoois cosméticos podem ser divididos em dois grupos:

  • Bons álcoois que cuidam da pele e têm um efeito hidratante. Estes são principalmente álcoois graxos.
  • Álcoois ruins que ressecam a pele, danificam nossas células e fazem a pele envelhecer prematuramente. O etanol pertence a este grupo.

O que o álcool “ruim” faz à pele?

O representante mais famoso dos álcoois é o que chamamos de álcool etílico, como já citei no início. Apesar de muitas pessoas acharem que esse é um álcool puro, isso não é quimicamente correto. Além disso, como você já percebeu, esse é um álcool prejudicial a pele.

No entanto, o álcool etílico não é a única coisa que pode causar danos à pele. Os problemas a seguir se aplicam a todos os álcoois “ruins”. Por isso, é aconselhável usar cosméticos sem álcool – ou cosméticos sem álcoois ruins.

Danifica a barreira da pele

O álcool danifica a barreira da pele e tem um efeito secante. Isso promove inflamação e infecção.

Uma forte barreira cutânea oferece proteção e mantém nossa pele bem hidratada. Envelhece menos rapidamente e as rugas aparecem mais lentamente.

É por isso que devemos tentar fortalecer nossa barreira cutânea com cosméticos que fazem bem à pele. O álcool é contraproducente.

O álcool causa pele seca

Se a quantidade de álcool for muito alta, a pele pode parecer seca e irritada.

Aumento dos radicais livres

O álcool contribui para o aumento da produção de radicais livres. Essas moléculas instáveis ​​danificam nossa pele e nossa estrutura de colágeno, que é responsável por uma pele firme.

No pior dos casos, o álcool leva ao início da morte celular programada (apoptose). É assim que as células saudáveis ​​morrem.

Além da falta de umidade, os radicais livres são uma das principais razões para o enrugamento da pele.

É uma substância que pode causar doenças de pele

O álcool piora muitas doenças da pele, desde eczema a acne. As formulações contendo álcool também podem promover dermatite. Esta é uma reação inflamatória da pele. É por isso que o álcool deve ser evitado por pessoas com problemas de pele.

O álcool é irritante

Produtos com alta concentração de álcool podem ressecar e irritar a pele a longo prazo. É necessário mais cuidado ao redor dos olhos.

Nessa região é recomendado evitar o álcool por completo devido à sua pele particularmente fina.

Álcool e alergias na pele

Há boas notícias quando se trata de alergias. As alergias ao álcool são extremamente raras. É por isso que o álcool é tão popular na indústria de cosméticos. No que diz respeito às alergias, as fragrâncias são um problema maior.

Envelhecimento da pele devido ao álcool e radicais livres

Você já ouviu falar de radicais livres? Essas moléculas são as principais responsáveis ​​pelo envelhecimento da pele. Muitas vitaminas são tão saudáveis ​​porque neutralizam os radicais livres.

As substâncias com essa capacidade são chamadas de antioxidantes. O álcool reduz os efeitos benéficos dos antioxidantes. É por isso que todos os bons produtos de cuidado contêm antioxidantes, mas nenhum álcool.

Quais antioxidantes são particularmente eficazes? A vitamina C é um eliminador de radicais eficaz com efeito comprovado.

A vitamina A é considerada uma vitamina anti-envelhecimento clássica. Mas também existem antioxidantes à base de ervas. Por exemplo, o resveratrol é a substância que torna as uvas tão saudáveis.

Por que o álcool ruim é usado em cremes?

O álcool é leve

O álcool pode tornar os produtos leves como uma pena e sem peso na pele. Além disso, o álcool pode matificar ou “desengordurar” imediatamente a pele.

O álcool dissolve a gordura protetora da camada superior da pele, o estrato córneo. O álcool tem um efeito semelhante aos surfactantes. Este grupo de substâncias está relacionado ao álcool. Os surfactantes são usados ​​em produtos de limpeza e shampoos para dissolver a graxa.

Para pessoas com pele oleosa, isso parece muito tentador no início. Mas cuidado! Nem tudo o que brilha é ouro. Nossa pele produz mais cedo ainda mais rapidamente em pouco tempo.

A longo prazo, o álcool piora o problema de pele. Portanto, o álcool é contraindicado e não recomendado para acne.

Álcool como solvente e conservante

O álcool pode se misturar com água e gordura. Como resultado, o álcool pode dissolver ingredientes ativos e contribuir para uma distribuição uniforme na formulação cosmética.

Mas não só: o álcool também impede o crescimento de germes e bactérias nos produtos cosméticos. Portanto, é adequado como conservante.

O álcool melhora a capacidade de absorção da pele

Além disso, o álcool é frequentemente usado como um “intensificador de penetração”. Isso porque, melhora a capacidade de absorção da pele. Ingredientes ativos como, por exemplo, vitamina C, podem ser transportados muito melhor para as camadas mais profundas da pele.

Gostou de saber mais sobre o álcool na pele? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Você também pode gostar

Recomendado para você

BLACK NOVEMBER

Sérum Iluminador Facial

R$ 99,90